Guia completo para não ter problema na alfândega

Guia completo para não ter problema na alfândega

Você já fez uma viagem para outro país e teve alguma dor de cabeça com a alfândega? É normal que muitos viajantes tenha problemas com o órgão. Com o intuito de diminuir as adversidades, montamos um guia definitivo para você não ter nenhuma dificuldade com os postos fiscais.

Localizada dentro dos aeroportos internacionais, ela tem o objetivo de fiscalizar e controlar a entrada e saída das mercadorias. É responsabilidade do departamento tributar mercadorias que ultrapassam a cota!

Evite problemas com a alfândega

Verifique a documentação

Para que seja feito o desembaraço, é essencial que todos os documentos estejam em ordem. São eles: comprovante de importação e de pagamento de taxa; documentos pessoais e de conhecimento de carga; e, por fim, notas fiscais. Após a verificação, o viajante está liberado para seguir o seu trajeto!

Responda as perguntas

Quando alguma ocorrência acontece, é comum que passageiros, ao desembarcarem, sejam questionados sobre suas malas. Portanto, responda as questões com educação e calma.

Não traga itens proibidos

O Brasil possui uma lista de utensílios que não podem entrar. Dessa forma, respeite a legislação!

Limite de bagagem

Por fim, em voos domésticos, o viajante pode levar consigo uma mala de mão com até 10kg, enquanto a despachada deve ter 23kg. Para viagens internacionais, o valor é diferente: bagagem de mão pode ser até 16kg e despachada de 23kg a 32kg.

Itens que não entram no Brasil

  • Cigarros e bebidas fabricados no país, mas destinados à venda exclusiva no exterior;
  • Espécies animais da fauna sem licença concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA);
  • Produtos apontados com marcas falsificadas, alteradas ou imitadas;
  • Mercadoria que atenta à moral, bons costumes, à saúde e à ordem pública;
  • Joias e diamantes brutos.

Sua mercadoria ficou presa na alfândega? Saiba o que fazer

Primeiramente, verifique os documentos que estão faltando; e, em seguida, apresente-os. Caso ela tenha ficado retida por falta do pagamento de imposto, é preciso fazer o recolhimento corretamente, evitando problemas.

Conheça nossos serviços

Somos uma lawtech especializada em problemas aéreos como cancelamento de voo, extração de malas e overbooking. Se você já passou por alguma situação, envie o seu relato que avaliamos gratuitamente. Se aprovado, você pode receber até R$ 1000 em 48h úteis!

problemas com voo
Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *