Direitos do Consumidor

Meu nome está errado na passagem, o que devo fazer?

Ao comprar um bilhete aéreo pode acontecer de você digitar o nome errado na passagem.

Porém, como se trata de um documento pessoal e intransferível, é importante que o nome e o sobrenome estejam de acordo com o documento de identificação utilizado para embarque.

Na hora da compra, esse erro pode ocorrer por distração, ao utilizar o preenchimento automático do computador ou do celular. Alguns erros além de incorreções na grafia são sobrenome invertido na passagem, nome de solteira ou esquecer o agnome.

Outro erro comum também é, por exemplo, no caso de divórcio. Nesses casos, o documento de identificação pode ainda não ter sido alterado.

Mas, quando você adquire o bilhete rapidamente sem conferir as informações, você já pode constatar o problema logo que recebe o e-mail de confirmação da empresa aérea.

Então, você precisa consertar o nome que está errado para não ter problemas ao embarcar. É bem simples o procedimento. Continue lendo para saber o que fazer!

Já errou seu nome na passagem aérea?

Nome errado na passagem aérea: como proceder

Se as empresas não cumprirem o que a Anac estabelece, você precisa conhecer seus direitos e exigi-los se tiver algum problema.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o passageiro tem o direito de solicitar a correção do nome na passagem aérea. A previsão está na resolução 400/16.

Na maioria dos casos, não há cobrança para consertar o nome errado na passagem. Para companhias internacionais, a regra pode variar.

A resolução estabelece que “o erro no preenchimento do nome, sobrenome ou agnome do passageiro deverá ser corrigido pelo transportador sem ônus ao passageiro”.

Além disso, se você digitou o nome errado na passagem, pode pedir a correção até a hora do check-in.

Portanto, depois que você verificar que seu nome está errado na passagem, basta entrar em contato com a companhia aérea. Essa comunicação pode ser por chat, telefone ou e-mail. Salve prints para ter o registro da solicitação ou da conversa.

Lembre-se também de digitalizar uma cópia do documento de identificação que utilizará para embarcar para envio e correção do nome da passagem.

Leia também: Guia completo dos direitos dos passageiros de avião

Veja abaixo como é o procedimento para algumas empresas aéreas.

Nome errado na passagem aérea da Latam

Como mudar o nome da passagem aérea da Latam? Ao adquirir um passagem pela Latam, é informado ao passageiro as políticas da empresa, inclusive quanto à alteração do nome.

Há uma aviso para que você confira os dados, para afastar esse problema na hora da compra.

A empresa não permite que o nome errado na passagem aérea seja alterado pelos canais de comunicação. A alegação tem por objetivo eliminar fraudes. Apenas dados como telefone e e-mail podem ter alteração.

Então, você precisará corrigir o nome na hora do check-in. Caso você queira esclarecer dúvidas, pode ligar para os números 0300-570-5700 ou o 4002-5700.

Correção de nome na passagem aérea da Azul

Diferentemente da Latam, na Azul você pode corrigir o seu nome errado na passagem sem grandes complicações. O mesmo vale para alterações em dados como telefone e e-mail.

Erros pequenos são corrigidos gratuitamente. Porém, erros mais complexos necessitam de averiguação pela empresa, para impedir fraudes.

Se o erro do nome estiver relacionado a divórcio, a recomendação é que o passageiro entre em contato com a empresa antecipadamente.

Assim, a companhia terá tempo para conferir dados na Receita Federal. Apenas se os dados estiverem atualizados na Receita é possível fazer a alteração.

Já para acrescentar ou retirar alguma letra do nome, que pode levar à confusão do sexo feminino ou masculino, você deve ligar para 0800-887-1118. Outra alternativa é contatar o suporte pelo site da empresa.

Também para essa situação é preciso entrar em contato com antecedência.

Alterar nome da passagem na Gol

O nome errado na passagem da Gol é analisado individualmente pela empresa. O passageiro precisa entrar em contato pelo número 0800 704 0465 ou pelo site.

Para mudar erros mais simples, não existe muita burocracia. Por exemplo, o nome é Maria e foi escrito como Marina. Ou se é Isadora e foi escrito como Issadora. Nesses casos, a correção do nome na passagem aérea pode ser feita rapidamente.

Para os casos de divórcio, você precisará mostrar documentos de comprovação do novo nome. Um exemplo é a certidão de separação.

Já os erros de digitação de CPF ou de dados de contato podem ser corrigidos por telefone mesmo.

Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com a companhia aérea e antes do check-in.

Nome errado na passagem da Avianca

A Avianca permite a alteração de nome em passagens aéreas nacionais. Mas apenas se essa alteração não alterar a fonética do nome. Por exemplo, se o nome Henrique foi escrito como Enrique.

Para alterar CPF e informações de contato, entre em contato pelo número 4004-4040 ou pela central de atendimento da companhia.

Não é permitida, porém, nenhuma alteração de nome na passagem aérea para viagens internacionais. Nesse caso, é preciso informar a empresa com dois dias de antecedência (48 horas antes do embarque).

Erros comuns cometidos no preenchimento da passagem aérea

Para você se precaver na próxima vez que for preencher seus dados ao comprar uma passagem aérea, abaixo temos uma lista dos erros mais comuns. E também de exemplos que podem gerar dúvidas se é preciso corrigir o nome na passagem.

Veja quais são e evite cair nesses deslizes relacionados ao nome errado na passagem!

1. Nome do meio

Esquecer de preencher o nome do meio é um erro que precisa ser corrigido para embarcar? Não, você não precisa necessariamente digitar o seu nome do meio.

Ao informar seu primeiro e último nome, esses dados são suficientes e você não precisará pedir a alteração na empresa aérea.

Mas se você quiser alterar seus dados, com o nome completo, pode contatar a companhia aérea e requerer a correção do nome na passagem aérea. Cada empresa pode ter uma política diferente para aceitar ou não a solicitação.

2. Agnomes

Os agnomes Júnior, Filho ou Neto e suas variações  devem estar presentes de forma obrigatória na passagem aérea.

Se houver omissão desse sobrenome, pode ser que haja uma confusão sobre quem está embarcando. A empresa precisa ter certeza se quem está embarcando é você mesmo ou um outro parente.

Caso você tenha esquecido de preencher o agnome ao comprar o bilhete, entre em contato com a empresa. Isso é feito pelos seus canais de comunicação ou de modo presencial para corrigir o nome errado na passagem.

Assim, você não será um passageiro impedido de embarcar devido ao nome incorreto.

3. Problemas de digitação

Este é o erro mais frequente entre viajantes. Seja por pressa, descuido ou falta de atenção, acontece de o nome ser confirmado na compra contendo erros.

Caso a incorreção seja no nome ou no sobrenome, você precisa fazer a alteração para não ser impedido de voar.

Como dita antes, a correção de nome na passagem aérea é feita ao entrar em contato com a companhia, de preferência com antecedência.

4. Corrigir todo o nome na passagem

O passageiro pode alterar totalmente o nome que consta na passagem? Isso não é permitido pela lei no país.

O motivo é que pode-se entender que a pessoa que comprou a passagem deseja substituir para outro passageiro o bilhete. Entretanto, é uma prática proibida.

Como corrigir o nome errado na passagem aérea nessa situação? Caso seja mesmo necessário alterar completamente o nome, você deverá cancelar a passagem e realizar outra compra.


O que fazer se a empresa aérea não concordar em corrigir o nome errado na passagem?

A Anac e a lei brasileira estipulam que a correção do nome no bilhete aéreo deve ser realizada pelas empresas aéreas.

Porém, algumas companhias podem vir a cobrar taxas e isso não é uma prática aceitável. Se a empresa não quiser alterar o nome, procure a Anac, presencialmente ou por telefone.

Caso o problema não se resolva depois dessa tentativa, entre em contato com a Liberfly para avaliarmos o seu caso!

Somos a maior startup da América Latina especializada em soluções de problemas com companhias aéreas.

Agora você já sabe como proceder caso tenha escrito o nome errado na passagem e os casos em que é permitida a alteração.

Deixar de embarcar após comprar um bilhete pode ser muito frustrante se você não corrigir o problema antecipadamente.

Vale lembrar que na maioria dos casos você não precisa cancelar a passagem e comprar outra para poder fazer a viagem. Basta corrigir o nome errado na passagem entrando em contato com a companhia.

Você tem o direito de exigir a correção do nome na passagem aérea sem que tenha que pagar nada por isso em voos nacionais.

Corrigir o nome é um procedimento simples na maioria dos casos, principalmente se envolver apenas pequenos erros de digitação.

Gostou das dicas? Deixe abaixo seu comentário e compartilhe este post com seus amigos!

Leia também:

Direitos do consumidor para você não sair no prejuízo

Author image

Sobre LiberFly