Descubra as melhores cidades para curtir o Carnaval

Máscaras coloridas, paetês e fantasias. Sim, o carnaval é a época mais colorida e fascinante do ano. Por isso, vamos falar sobre as melhores cidades para curtir o Carnaval no Brasil.

Este feriado está previsto em 2022 para os dias 28 de fevereiro a 1 de março, dias que antecedem o período da Quaresma, cujo início se dá com a Quarta-feira de Cinzas.

Porém, a maioria das capitais do país cancelaram eventos festivos, blocos de rua e folias em locais públicos devido à pandemia. Com isso, espera-se que as festas aconteçam principalmente em eventos privados.

Acompanhe a leitura para decidir onde passar o feriado!

Quais são as melhores cidades para curtir o carnaval?

Rio de Janeiro (RJ)

Qual o melhor Carnaval do Brasil? O Carnaval é o principal evento que acontece quase todos os anos no Rio de Janeiro e também é reconhecido internacionalmente.

Inclusive, para quem deseja saber qual o melhor Carnaval do mundo, o Rio certamente se inclui nessa lista.

É um exemplo extraordinário da cultura carioca e é considerado por muitos como a maior festa e de grande riqueza artística, devido ao desfile das Escolas de Samba.

Acontecem várias festividades na cidade nesse período. Embora a mais famosa se concentre no Sambódromo, são muitos blocos de carnaval espalhados por todo canto.

Arte, entretenimento, dança, música e entretenimento se unem para criar um espetáculo único e emocionante.

Em outras palavras, todos participam da festa independentemente da classe social. Ricos e pobres, moradores dos bairros e favelas, além dos milhares de turistas de todo o mundo que buscam festa e diversão.

Contudo, em 2022 os desfiles e as festas de rua não vão acontecer no feriado do Carnaval no Rio de Janeiro. Devido à Covid-19, o evento foi remarcado para o feriado de 21 de abril.

Com o adiamento das folias, quem vai passar o Carnaval no Rio opta, por exemplo, por festas privadas que poderão acontecer com apresentação de passaporte vacinal, como ocorreu no Réveillon.

De todo modo, viajar para o Rio de Janeiro neste feriado é sempre uma excelente oportunidade para curtir a praia e ter bons dias de descanso. E está entre as melhores cidades para curtir o Carnaval no Brasil.

Recife (PE)

O Recife é outro destino turístico muito procurado nessa época, sendo um dos melhores lugares para passar o Carnaval na praia. A cidade, ao lado de Olinda, possui uma das festas carnavalescas mais tradicionais do país.

Em tempos de normalidade, há festas de diversos ritmos e para todos os gostos. As folias de ruas reúnem a cultura do maracatu, frevo, samba e da música popular.

Se as festas não tivessem sido adiadas, teriam início em 25 de fevereiro. Porém, houve a suspensão dos blocos de rua. Portanto, é provável que aconteçam apenas festas particulares, com um público limitado e controle vacinal.

Muitas dessas festas já estão programadas, com atrações como, por exemplo: Jorge & Mateus, Xand Avião, Wesley Safadão, Anitta, Thiaguinho, Alceu Valença, entre outros. Porém, pode ser que haja restrições com o desenrolar da pandemia.

Leia também: Destinos para curtir o verão na América Latina

Salvador (BA)

Qual o melhor lugar para curtir o Carnaval? O Carnaval em Salvador é um dos mais famosos do país, principalmente para quem curte a energia de ritmos como o axé no percurso dos trios elétricos com diversas celebridades.

São uma espécie de palco móvel no qual diversas personalidades da música brasileira popular fazem suas apresentações, sem hora para acabar. Sem dúvida, é uma das melhores cidades para curtir o Carnaval no Brasil.

Além dos trios elétricos, acontecem, por exemplo, os conhecidos blocos de rua e as pessoas podem seguir a folia na própria rua ou nos camarotes, que possuem mais regalias.

No entanto, assim como em diversos outros destinos no país, o carnaval de rua em Salvador também foi adiado. Logo, no feriado de fevereiro deverão acontecer apenas festas privadas com limitação de público.

Dessa forma, segundo decreto do estado, houve redução de público para eventos para no máximo 3 mil pessoas.

Florianópolis (SC)

Entre os lugares para viajar no Carnaval, Florianópolis também é uma cidade bastante animada.

Há eventos desde os mais calmos, em retiros familiares, até os mais agitados, com programações de rua e uma vida noturna bem badalada.

Nos blocos de ruas, como acontece em outras capitais, homens se vestem de mulher e a diversão é unanimidade.

Por exemplo, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa oferecem um dos blocos mais conhecidos da região.

Quem não curte muito aglomeração opta pelo baile de máscaras, por exemplo, que costuma ocorrer no centro de Florianópolis, além de eventos em restaurantes, bares e pousadas.

Porém, o Carnaval e as festas de rua foram adiadas na capital catarinense. Mas esta continua sendo uma das melhores cidades para curtir o Carnaval no Brasil.

Leia também: Como funciona quando a passagem é comprada por uma intermediadora?

Fortaleza (CE)

Em Fortaleza também costuma haver muita festa e folia no feriado carnavalesco e está também na lista de lugares no Brasil para passar o Carnaval.

As festividades também foram canceladas em 2022 com o coronavírus, a exemplo do que já ocorrera no ano passado.

Havia um edital em andamento desde 2021 para que houvesse blocos e desfiles de rua, mas a iniciativa foi suspensa.

Com isso, os R$ 14 milhões que seriam destinados ao Carnaval serão aplicados em saúde, segurança alimentar e cultura.

Esperava-se que, com a vacinação, a situação estaria mais controlada e as festas poderiam ocorrer com mais segurança. No entanto, com o surgimento de novas variantes e aumento dos casos de Covid-19, não haverá folias de rua.

Antes de haver o cancelamento, diversos blocos de rua estavam nos preparativos e ensaios, como o Camaleões da Vila e o Luxo da Aldeia.

Nesse cenário, provavelmente as festas de Carnaval acontecerão apenas em locais fechados com shows e limitação de pessoas.

Maceió (AL)

Também entre as melhores cidades para curtir o Carnaval, Maceió, assim como diversos locais no Nordeste brasileiro, possui belos cenários e praias exuberantes.

No Carnaval, é um destino que atrai muitos turistas, principalmente para quem deseja ter maior contato com a natureza.

Tradicionalmente, no feriado carnavalesco acontece muita folia e blocos espalhados em diversos locais na cidade. Mas essas festas de rua também foram suspensas na capital alagoana.

Sabendo disso, quem deseja viajar no feriado e curtir um bom clima praiano pode optar também por programações mais tranquilas em Alagoas, aproveitando, por exemplo, a boa gastronomia local.

Já quem quer se divertir ao estilo de Carnaval poderá aproveitar festas particulares com limitação de público.

Leia também: Como Reclamar Voo Atrasado

Melhores cidades para curtir o Carnaval com tranquilidade

Jalapão (TO)

Onde passar o Carnaval com tranquilidade? Este destino é uma região que deixa muitos turistas admirados pelas águas envoltas por serras e chapadões em meio ao clima do Cerrado.

Logo, é perfeito para quem busca lugares para fugir do Carnaval e para quem quer explorar regiões até mesmo pouco conhecidas no país, com preços acessíveis e paisagens preservadas.

Os que procuram aventuras certamente vão aproveitar esse destino com trilhas de tirar o fôlego, belíssimas vistas panorâmicas e atividades ao ar livre.

Se você está procurando um local tranquilo no feriado, essa é também uma das melhores cidades para curtir o Carnaval no Brasil sem agitação.

Serra da Canastra (MG)

A Serra da Canastra é uma região repleta de cachoeiras, cujo Parque Nacional da Serra da Canastra forma um verdadeiro paraíso para os que desejam tranquilidade no Carnaval, longe da vida urbana.

A Cachoeira Casca D’Anta é bem famosa, sendo a queda d’água mais alta do Rio São Francisco. Ela fica a 186 metros de altura.

São muitas as alternativas de passeios, como trilhas e até mesmo um safari para acompanhar de perto animais como lobo-guará, por exemplo.

Caraíva (BA)

O que fazer no feriado de Carnaval? Quem está procurando destinos tranquilos para passar o Carnaval, essa cidade na Bahia é um local paradisíaco e com muito sossego.

Fica a aproximadamente 60 km de Porto Seguro, com uma ambientação rústica, pescadores, pousadas pequenas e restaurantes charmosos.

Lá você encontra praias desertas, mas também lagoas de água doce que compõem um belo cenário natural.

Portanto, também está na lista de melhores cidades para curtir o Carnaval com bastante tranquilidade.

Mangaratiba (RJ)

Essa cidade fica a aproximadamente 130 km do Rio de Janeiro (capital), com muitas opções turísticas por seus atrativos de beleza natural. Ideal para quem quer fugir de aglomerações e de locais badalados no feriado carnavalesco.

Lá você pode conhecer as ilhas partindo de lanchas e barcos, aproveitar cachoeiras, trilhas e serras que não são de difícil acesso. Há também passeios com esportes aquáticos.

Por fim, você pode aproveitar para conhecer no local igrejas e edifícios no estilo barroco também. Ou pode estender um pouco a viagem e partir para Ilha Grande, que é um local mais visitado por turistas.

O que achou das dicas? Já decidiu onde vai passar o Carnaval e já está preparando as malas de verão?

Se você teve problemas com companhias aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly para avaliarmos o seu caso!

A Liberfly é especializada na resolução de problemas dos Direitos do Consumidor, sem que para isso você precise entrar na Justiça, pois assumimos os riscos do processo. Dessa forma, você pode ser indenizado em apenas 48 horas!

Agora que você já sabe quais são as melhores cidades para curtir o Carnaval no Brasil, compartilhe este artigo com outras pessoas!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *