Durante a pandemia, houve flexibilização de políticas relacionadas a alterações de voos para destinos internacionais e nacionais. Com a mudança de cenário, e com os casos de voo cancelado, muitas pessoas têm dúvidas sobre como solicitar o reembolso pela Latam.
É possível pedir o reembolso do bilhete, dependendo das condições estabelecidas na hora da compra, inclusive no que se refere a taxas de embarque e serviços adicionais, bem como quanto à compra em dinheiro, milhas Latam Pass ou pontos.
Caso o seu voo sofreu alterações e você ainda não saiba quando será a viagem, a passagem pode ficar em aberto para que você mude o dia da viagem ou peça um reembolso.
Por outro lado, se não houve nenhuma alteração no voo, mas você tenha desistido de viajar mesmo assim, é preciso avisar com antecedência para deixar o bilhete em aberto ou mudar a data da viagem aérea.
Se deixar o voo em aberto, você pode usar o valor como crédito futuramente. Esse procedimento ocorre na própria agência de viagens ou na Central de Vendas e Serviços. Porém, caso queira fazer o reembolso, você precisa verificar quais foram as condições da tarifa estabelecidas ao adquirir o bilhete quando fizer a solicitação.
Entenda como solicitar o reembolso pela Latam
Para solicitar o reembolso, é preciso que você preencha um formulário. Nele, você deve incluir o código de reserva, bem como o número do ticket.
É importante se atentar a algumas questões. Primeiro, o pedido de reembolso é individual. Ou seja, se houver mais de um passageiro com você que também queira o reembolso, cada pessoa precisa preencher um formulário de forma separada.
E se a compra do bilhete foi em um site ou uma agência de viagens? Nesse caso, você precisa entrar em contato com eles para fazer o reembolso.
Se optar pelo reembolso, o valor referente à tarifa é convertido em Travel Voucher. Ele será enviado por e-mail e, além disso, tem o prazo de até 18 meses para utilização. Quanto ao reembolso de impostos e taxas, ele se dará pela mesma forma de pagamento que o passageiro utilizou na compra. E, também, segundo os prazos vigentes na legislação.
Para solicitar o reembolso pela Latam do bilhete adquirido com Pontos Latam Pass, o procedimento é o mesmo e você consegue os pontos de volta.
O reembolso pode acontecer pelo site e, também, no aeroporto. Quem resgatou a passagem adquirida com pontos e dinheiro precisa ligar para a Central de Vendas e Serviços. Além disso, se tiver adquirido o bilhete com a Latam Travel, é preciso pedir o reembolso na Central de Ajuda Latam Travel.
Como funciona o Travel Voucher da Latam?
Quando você fizer a solicitação de reembolso, haverá o envio de um e-mail para sua conta com um Travel Voucher. Ele possui validade de 18 meses e tem o mesmo valor da tarifa do bilhete aéreo.
Com ele, você consegue fazer o pagamento de diversos serviços, como, por exemplo, passagens aéreas na Latam, multas, excesso de bagagem, tarifas e compra de bagagem.
Caso seu voo seja nas 48 horas seguintes e você queira fazer o reembolso, é preciso entrar em contato por telefone com antecedência.
Para solicitar o reembolso pela Latam por telefone, você precisa ligar para a Central de Vendas e Serviços 48 horas antes do horário do seu voo. Além disso, o atendimento da Central funciona 24 horas.
O telefones são:
0300 570 5700 (todo o Brasil)
4002 5700 (capitais)
+55 11 4002 5700 (chamadas do exterior)
Para passageiros com deficiência auditiva, o telefone é 0800 055 5500.
Caso você queira fazer sugestões ou reclamações de forma online, basta preencher o formulário de contato. O prazo para resposta é de 5 dias úteis.
Leia também: Como Comprovar Atraso de Voo: Resolva!
Quais são as condições para pedir o reembolso pela Latam?
A taxa de reembolso acontece de acordo com o perfil de tarifa do bilhete aéreo que você adquiriu.
Depois de fazer a solicitação de reembolso, ele inclui todos os voos da mesma passagem. Além disso, você não pode cancelar o reembolso.
Um ponto importante também é a validade da passagem. O prazo de validade é de 1 ano depois da data em que você comprou.
Como solicitar o reembolso pela Latam de trecho parcial? Se ocorrer de forma parcial, o prazo é de 1 ano depois do dia do primeiro trecho em que você fez a viagem.
Quem comprou, por exemplo, pacotes de viagens e bilhetes nas lojas Latam Travel ou em agências de viagem precisa solicitar o reembolso na própria empresa na qual houve emissão da passagem.
Como fazer reembolso de passagens adquiridas nas últimas 24 horas
Se você comprou passagens aéreas nas últimas 24 horas e deseja, por exemplo, receber o reembolso, você pode pedir o reembolso integral.
Vale lembrar que, nesse caso, não há nenhum ônus, seja em bilhetes pagos ou adquiridos com pontos Latam Pass.
Para isso, além do prazo de 24 horas após a aquisição da passagem, a compra do bilhete precisa ter sido feita antes de 7 dias da data da viagem.
Leia também: Voo Atrasado Direitos: O Que Fazer e Como Provar
Já pedi o reembolso, o que fazer agora?
Se você já solicitou o reembolso, é possível verificar o status do pedido de forma online. Portanto, basta informar o número do bilhete.
Como o valor da tarifa de passagem será convertido em Travel Voucher, você precisa verificar seu e-mail para saber se recebeu o Travel Voucher. Além disso, como já dito, o prazo para utilização é de 18 meses.
Como solicitar o reembolso pela Latam de impostos e taxas? É interessante lembrar que impostos e taxas também são reembolsados pelo Travel Voucher.
Já se sua passagem provém, por exemplo, de Pontos Latam Pass, os impostos e taxas seguirão o mesmo método de pagamento que você utilizou na compra. Pode haver aplicação de taxas.
Informações gerais sobre reembolso pela Latam
O reembolso sempre ocorre em nome do próprio passageiro e segundo o método de pagamento utilizado para aquisição do bilhete.
A exceção é para passagens para menores de idade e por civilmente incapazes. Em outras palavras, o reembolso ocorre no nome do representante legal.
Para viagens de fretamento, o reembolso de bilhete coletivo acontece segundo as regras do contrato.
Além disso, existem dois tipos de reembolso: o voluntário e o involuntário. O involuntário é aquele que acontece quando o voo não ocorre, por exemplo, por um problema operacional da companhia aérea.
Se o bilhete não teve uso parcial, o reembolso será integral. Se houve utilização parcial, o reembolso não pode ser menor que o total do trecho não utilizado.
Como solicitar o reembolso pela Latam voluntário? O reembolso voluntário é aquele em que o passageiro solicita a devolução por razões diferentes das apresentadas no reembolso involuntário.
Nessa situação, se não ocorreu a utilização parcial, o reembolso será integral, com desconto da taxa de reembolso.
Se ocorreu utilização parcial, o reembolso terá desconto do valor de uma tarifa de ida simples.
Como conseguir reembolso sem ônus?
Em primeiro lugar, para o viajante que desistir do bilhete aéreo, o reembolso será sem ônus se o pedido ocorrer antes de 24 horas do recebimento do comprovante de viagem.
Em segundo lugar, é preciso que a data do voo tenha antecedência de 7 dias.
Se o seu caso não se enquadra nesses casos, o cancelamento da passagem seguirá as regras da tarifa contratada.
Leia também: Perder voo de conexão: Direitos do passageiro
O que é reembolso de bilhete de papel extraviado?
Quando você perde um bilhete de papel, a restituição acontece ao provar a perda e com pagamento de taxa, com algumas condições.
Ou seja, o bilhete perdido ou o trecho não utilizado não pode ter sido reembolsado. Além disso, não pode haver reembolso após a validade da passagem.
Em que casos pode haver recusa de reembolso?
Pode ser que a empresa recuse o reembolso.
Segundo informações da Latam, isso acontece “caso tenha sido apresentado para a Empresa por oficiais da alfândega, como prova da intenção de sair do país, ao menos que seja apresentado um documento que comprove que o passageiro tenha permissão para permanecer no país ou que sairá desse país por outro meio de transporte”.
Reembolso e taxa de câmbio
Como solicitar o reembolso pela Latam em outra moeda? O reembolso ocorre de acordo com a moeda com a qual houve o pagamento do bilhete. Além disso, a consideração do câmbio é referente à data da emissão da passagem.
E, por fim, todos os reembolsos seguem as normas do país onde você comprou o bilhete.
Se você teve problemas para conseguir reembolsos ou quaisquer outros com a companhia aérea, entre em contato com a Liberfly para avaliarmos o seu caso!