Guia prático de como viajar para a Europa em 2022

Viajar é uma oportunidade para conhecer diferentes culturas, conhecer pessoas com hábitos diversos e ver paisagens únicas. Neste artigo, você vai saber ter as informações necessárias sobre como viajar para a Europa em 2022.

Ir para a Europa é uma nova forma de descoberta que estimula bastante a curiosidade para os que voam para o continente pela primeira vez ou mesmo para quem já visitou cidades europeias.

Cada viagem é uma nova aventura, tem sua história peculiar e persiste na memória por toda a vida. Mas, para não se ater apenas ao encanto da viagem, você precisa se planejar bastante antes de fazer as malas, não é mesmo? Então, acompanhe a leitura!

O que fazer para viajar para a Europa em 2022: Documentos necessários

Para viajar para a Europa como turista, você precisa providenciar cinco documentos, que são:

● Comprovantes financeiros

● Seguro viagem

● Passaporte válido

● Comprovação de hospedagem (ou carta-convite)

● Passagem de retorno

Mas como viajar para a Europa na pandemia?

Vale lembrar que, devido ao coronavírus, os países europeus que passaram a aceitar a entrada de turistas brasileiros, como Inglaterra, Espanha, Portugal, Finlândia, Alemanha, França, entre outros, exigem também testes de Covid-19 ou comprovante de vacinação.

Comprovantes financeiros

É preciso comprovar que você tem recursos financeiros para permanecer na Europa pelo tempo de sua estadia lá. Dessa forma, você evita problemas relacionados à imigração.

Se você quer saber como viajar para a Europa em 2022, separe os seguintes documentos de comprovação financeira:

● Extrato bancário

● Extrato do cartão de crédito

● Saldo em conta corrente

● Dinheiro em espécie

● Cartão pré-pago

Qual a quantidade mínima de euros para entrar na Europa?

Para essa comprovação, o valor mínimo é de cerca de 60 euros por dia ou 600 euros para qualquer período, segundo o MRE.

Seguro viagem

O seguro viagem, as normas são estipuladas segundo o Tratado de Schengen. Portanto, é preciso que este seguro cubra no mínimo 30 mil euros referentes a despesas hospitalares e médicas.

Passaporte válido

É necessário também ter um passaporte válido. Caso ainda não tenha um, pode fazer a emissão no site da Polícia Federal e seguir as instruções do próprio site.

Além disso, para viajar para a Europa o passaporte precisa ter validade de pelo menos 90 dias a partir da data de retorno.

Quanto ao visto, se a viagem a turismo for de um período inferior a 90 dias, ele não é necessário para a maior parte dos países europeus.

Comprovação de hospedagem

Você precisa também comprovar sua estadia, o que é bem fácil de conseguir. Ao fazer sua reserva de hotel, por exemplo, você já tem o comprovante necessário.

Se você for alugar um quarto pelo Airbnb ou outras empresas, o comprovante também é acessível.

Já se você for ficar na casa de parentes ou amigos, será preciso fazer a carta convite. Basta solicitar que o anfitrião redija um documento com os seus dados, como nome completo e passaporte, além do telefone e endereço.

Além disso, é necessário que o anfitrião informe que você custeará a viagem e comprove que vive de forma legal no país, com identidade e passaporte.

Passagem de retorno

Este documento é obrigatório para que você demonstre que não é imigrante. Caso você esteja planejando viajar e não tenha ainda uma data de retorno, a opção é ter uma passagem de saída da região Shengen, com limite de 90 dias a partir do dia do embarque.

Leia também: Melhores Cidades para viajar para a Europa no inverno

Qual o melhor roteiro para conhecer a Europa?

Outro ponto muito importante sobre  como viajar para a Europa em 2022. Existem diversos roteiros possíveis que você pode planejar se você vai fazer a primeira viagem ao continente europeu e quer saber quais países visitar.

Isso vai depender, claro, de quais cidades e países você tem vontade de conhecer.

Confira algumas dicas de roteiro de 15 dias, com uma programação média de 3 dias em cada cidade:

● Londres – Paris – Roma – Veneza – Florença

● Paris – Vale de Loire – Bruxelas – Amsterdã – Roterdã

● Veneza – Roma – Atenas – Ilhas gregas

● Lisboa – Madrid – Barcelona – Paris – Roma

● Londres – Liverpool – Dublin – Belfast – Glasgow

● Barcelona – Paris – Roma – Viena – Budapeste

Porém, você pode optar também por fazer um roteiro de 15 dias para conhecer apenas duas cidades, como Paris e Londres ou Madri e Roma, com bate e volta em cidades próximas.

Dessa forma, você aproveita para conhecer melhor cada região, o que contribui também para redução de custos.

Além disso, você saberá quantas cidades pode conhecer e o tempo de permanência de acordo com o seu orçamento. Ou seja, você pode fazer um roteiro para Europa de 20 dias, um mês ou um roteiro de viagem para a Europa de 7 dias.

Veja a seguir mais informações sobre como viajar para a Europa em 2022 e quais são os gastos estimados.

Quanto se gasta para viajar para a Europa?

Os gastos ficam em torno de R$ 22.800 para um casal, em uma viagem de 15 dias na baixa temporada, que vai de novembro a março, sem contar os feriados das datas festivas de fim de ano.

Saber quanto custa viajar para a Europa, você precisa analisar diversos fatores. Por exemplo, se é alta ou baixa temporada, quantos dias de estadia, qual é o país, a taxa de câmbio, entre outros.

O valor apresentado tem como parâmetro:

● Hospedagem

● Passagem aérea de ida e volta

● Alimentação

● Transporte

● Seguro viagem

● Compras

● Passeios turísticos

Vale lembrar que é permitido levar apenas R$ 10 mil em dinheiro sem a necessidade de declarar o valor.

Como comprar euros para viajar para a Europa?

Ao comprar euros para viajar para a Europa, o mais indicado é comprar no Brasil, pois costuma ser uma alternativa mais econômica e segura, considerando que alguns locais podem não aceitar o câmbio para o Real.

Inclusive, alguns bancos realizam a venda de euros. Então, informe-se se esse serviço é disponibilizado em seu banco, pois você pode conseguir bons valores caso seja cliente.

Para entender como viajar para a Europa em 2022 e encontrar os melhores preços, faça pesquisas diariamente no mercado. Existem sites que fazem comparações de preços com corretoras.

Se você tem um cartão pré-pago, pode reabastecer pela internet mesmo. Já se você decidir comprar em lojas de aeroporto, o preço provavelmente será mais caro.

Como viajar para a Europa gastando pouco

Opte pela baixa temporada

Compre passagens aéreas para o período da baixa temporada. Dessa forma, você encontrará o voo perfeito com preços mais acessíveis, além de hotéis e pontos turísticos.

Leia também: Quais são os melhores horários para viajar?

Escolha países mais baratos

Você pode optar por visitar países que trarão custos menores, como Grécia, Espanha ou Portugal, por exemplo, em vez de ir para Londres, Roma ou Paris, se você deseja economizar na viagem.

Compre passagens aéreas com antecedência

Os valores dos bilhetes aéreos variam bastante diariamente. Então, para encontrar bons valores é interessante que você se cadastre em um aplicativo de viagens que faz comparação de preços.

Além disso, pode adquirir a passagem com antecedência de 120 dias na alta temporada e de 60 dias na baixa temporada.

Leia também: O que é skiplagging?

Realize viagens de trem

Neste guia prático de como viajar para a Europa em 2022,recomendamos também que, para economizar no seu roteiro, opte por fazer viagens de trem, que são mais econômicas. O ideal é reservar com antecedência para conseguir bons preços.

Viaje apenas com a bagagem de mão

O custo da bagagem despachada pode ser bem elevado. Então, você consegue preços mais acessíveis de passagens aéreas apenas com bagagens de mão.

Estadia em albergue ou Airbnb

Se você se hospedar em albergues ou em quartos alugados pelo Airbnb, poderá economizar bastante em comparação aos preços de hotéis.

Com isso, você pode economizar até mesmo na alimentação ou em gastos com lavanderias.

Gaste menos com alimentação

Outra forma de economizar com alimentação é evitar restaurantes e estabelecimentos que estejam localizados próximos a pontos turísticos.

Faça uma pesquisa no Google Maps para encontrar alternativas para comer barato, pois você poderá consultar a avaliação dos consumidores.

Visite museus gratuitos

Existem diversos museus que você pode visitar na Europa de modo gratuito. Os dias de visitação nos quais você não precisa pagar variam dependendo do local. Por isso, faça uma pesquisa e planeje as datas para gastar menos.

Reduza gastos com celular

Essa é também uma informação relevante deste guia prático de como viajar para a Europa em 2022.

Você pode pesquisar pacotes de telefonia móvel com promoções para roaming internacional. Confira com sua operadora quais são as condições e opte por um chip local na Europa para ter acesso a internet de forma mais econômica.

Então, está animado para planejar sua viagem? Nada melhor do que conhecer novos países, não é verdade?

Espero que as dicas deste guia prático tenham te ajudado!

Se você teve problemas com companhias aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly