Procedimentos de segurança e triagem no aeroporto: como lidar com possíveis atrasos

Procedimentos de segurança e triagem no aeroporto

Uma das maiores dores de cabeça de qualquer passageiro é ter que lidar com atrasos no voo. Se você é um viajante corriqueiro, já passou ou possivelmente passará por esta situação. Do mau tempo à falha do equipamento e demora nos procedimentos de segurança, inúmeros imprevistos podem gerar este inconveniente. 

Por isso, é importante saber como agir nestes cenários. Acompanhe este artigo da Liberfly e entenda como deve lidar com isso da melhor maneira possível.  

Motivos de atrasos dos voos

Ninguém quer ou espera que um voo atrase, mas, infelizmente, isso não é algo tão raro de acontecer. Quando uma companhia aérea relata um atraso, ela é colocada em uma das cinco categorias de causas de atrasos criadas pelo Air Carrier On-Time Reporting Advisory Committee. São elas:

  • Clima: condições meteorológicas adversas (tempestades, furacões e tornados);
  • Transportador: circunstâncias que estão dentro do controle da companhia aérea;
  • Sistema Nacional de Aviação: atrasos e cancelamentos que podem ser atribuídos ao Sistema Nacional de Aviação;
  • Atraso de voo anterior: voo que chega com atraso e provoca distúrbios no voo seguinte;
  • Preocupações de Segurança: atrasos ou cancelamentos causados pela evacuação de um terminal, pelo reembarque de passageiros devido a violações de procedimentos de segurança, equipamentos de inspeção inoperantes ou longas filas nas áreas de inspeção.

Atrasos de voos por procedimentos de segurança

A inspeção de passageiros do transporte aéreo é uma medida de segurança obrigatória regulada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), de acordo com padrões internacionais. Entre os procedimentos de segurança previstos nos aeroportos, estão:

  • Procedimento padrão: passagem pelo detector de metais (exceto portadores de marca-passo ou implante coclear auditivo). 
  • Busca pessoal: caso não seja possível inspecionar o passageiro, ele deverá ser submetido à busca pessoal;
  • Revista física: pode ocorrer mesmo após a passagem pelo detector de metais, como uma medida alternativa ou adicional de segurança. Caso o passageiro solicite, pode fazer a revista eem sala reservada e com a presença de testemunha;
  • Bagagens de mão: também devem passar pela inspeção por raios-x. Quando forem detectados, ítens proibidos deverão ser descartados no momento da inspeção. É preciso retirarlLaptops, notebooks e computadores portáteis da bagagem de mão para passar pelo equipamento de raio-x.
problemas com voo

Inspeção de segurança aleatória

Além disso, está prevista na na Resolução ANAC nº 515, de 8 de maio de 2019, a realização de inspeção de segurança aleatória, que consiste de busca pessoal no passageiro, inspeção manual de suas bagagens, utilização de detectores de traços de explosivos – ETD ou o uso de outros equipamento. 

Isso significa que ela é feita aleatoriamente, e pode ser realizada a qualquer momento do dia e da noite, em qualquer aeroporto ou em qualquer voo. Reforçando que, passageiros que se negarem a passar pela busca pessoal não terão acesso à área de embarque. Tendo consciência disso, por isso a importância de chegar com antecedência ao aeroporto, para realizar os procedimentos de segurança e triagem. 

No entanto, nem sempre cabe aos passageiros as medidas preventivas de atrasos de voos, pois, como visto, as medidas de segurança estão entre uma das categorias de suas causas. Portanto, alguns imprevistos acerca destes procedimentos, como equipamentos de triagem quebrados, violações de segurança ou tempos de espera excessivamente longos, podem comprometer a decolagem no tempo certo. Veja o que fazer nestes casos. 

Lidando com os atrasos de voos

Nos casos em que operações irregulares da própria companhia aérea causaram o atraso ou cancelamento, como um problema mecânico, algumas das resoluções são remarcar o passageiro no próximo voo disponível, da mesma empresa ou concorrente, e oferecer reembolso

Em atrasos superiores a 4 horas, cancelamento de voo e preterição de passageiros (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking etc), a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro opções de reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outro meio de transporte. Além disso, a companhia também deve prestar assistência material quando cabível, sendo esta de acordo com o período de atraso.

  • A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.).
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.).
  • A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

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