Guia prático de como se organizar para viajar durante a pandemia

Caso esteja planejando uma viagem, é interessante que você siga alguns passos para embarcar em total segurança. Por isso, vamos falar neste artigo sobre como se organizar para viajar durante a pandemia.

Você já deve saber que é preciso se adaptar às regras e medidas anti-coronavírus que estão em constante mudança e que variam de país para país.

Felizmente, para os que gostam de viajar, os países estão abrindo suas fronteiras e recebendo turistas.

Então, anote as dicas deste guia prático para chegar ao destino com tranquilidade!

Entenda como se organizar para viajar durante a pandemia

1 – Mantenha-se informado por fontes oficiais

Antes de viajar, consulte sempre as informações corretas das fontes oficiais da cidade ou país que vai visitar, para se informar sobre a situação epidemiológica do destino.

Siga também os conselhos das autoridades do país de origem, pois cada governo tem suas próprias restrições.

Além disso, verifique se o seu destino exige passaporte vacinal, teste PCR negativo, quarentena, seguro viagem ou outras restrições antes de planejar sua viagem.

É bom saber também se você precisa reservar atrações turísticas com antecedência ou verificar se há alguma restrição e toque de recolher.

2 – Observe os regulamentos de entrada no país

Mais uma dica importante sobre como se organizar para viajar durante a pandemia.

Para programar adequadamente sua viagem nessa época, você deve primeiro se informar sobre os requisitos de entrada no seu destino.

Existe alguma medida de quarentena para quem parte do Brasil? Você precisará apresentar um teste negativo na entrada? É preciso estar vacinado?

Muitas pessoas preferem viajar para países em que não há obrigatoriamente uma quarentena, para não terem que passar os dias de viagem confinadas em um hotel.

3 – Seja flexível

É necessário ter em conta a possibilidade de cancelamento do voo, talvez com remarcação em outro, se houver disponibilidade para a data que preferir.

Se você preferir reservar voo e hotel separadamente, vale a pena entrar em contato com o hotel antes de reservar, para verificar a possibilidade de desistir de modo antecipado e saber quais são os custos.

De preferência, procure um hotel com cancelamento gratuito. Nesse caso, você terá a máxima flexibilidade em caso de alterações nas normas de entrada ou se acontecer algum imprevisto devido ao coronavírus antes da partida.

4 – Agende um teste de coronavírus

Este ponto também é indispensável para entender como se organizar para viajar durante a pandemia.

Muitos países exigem um teste negativo na entrada e alguns exigem esse requisito mesmo para os já vacinados.

Trata-se do teste de PCR, cujos resultados ficam disponíveis dentro de 24 a 48 horas. É por isso que é necessário agendar o teste a tempo para ter os resultados antes da partida.

Se o país de entrada exigir que o teste não tenha mais de 72 horas, observe que esse limite não deve ser excedido no embarque ou na entrada no país de destino. Também é bom levar em conta a mudança de fusos horários.

5 – Adquira um seguro viagem com cobertura para Covid-19

É importante também encontrar o seguro de viagem que melhor se adapte às suas necessidades com cobertura COVID-19.

Eles podem ter assistência médica 24 horas por dia e cobertura em caso de cancelamento com teste positivo para Covid-19 antes do início da viagem, doença ou morte de um familiar por coronavírus.

Se você quer saber como se organizar para viajar durante a pandemia, fazer um seguro de viagem que inclua Covid-19 agora é praticamente obrigatório para evitar problemas. Ou seja, se algo relacionado à pandemia acontecer durante sua viagem ou férias.

Muitos seguros não incluem apenas despesas médicas em caso de doença, mas também certos custos de viagem.

6 – Reúna os documentos necessários

Se você está vacinado contra o coronavírus, não se esqueça de levar o certificado, pois alguns países pedem a vacina para o COVID-19.

Outros documentos essenciais para viajar são o seguro de viagem, como já dito, o passaporte e o visto, se necessário. Faça uma lista e verifique todos os documentos que podem ser exigidos no país que você está visitando.

É importante que você tenha documentos em formato digital e legíveis em QR Code, quando for o caso.

No entanto, é recomendado também que você mantenha consigo uma pasta com a documentação impressa.

Algo pode acontecer com o seu celular, ou seja, ele pode descarregar ou você pode até mesmo perdê-lo. E, portanto, isso pode impedir o acesso de documentos necessários para viajar.

7 – Leve máscaras e álcool gel

Este tópico também precisa ser lembrado ao entender como se organizar para viajar durante a pandemia.

Estes “acessórios” se tornaram indispensáveis ​​no nosso dia a dia e isso vale também para viagens.

Certifique-se de sempre levar máscaras com você e higienize as mãos frequentemente com álcool gel.

Mesmo que você já esteja vacinado, é sempre recomendado manter medidas de precaução.

8 – Escolha um destino alternativo

Experimente um tipo de turismo diferente, talvez você possa alugar um carro, um trailer ou um barco para evitar as multidões e desfrutar de férias alternativas com sua família e amigos.

Dessa forma, você pode escolher um alojamento em um lugar sem aglomeração, em uma casa de campo, por exemplo, ou acampar em uma barraca em vez de escolher um hotel lotado. Então, você evita multidões e fica ainda mais tranquilo.

A dica então é, sempre que possível, evitar visitar espaços fechados e optar por atividades ao ar livre em sua viagem.

Além disso, escolher espaços naturais faz bem à saúde, para relaxar mais e com segurança em tempos de Covid-19. Você pode escolher locais na natureza com serras, montanhas e praias desertas, por exemplo.

7 – Planejamento é o segredo

Se você quer entender como se organizar para viajar durante a pandemia, não pode deixar de se planejar.

Viagens espontâneas são ótimas, mas viajar durante a Covid requer preparação para os lugares onde você quer ir, o que quer fazer e o que é permitido na época da pandemia.

Logo, não se esqueça de fazer um roteiro de viagem.

8 – Utilize aplicativos

Além dos documentos acessíveis direto do celular, antes de sair baixe os aplicativos que você poderá consultar durante a viagem.

Existem apps, a exemplo do IATA Travel Pass, que fornecem informações relacionadas à pandemia quanto ao seu destino de viagem.

Baixe também aplicativos que você possa precisar durante suas férias caso fique doente, como os de entrega de refeições, por exemplo, e os de transporte.

Certamente você já possui os aplicativos do banco, certo? Se não tiver, baixe também, pois eles facilitam bastante as transações financeiras que você tiver que fazer durante a viagem.

Vale lembrar também que existem diversos aplicativos que fazem simulações de preços de passagens aéreas e de hotéis.

9 – Aumente o limite do cartão de crédito

Como se organizar para viajar durante a pandemia quanto às finanças?

É sempre importante estar pronto para não ser pego desprevenido, até para enfrentar despesas inesperadas que podem surgir se você pegar Covid-19.

É por isso que é interessante aumentar o limite do seu cartão de crédito antes de viajar, mesmo que seja por um tempo limitado. Desse modo, você terá a certeza de ter um orçamento maior disponível em caso de problemas.

Não se esqueça também de obter a moeda local do país para o qual viajar.

10 – Mantenha-se saudável

As regras comuns de higiene e distanciamento devem ser observadas mesmo nas férias e, obviamente, também no avião.

Se você estiver viajando para um país que exige que você tenha um teste negativo na entrada, pode pelo menos ter certeza de que todos os passageiros foram testados.

Além disso, quem já está vacinado não deve esquecer o comprovante de vacinação.

Para se manter saudável, tenha também uma alimentação equilibrada para melhorar a imunidade e não adoecer durante a sua viagem.

11 – Conheça as cláusulas de cancelamento de voos

Como se organizar para viajar durante a pandemia em caso de alterações nos voos?

É importante saber que, durante a pandemia, você não pode ter uma garantia absoluta de que sua viagem acontecerá de fato.

Com isso, muitas empresas aéreas dispõem de medidas em casos de cancelamentos relacionados ao coronavírus, que envolvem reembolsos de passagens, remarcação de viagem ou uso de crédito.

Por isso, é importante você saber como é o contrato para evitar surpresas depois. E, além disso, para conhecer seus direitos antes de adquirir a passagem.

Se você testou positivo para coronavírus antes de viajar, também há regras específicas. Então, mantenha-se informado!

Com as dicas deste guia prático, agora você já sabe a melhor maneira de planejar sua viagem para se precaver e não enfrentar problemas.

Por fim, se você teve contratempos com empresas aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly!

Então, você já está pronto para o próximo destino? Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.