Este é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa que viaja pela Gol ou por outras empresas aéreas: digitar o nome errado ao comprar um bilhete aéreo. Mas como alterar o nome da passagem aérea pela Gol?

Você digitou o nome errado ou ele está incompleto? Pode acontecer de alguém digitar a letra errada ao utilizar o preenchimento automático do celular, por exemplo. Ou mesmo por uma distração ao fazer a reserva da passagem.

Então, para não correr o risco de ser impedido de embarcar e perder sua viagem, entenda como preencher os dados corretamente e como solicitar a correção do nome. Continue lendo!

É possível alterar o nome da passagem aérea pela Gol?

Você marcou uma viagem, preencheu os dados para comprar a passagem e, de repente, percebeu que há algo errado com o seu nome?

Talvez você tenha esquecido alguma letra ou tenha duplicado uma vogal ou uma consoante.

Mas, se você percebeu esse erro antes da data de embarque, a boa notícia é que não existe nenhum custo para corrigir o nome. Porém, você precisará fazer a correção antes da data da viagem para poder embarcar.

É normal que aconteçam erros ao preencher as informações do bilhete aéreo. Principalmente se você adquire a passagem com o celular, por exemplo, e ocorrem falhas com o corretor de texto.

Nesse sentido, a Anac, por meio da resolução 400/16, possui algumas regras para esses casos.

Ela prevê que os passageiros de viagens aéreas podem corrigir erros de digitação do nome ou do sobrenome.

Em outras palavras, a Anac estabelece que as empresas devem permitir que você altere esses erros de modo gratuito, sem que haja a cobrança de multas ou taxas.

Leia também: A Gol pode pagar o reembolso em até quantos meses?

Entenda como alterar o nome da passagem aérea pela Gol

Caso você tenha digitado o nome com a grafia errada ao adquirir o bilhete aéreo da Gol, você pode pedir a correção à companhia aérea. Isso é feito sem custos e vale para voos domésticos e internacionais.

No entanto, preste atenção nesse detalhe. Para corrigir o nome, é preciso que a alteração não seja do nome completo na passagem.

Por exemplo, suponha que você tenha escrito o sobrenome “Siilva” e precise corrigir para “Silva”. Nesse caso, a troca é permitida.

Além disso, se a correção for por motivo de divórcio ou de casamento, será necessário enviar a certidão de divórcio ou de casamento para conseguir alterar o nome na passagem.

Como alterar o nome da passagem aérea pela Gol? Para fazer essa solicitação, basta entrar em contato com o suporte da Gol pelo chat do site. Outra opção é ligar para o número 0800 704 0465.

Como alterar outros dados da passagem pela Gol

Por outro lado, se você precisar corrigir dados como RG, e-mail e senha ou endereço, você pode seguir as seguintes instruções no site da Gol:

->  Fazer o login com CPF, número Smiles ou e-mail.

-> Ao acessar o cadastro, vá em Editar, no canto superior direito.

-> Faça a correção dos dados e confirme em Salvar Alterações.

Para análise dos pedidos de alteração no nome do bilhete aéreo, a Gol faz a verificação de cada caso.

Em pequenos erros de digitação do nome, não há muita burocracia. Logo, se você pretende alterar dados básicos, sem alterar todo o nome na passagem, o procedimento é célere e sem grandes dificuldades.

Para demais casos que não foram mencionados anteriormente, a Anac recomenda que o passageiro faça o contato com o atendimento da empresa aérea de forma antecipada em relação ao check-in e ao embarque.

Então, se você deseja saber como alterar o nome da passagem aérea pela Gol, vale mencionar que a Anac faz a regulamentação de voos domésticos e dos que partem do país.

Caso esteja fora do Brasil, será preciso verificar como é o regulamento de cada região e da companhia aérea para solucionar o problema.

Leia também: Quanto tempo a cia aérea pode demorar para pagar meu reembolso?

Quando preciso alterar o nome da passagem aérea pela Gol?

Às vezes, nomes compostos, nomes extensos ou nomes do meio podem trazer dúvidas na hora de preencher os dados ao comprar uma passagem aérea.

Pensando nisso, é importante que você saiba como fornecer suas informações corretamente, para não ter problemas depois.

Então, veja a seguir quais são as recomendações para que você não cometa erros ao preencher o nome na hora da compra.

Nome do meio

Se o seu nome for, por exemplo, Felipe Pereira Lima, você pode digitar apenas Felipe Lima ou Felipe P. Lima. Isso não é entendido como uma incorreção.

Portanto, se você preencheu o nome dessa maneira, não precisa se preocupar, pois você poderá embarcar sem nenhum problema.

Por outro lado, se por alguma distração você digitar Felipa Pereira Lima, será preciso fazer a correção o mais rápido possível. Então, como alterar o nome da passagem aérea pela Gol?

Caso tenha preenchido os dados com pressa e não tenha percebido naquele momento que havia um erro como esse, será preciso entrar em contato com a empresa aérea para solicitar a correção.

Vale lembrar que as companhias aéreas podem impedir o seu embarque se você não fizer a alteração.

Mesmo que isso seja um direito do passageiro, ou seja, corrigir o nome sem custos, pode ser que a empresa não facilite o procedimento de correção.

Por isso, você precisa tentar resolver o problema o quanto antes, de preferência com uma antecedência razoável do dia marcado para o embarque.

Afinal, você não quer perder a sua viagem por causa de uma letra trocada ou qualquer outro erro que pode ser corrigido, certo?

Alteração do nome do passageiro

Se você errou todo o nome ao comprar a passagem ou se colocou o nome de outra pessoa e deseja trocar pelo seu nome, a empresa aérea não realizará a alteração do nome errado.

Dessa forma, se você quer saber como alterar o nome da passagem aérea pela Gol, o entendimento nesse caso é que trocar o nome completo significa trocar de passageiro, o que não é permitido.

Para fazer a transferência da passagem aérea para outra pessoa, você precisa cancelar a passagem.

Além disso, para ter uma passagem com o seu nome, você terá que refazer a compra com o nome correto.

Sobrenomes Filho, Neto, Júnior, Sobrinho e similares

Agnomes como Filho, Neto, Júnior, Sobrinho e outros parecidos podem causar confusão também ao adquirir um bilhete aéreo. É preciso incluí-los ao comprar a passagem?

Sim, é essencial que você informe esses agnomes no bilhete aéreo, para que seu nome não seja confundido com o de outra pessoa.

Como seria na prática? No campo de primeiro nome, você preenche o seu primeiro nome normalmente. Já no campo de último sobrenome, você informa o último sobrenome e, também, o agnome.

Por exemplo, se o seu nome for Felipe Pereira Lima Júnior, no campo de primeiro nome você coloca Felipe. Já no campo de último nome você coloca Lima Júnior.

Essa regra não é tão intuitiva e muitas pessoas podem acabar preenchendo apenas o último sobrenome ou apenas o agnome.

Como alterar o nome da passagem aérea pela Gol se eu tiver preenchido incorretamente?

Se você se esquecer de preencher o agnome ao reservar a passagem, basta entrar em contato com a empresa aérea e pedir a correção do nome errado.

Leia também: Como Comprovar Atraso de Voo

O que acontece se a empresa aérea não quiser mudar o nome na passagem?

Nos casos em que é possível a alteração do nome, a Anac determina, por meio de resolução, que as empresas aéreas façam as alterações no bilhete aéreo quando há erros de digitação.

Portanto, se a empresa aérea não quiser fazer a mudança ou se cobrar algum valor para isso, você pode solicitar indenização.

Em certas situações, pode ser que a companhia exija outros documentos para comprovar qual é o seu nome correto.

Porém, se houve alteração de identidade da pessoa que adquiriu o bilhete, a empresa pode negar o pedido. Entende-se que o bilhete aéreo é intransferível. Logo, trocar a identidade não é algo que possui amparo legal.

Problemas aéreos: Resolva com a Liberfly

Vimos até aqui como alterar o nome da passagem aérea pela Gol.

Você já deve saber que são inúmeros os consumidores que têm problemas com empresas aéreas por diversos motivos.

Porém, nem todos procuram ajuda, pois acreditam que não vão conseguir indenização, que pode demorar muito a serem recompensados na Justiça, ou há casos de as pessoas simplesmente não conhecerem seus direitos.

Para solucionar esse problema, a Liberfly é uma empresa que faz a intermediação com companhias aéreas sem que você precise entrar na Justiça. Portanto, o procedimento é bem mais simples e rápido para que você seja indenizado.

Dessa forma, se você teve seus direitos infringidos nos últimos 5 anos em viagens aéreas, entre em contato conosco para avaliarmos o seu caso!  Você pode conseguir uma indenização em até 48 horas.

Espero que as informações deste post tenham sido úteis!

Compartilhe com outras pessoas e siga a Liberfly nas redes sociais!