Errar alguma letra do nome pode parecer irrelevante ao comprar uma passagem aérea, mas o nome precisa estar correto no bilhete. Por isso, vamos falar sobre como alterar o nome da passagem aérea pela Azul.

Quando você adquire um bilhete aéreo, é comum haver erros de digitação, seja por problemas com o corretor de texto ou mesmo por uma distração.

Porém, se o seu nome estiver errado, muito provavelmente você será impedido de embarcar.

Mesmo uma pequena troca de letras pode ser suficiente para atrapalhar o seu embarque. Por essa razão, é importante que você tenha bastante cuidado ao preencher seus dados.

Se você errou o nome na passagem da Azul, acompanhe a leitura para saber o que fazer!

É permitido alterar o nome da passagem aérea?

Você comprou sua passagem aérea e percebeu que tinha algum erro no nome ou no sobrenome?

Se isso aconteceu, não ignore esse detalhe! Um pequeno erro no nome pode atrapalhar todos os seus planos de viagem.

Pode ser que seu sobrenome tenha sido alterado por motivo de divórcio. Talvez você tenha trocado uma vogal “a”, pela vogal “e”. É comum acontecer algum deslize. Afinal, somos humanos e erros acontecem mesmo.

Por isso, é essencial que você saiba como alterar o nome da passagem aérea pela Azul ou de qualquer empresa aérea.

Independentemente do motivo, você precisa corrigir o problema o quanto antes.

É possível corrigir o nome da passagem desde 2017, ano em que a Anac estabeleceu que essa alteração é gratuita se houver algum erro de digitação.

Isso significa, portanto, que você não pode ser cobrado para alterar pequenos erros no preenchimento do nome.

A possibilidade de correção do nome está prevista na resolução 400/16 da Anac.

Para alterar, isso precisa ser feito de preferência antes do check-in, para evitar taxas e para não ter problemas para embarcar.

Já imaginou o desgaste que seria corrigir o nome depois do check-in e perceber que sua viagem terá que ficar para outro dia por causa de um erro simples? Pior ainda se você já tiver compromisso agendado e reserva de hotel, por exemplo.

Além disso, pode ser que você nem encontre outro voo no mesmo dia caso precise adquirir outro bilhete. Então, sempre que você perceber que o nome está errado na passagem, resolva o mais rápido possível.

Já para voos internacionais, pode haver custos para fazer essa correção. Os valores variam de empresa para empresa.

Entenda como alterar o nome da passagem aérea pela Azul

Você consegue alterar o nome do bilhete aérea sem grandes dificuldades na companhia aérea.

Principalmente se houve troca de letras. Por exemplo, se o nome era Caroline e você escreveu Carolina.

Mas como alterar o nome da passagem aérea pela Azul com erro de alteração de gênero?

Se o passageiro se chama Eduardo e houve troca de letra para Eduarda, pode ser mais complicado, pelo fato de se tratar de outro gênero.

Logo, o ideal é que você entre em contato com a companhia para ver a possibilidade de correção.

Os telefones são: 4003-1118 (regiões metropolitanas) e 0800-887-1118 para demais locais. Outra opção é entrar em contato pelo portal da Azul.

Em caso de divórcio, casamento ou paternidade, é preciso que o passageiro comunique a empresa, para que haja reconhecimento de dados na Receita Federal. Em geral, solicita-se a certidão que comprove a alteração do nome.

Vale lembrar que outros erros frequentes são os que se referem a incorreção de preenchimento do e-mail, dados de documentos e contato. Eles também podem ser corrigidos sem custos.

Leia também: Cancelamento de passagem aérea pela Azul: veja o que pode ser feito!

Posso ignorar o erro do nome na passagem aérea?

Se por acaso você tiver errado a digitação de alguma letra no sobrenome ou no nome, é preciso fazer a correção. Pode parecer algo trivial, mas não passa despercebido.

Por isso mesmo, explicamos como alterar o nome da passagem aérea pela Azul.

Os documentos são conferidos quando você embarca. Portanto, os dados precisam estar corretos e de acordo com o documento que você apresenta para viajar.

Então, se você ignorar o erro pode ser impedido de embarcar, pois as companhias aéreas costumam ser criteriosas nesse sentido.

Para evitar qualquer risco de perder o seu voo, entre em contato com a Azul para corrigir o nome.

Se a empresa se recusar a alterar um erro simples no nome ou se quiser cobrar alguma taxa, procure seus direitos para saber se não há alguma violação das normas vigentes.

Leia também: Quando o Consumidor tem Direito a Devolução do Dinheiro?

Preencha o nome na passagem de acordo com o passaporte

Pode ser também que você tenha preenchido o nome na passagem diferente do passaporte.

Porém, o ideal é que você preencha o nome na passagem como está no passaporte. Trata-se de um documento oficial para viagens e, por isso, é o melhor parâmetro para informar seus dados para as empresas aéreas.

Caso você tenha vários sobrenomes, veja quais estão no passaporte para digitar os dados na passagem.

Leia também: Quanto tempo a cia aérea pode demorar para pagar meu reembolso?

Preciso preencher todos os sobrenomes?

Vimos como alterar o nome da passagem aérea pela Azul. Mas e no caso de vários sobrenomes?

Se você digitou uma letra a mais ou uma letra a menos no nome, tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com a empresa aérea.

No entanto, se você omitir um dos sobrenomes, isso não se configura como erro e você não precisa fazer a correção da passagem.

Por exemplo, suponha que seu nome seja Caroline Pereira Dias. Caso tenha preenchido o nome Caroline Dias, não precisa se preocupar. Isso não é um erro do nome na passagem.

Já se você errou ao preencher números de documentos ou o dia de nascimento, nesses casos precisará entrar em contato com a companhia aérea.

Em geral, eles vão solicitar que você comprove o documento para corrigir o bilhete.

Se você tiver errado o próprio e-mail, você precisa fazer a alteração, pois é por meio dele que você recebe dados do voo, como confirmação, número de embarque, entre outros.

Inclusive, é bom que você tenha dados da viagem em documentos enviados por e-mail, pois eles servem, inclusive, de provas, caso você tenha algum problema com sua viagem e queira solicitar a indenização.

Portanto, sempre preencha seu e-mail corretamente e, de preferência, que seja um e-mail que você utiliza com frequência.

Vimos até aqui como alterar o nome da passagem aérea pela Azul.Confira a seguir como corrigir erro em empresas aéreas internacionais.

Como alterar o nome da passagem aérea em companhias internacionais

O que fazer em caso de viagens com empresas aéreas internacionais?

Caso você tenha adquirido um bilhete aéreo de uma empresa internacional e houve erro ao digitar o nome, o ideal é verificar no site da companhia e buscar o atendimento online.

Todas as companhias internacionais costumam ter chat ou e-mail para que você entre em contato.

Se preferir, pode procurar o telefone da empresa no próprio site para resolver o problema.

Em todo caso, é recomendado que você entre em contato o mais rápido possível para corrigir o nome. Você não quer perder sua viagem para o exterior, não é mesmo?

Além disso, pode ser que essas empresas cobrem taxas para alterar o nome, diferentemente do que acontece com companhias nacionais.

Leia também: 5 destinos para curtir o verão na América Latina

O que você pode alterar na passagem áerea

Filho, Júnior, Neto e similares

Como alterar o nome da passagem aérea pela Azul com agnome? Os agnomes são nomes auxiliares incluídos após o sobrenome.

Se o seu nome possui agnomes como Filho, Júnior, Neto ou similares, é preciso que você inclua o seu agnome para poder embarcar.

O motivo é que, se você não incluí-lo, pode ser que seu nome seja confundido com outra pessoa de nome igual.

Ou seja, depois de preencher o sobrenome, você precisa colocar o agnome. Caso tenha se esquecido de acrescentá-lo, entre em contato com a companhia aérea para fazer a correção.

Por exemplo, se o seu nome é Ricardo Alves Pereira Júnior, você precisa preencher na passagem o sobrenome como Pereira Júnior.

Se o seu nome é Renato Moura Pontes Neto, você precisa digitar Pontes Neto no sobrenome.

É algo simples e sem dificuldades, mas nem todas as pessoas sabem que precisam colocar o agnome.

Da mesma forma que acontece com alterações pequenas de letras no nome, a falta do agnome pode ser um motivo para impedimento da viagem.

Pequenas erros no preenchimento da passagem

Se ao digitar você cometeu pequenos erros nas letras do nome, você pode alterar sem problemas, como já dito anteriormente.

Basta entrar em contato com a empresa para fazer a correção.

Leia também: Melhores praias do Nordeste

Erro do nome inteiro na passagem

Como alterar o nome da passagem aérea pela Azul e trocar por outro?

Se você deseja alterar o nome inteiro da passagem, isso não será possível. Quando há erro em todo o nome, as companhias entendem que há troca de passageiro.

Portanto, se o nome inteiro está errado, você terá que cancelar a passagem e comprar outra com o nome correto.

Você colocou o nome de outra pessoa e quer alterar para o seu nome? Isso também não é possível.

Nesse caso, você terá que pedir a transferência da passagem. Para isso, há cobrança de taxas.

Então, se você comprou uma passagem no nome de outra pessoa e decidiu mudar para o seu nome para embarcar, você terá que cancelar o bilhete e adquirir outro com o seu nome.

Apenas dessa forma você poderá se apresentar no embarque sem problemas.

Ficou alguma dúvida? Pode deixar abaixo o seu comentário!

Se você teve problemas com empresas aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly!