Quando você é obrigado a despachar bagagem?

Quando você é obrigado a despachar bagagem?

Em alguns momentos, na hora do embarque, a companhia aérea pode pedir para algumas pessoas se voluntariarem para despachar a bagagem de mão, em decorrência da lotação do voo.  

Não existe nenhum artigo dentro do Código Brasileiro de Aeronáutica que estabeleça a obrigatoriedade do despacho. Portanto, a definição cabe ao comandante da aeronave, já que o profissional é autoridade máxima, após a verificação dos espaços disponíveis.

Caso o passageiro não respeite a orientação, o mesmo pode ser expulso do voo!

Como despachar bagagem

Antes de realizar o check-in, verifique se a mala está seguindo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a bagagem de mão deve ter até 55 cm x 35 cm x 25 cm e o peso limite de 10kg.

As companhias aéreas permitem que o viajante leve gratuitamente um item pessoal, isto é, uma bolsa pequena ou uma mochila carregando poucos utensílios, como um notebook, carregadores e documentos.

A mala de mão não precisa ser despachada, portanto, se o passageiro for orientado a realizar o processo, o ideal é entrar em contato com o SAC da companhia ou até mesmo com a Anac para verificar os próximos passos.

Itens proibidos na hora de despachar bagagem

  • Objetos pontiagudos e/ou cortantes;
  • Ferramentas de trabalho;
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.

Regras para a mala despachada

Desde a Resolução nº 400 da Anac, que trata os direitos dos passageiros, as empresas podem vender passagens com diferentes tipos de franquia de mala despachada. Dessa maneira, o indivíduo que viajar sem despachar a bagagem pode pagar menos e quem utiliza o método paga somente pelo que transporta.

Os valores variam de acordo com o destino, classe, tipo de tarifa e a política da companhia. Portanto, é indicado ler com atenção o contrato de transporte para que não haja nenhum problema.

Conheça as soluções da Liberfly

A Liberfly é lawtech especializada em problemas aéreos, como mala extraviada e voo cancelado. Portanto, se você já passou por algum contratempo, encaminhe o seu caso para nós e avaliamos gratuitamente. Se aprovada, você pode receber até R$ 1000 em 48h úteis!

problemas com voo
Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *