Viajantes amadores podem lidar com muitas dúvidas a respeito de como funciona uma viagem aérea. Sendo assim, a Liberfly preparou este artigo para ajudar a entender como são os processos a partir do momento que se chega ao aeroporto, para enfim, poder acessar a sala de embarque.
Se preparando para a sala de embarque
A primeira coisa que os viajantes amadores precisam entender é que a passagem de avião, por si só, não dá direito ao embarque. Para isso, todos os passageiros devem portar um cartão de embarque, após o check-in. Você pode realizá-lo de modo presencial ou virtualmente. E lembre-se: este procedimento é um dos mais relevantes das viagens aéreas.
Isso significa que se você não fez o check-in do voo pelo site ou app da companhia aérea, deverá fazê-lo presencialmente no aeroporto. Para tal, chegue com umas duas horas de antecedência para não correr o risco de perder a hora de embarque. Afinal, poderá ter que enfrentar filas para os totens de autoatendimento ou para passar pelos balcões das companhias aéreas.
Feito o check-in, você estará com o cartão de embarque em mãos, que é, basicamente, seu “passaporte” de acesso à sala de embarque. Nele, constarão informações como número de voo e portão de embarque.
Depois de gerar o cartão, é preciso pesar e, se necessário, despachar a bagagem. Este é um outro motivo pelo qual os viajantes amadores precisam se atentar para chegar cedo ao aeroporto. No entanto, caso o check-in já tenha sido realizado on-line, basta se apresentar diretamente no balcão da companhia para os trâmites.
Rumo à sala de embarque
Concluído o processo de check-in e com o cartão de embarque em mãos, você já pode seguir para a sala de embarque, onde se tem acesso aos portões do aeroporto. Lá é o melhor local para aguardar seu embarque, sem correr o risco de se atrasar. Além disso, normalmente estes espaços apresentam banheiros e lanchonetes e, em alguns casos, opções de lojas.
No caminho para a sala de embarque, não deixe de ficar atento aos alto-falantes e painéis do aeroporto, que informam sobre possíveis atrasos e alterações, assim como o status do voo. Assim, você fica sabendo se o avião está em solo, quando os passageiros estão embarcando, quando está em última chamada, qual o portão de embarque etc.
Mantenha sempre à mão ou em lugar de fácil acesso seu documento de identificação e o cartão de embarque. Isso porque, além de conter informações como o número do voo e o número do portão de embarque, ele será solicitado algumas vezes, inclusive, na inspeção de segurança, feita antes de se encaminhar para a sala.
Procedimentos de segurança
Esse é um outro ponto para os viajantes amadores se atentarem. Todos os passageiros, antes de acessar a sala de embarque, passam por uma inspeção de segurança. Quem se recusa a isso corre o risco de não embarcar no voo.
Sendo assim, seus documentos e o cartão de embarque serão checados. Em seguida, inspecionam-se os passageiros e suas bagagens. Para isso, os pertences passarão por um raio-x, enquanto os viajantes passam pelo detector de metais. Pode haver também uma revista pessoal, feita manualmente ou com o auxílio de um scanner corporal.
Viajantes amadores na sala de embarque
Com o check-in e a inspeção de segurança realizados, é hora de se preparar para o embarque. Procure os painéis de informação e fique atento ao alto-falante. Embora constem no bilhete o horário e o número do portão de embarque, estas informações podem sofrer alterações por motivos operacionais.
Feita a chamada de seu voo, você deve se dirigir ao respectivo portão de embarque portando o documento de identificação e o cartão de embarque. Alguns passageiros têm prioridade nesse processo, como idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. Pode ser que os passageiros também sejam divididos em grupos para facilitar a entrada no avião. Feito isso, encontre seu assento, acomode sua bagagem de mão no compartimento de malas e aproveite a viagem!
Viajantes amadores também podem contar com a Liberfly
Viu só como o processo de embarcar é mais simples do que parece, mesmo para viajantes amadores? Agora o mesmo não se pode dizer sobre como se resolve problemas aéreos como atrasos, cancelamentos de voo e overbooking. Se você passou por alguma situação como essa, poupe seu tempo e energia, e deixe que a Liberfly a solucione por você. Nos envie seu relato. É possível ganhar até mil reais em 48 horas.