Você está preparado para a sua primeira viagem de avião?

Você está preparado para a sua primeira viagem de avião?

A primeira viagem de avião pode ser motivo de euforia e ansiedade. Embora as expectativas estejam lá no alto, é comum que estes viajantes inexperientes apresentem diversas dúvidas. 

Algumas ações precisam ser seguidas para evitar surpresas desagradáveis. É preciso se atentar à documentação, horário de embarque, check in, entre outras coisas importantes para que seu voo saia como o planejado. Mas acalme-se, o processo também não é um bicho de sete cabeças, e pensando em te ajudar, a Liberfly preparou este artigo.  

O que fazer ao chegar ao aeroporto

Feita a compra das passagens, finalmente chegou o grande dia da primeira viagem de avião? A primeira dica é chegar cedo ao aeroporto de origem, com pelo menos duas horas de antecedência do voo, pois lá serão realizados alguns procedimentos antes do embarque. Fique de olho neste guia prático com alguns passos para seguir antes do aguardado momento de embarque. 

Documentos para embarque

A documentação exigida pelas companhias aéreas é muito importante para permitir a sua entrada no avião. Sendo assim, os documentos aceitos se diferem quando se trata de voos nacionais e internacionais. Confira:

Documentação para destinos nacionais:

RG;

Carteira de motorista;

Passaporte nacional;

Carteira de trabalho.

Documentação para destinos internacionais:

Passaporte internacional;

Visto para a entrada no país (não são todos os países que exigem);

Carteira de vacinação em dia (não são todos os países que exigem).

Check-in

Um dos motivos para se chegar cedo ao aeroporto é para realizar o check-in. Portanto, se encaminhe imediatamente ao balcão de embarque da companhia aérea de seu voo. Já tenha em mãosos documentos necessários para apresentar ao atendente. Esta etapa também pode ser realizada pela internet e, em alguns casos, pelo app da própria empresa aérea, para poupar tempo. 

Geralmente, o check-in fica disponível com 48 horas de antecedência do voo, não deixe para realizá-lo de última hora. Feito isso, você receberá o cartão de embarque (impresso ou digital) constando o número e horário do seu voo, os aeroportos de partida e chegada, o seu nome, o assento e o portão de embarque (quando já estiver definido).  Nele, haverá um código que serve para dar acesso à sala de embarque e também à aeronave, portanto, não o perca.  

Despacho de bagagem

Normalmente, os passageiros têm o direito de levar consigo no avião uma bagagem de mão de até 10 kg. Caso você queira despachar uma bagagem adicional, é provável que precise pagar a mais por ela, além de ter que realizar o seu despacho. 

O momento de despachar a bagagem é assim que fizer o check in. A sua mala será pesada, etiquetada e enviada para a esteira. Você só terá acesso à mala novamente ao desembarcar. Ao despachar a mala, você receberá o código de rastreio, é importante guardá-lo para possíveis casos de extravio de bagagem

Momento do embarque

Depois de fazer o check-in, receber o cartão de embarque e despachar a mala, é hora de se direcionar para a sala de embarque, local que dá acesso a todos os portões de embarque de um aeroporto. Contudo, você e sua bagagem passarão antes por uma uma revista de segurança por meio de um Raio-X . Em alguns casos, pode ser solicitada a revista manual de mala e também corporal.

Ao entrar na sala de embarque, identifique logo o portão de embarque do seu voo, que pode já estar impresso no seu cartão de embarque. Caso não esteja, procure as telas de informação, identifique o seu voo e confira o número do portão. Em seguida, se encaminhe para a fila e aguarde o momento de entrar na aeronave. Depois, é só encontrar seu assento e desfrutar de sua primeira viagem de avião. 

Resolva seus problemas aéreos com a Liberfly!

A gente sempre espera que nossa primeira viagem de avião seja agradável, sem nenhum inconveniente. Caso ela tenha sido afetada por algum problema aéreo como cancelamento de voo ou atrasos, conte com a Liberfly para te dar suporte e resolver a situação. Para isso, nos envie seu relato para uma avaliação gratuita. Se ele for aprovado, poderá ganhar até mil reais em 48 horas.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *