O avião é considerado o meio de transporte mais seguro. No entanto, muitos viajantes têm medo até mesmo da ideia de entrar em uma aeronave. Por isso, vamos falar sobre como enfrentar o medo de viajar de avião.

Pessoas com essa fobia em geral combinam vários medos, como medo de altura, claustrofobia ou medo de morrer. Nesse sentido, esses indivíduos podem ter um ataque de pânico quando estão no voo.

Logo, esse medo penaliza, por exemplo, as pessoas que desejam viajar de férias a um lugar acessível apenas por avião, ou mesmo quem precise viajar a trabalho. Isso pode trazer diversas limitações à vida da pessoa.

Porém, independentemente de qual seja o seu nível de medo, é possível dominá-lo. Se você tem fobia de avião ou conhece alguém que sofre deste mal, acompanhe as nossas dicas!

Como o medo de voar se manifesta nas pessoas?

Os sintomas mais comuns de quem tem medo de voar são pulsação acelerada e a taquicardia. Além disso, surge a sensação de mal-estar e mesmo azia.

As pessoas afetadas ficam ansiosas, sofrem de insônia e, às vezes, ocorrem ataques de pânico. Isso porque o medo de avião sinaliza alarmes no organismo, como se antecipassem um perigo.

Por isso, é interessante procurar maneiras de saber como enfrentar o medo de viajar de avião.

O medo se manifesta de forma física e psicológica. Além disso, os sintomas iniciais são uma leve sensação de formigamento e uma leve tensão que já começam no aeroporto.

Pessoas que têm medo de voar imaginam os piores cenários. O sentimento toma conta da pessoa e a perturba profundamente.

Sabendo isso, confira agora algumas maneiras de lidar com esse medo.

Dicas de como enfrentar o medo de viajar de avião

Aprenda a relaxar e a respirar

Diante da ansiedade, você deve tentar acalmar o corpo. Como voar significa perder o controle para muitas pessoas, isso resulta em um estado de hipervigilância.

Palpitações, falta de ar, sensação de asfixia, mãos suadas, calafrios, tonturas, ondas de calor tornam-se um pesadelo.

Daí a necessidade de prestar atenção ao próprio corpo. Nesse sentido, as técnicas de relaxamento da Sofrologia podem ajudar. Elas permitem que você saiba como controlar a respiração e a relaxar. Isso induz a um estado de espírito mais sereno.

Por exemplo, você pode fazer um exercício de inspirar por 4 segundos e depois expirar por 6 segundos. Repita seis vezes.

Baixe aplicativos para se distrair

A próxima dica de como enfrentar o medo de viajar de avião é com a ajuda de apps.

Para tudo na vida, existe um app, e para o medo de voar não é exceção. O aplicativo SOAR, por exemplo, poderá ajudá-lo antes, durante e depois do voo. Ele possui vídeos, informações de turbulência, previsão do tempo, entre outras.

Outro aplicativo é o SAM, que foi desenvolvido por psicólogos para ajudar passageiros a enfrentarem a fobia.

Pratique um hobby antes da viagem

Quanto menos tempo você gastar se preocupando com os riscos melhor. Leia, faça exercícios, assista a filmes na Netflix, ouça suas músicas favoritas ou faça qualquer atividade que cause bem-estar.

Faça meditação

A meditação é um remédio natural para ansiedade e depressão. Se você meditar por 30 minutos diários, isso pode ser suficiente para ajudar a controlar sintomas de quem tem medo de avião.

Inclusive, diversos estudos já demonstraram que a meditação ajuda a combater a ansiedade e o estresse.

Meditar ajuda a reduzir a concentração do hormônio do estresse (cortisol). Dessa forma, você terá mais equilíbrio mental e saberá lidar melhor com as pressões internas.

Procure uma ajuda profissional para enfrentar o medo de viajar de avião

Como enfrentar o medo de viajar de avião em suas raízes? Reuniões em grupo e sessões de terapia podem ajudá-lo a resolver seu problema de ansiedade ou claustrofobia.

Pedir ajuda psicológica não é um sinal de fraqueza ou de derrota. Logo, começar uma psicoterapia significa ter a coragem de se questionar para compreender os próprios desconfortos e demonstrar que deseja melhorar.

É uma escolha de saúde que permite que você se conheça melhor, enfrente suas tensões e inseguranças de forma mais adequada.

Nesse sentido, a psicoterapia produz uma mudança nos indivíduos, e essa uma mudança também tem uma resposta neurofisiológica.

Tenha o foco no destino da viagem

Pense nas incríveis experiências que você terá no destino da viagem, seja em termos de conhecer novos lugares, entrar em contato com outra cultura ou saber mais sobre a gastronomia local.

Ao focar nos pontos positivos do seu roteiro de viagem, isso pode ajudar a afastar pensamentos intrusos que causem paralisia ou medo.

Não importa qual é o motivo da viagem. Se é para fazer um work and study, conhecer os melhores bares do Rio de Janeiro ou uma viagem em família. Quando você pensa em como serão prazerosos seus momentos no destino, sua mente pode ficar mais tranquila.

Uma forma de interiorizar esses pensamentos é fazendo anotações ou um checklist na agenda de tudo o que você quer fazer ou conhecer no destino.

Evite notícias sobre desastres aéreos

Para saber como enfrentar o medo de viajar de avião, essa dica é bem relevante.

Os acidentes de avião são muito raros e é mais provável ser atingido por um raio do que sofrer um acidente de avião. Sim, os riscos de um acidente aéreo são baixíssimos!

Então, não fique procurando notícias sobre desastres aéreos, pois isso em nada vai ajudá-lo a superar o medo de voar.

Os aviões são submetidos a verificações de segurança contínuas e existem profissionais altamente qualificados para garantir que os voos aconteçam de modo regular e sem transtornos.

Viaje acompanhado: como enfrentar o medo de viajar de avião

Viajar sozinho pode ser um desafio mais difícil para quem tem medo de avião. Por outro lado, se você viajar com amigos ou com alguém de sua confiança, você pode conversar, compartilhar ideias e se esquecer da fobia.

Desse modo, você se sentirá mais à vontade na viagem e poderá ter alguém por perto para ajudar a enfrentar o medo se você tiver algum ataque de pânico, por exemplo.

Se você viajar em grupo, com os amigos, por exemplo, ficará menos entediado, poderá dar boas risadas e se distrair durante a viagem.

Evite tomar café ou chá estimulante antes de embarcar

Outra dica de como enfrentar o medo de viajar de avião! O café exerce ação sobre o sistema nervoso e age sobre a vigília, deixando-o mais alerta e desperto.

Embora o consumo do café tenha muitos benefícios, pessoas ansiosas podem ter seus efeitos acentuados e podem demonstrar maior excitação e pulsação mais veloz. Além disso, o café pode te atrapalhar a dormir durante a viagem.

O efeito da cafeína ocorre cerca de 30 minutos após a ingestão. Depois disso, o corpo leva várias horas antes de eliminá-lo. Então, se você tem medo de avião, prefira tomar chás calmantes em vez de tomar café ou bebidas estimulantes na sua viagem.

Ouça música durante a viagem

O ato simples de colocar um fone de ouvidos no seu voo contribui de modo considerável para melhorar o bem-estar físico e psicológico.

A música favorece o humor, o estado de espírito e também a saúde. Ouvir suas músicas preferidas durante a viagem ajudará a afastar a ansiedade e o estresse.

Logo, essa é uma ótima maneira de como enfrentar o medo de viajar de avião.

Há estudos que afirmam que ouvir música aciona o mecanismo de produção de dopamina, fazendo com que o cérebro libere maiores quantidades dessa substância química que proporciona sensação de bem-estar.

A música age como um “ansiolítico” natural. Ela facilita também a produção da oxitocina, o hormônio da felicidade. Por isso, você pode aproveitar a viagem mais relaxado e se esquecer de preocupações com um fone de ouvido.

Escolha uma poltrona longe da janela

Quem tem medo de avião deve evitar escolher o assento da janela, pois isso pode intensificar a fobia.

Então, prefira uma poltrona no corredor. Se isso não for possível, deixe a janela fechada, para evitar crises durante o voo.

Tome remédios para enfrentar o medo de viajar de avião

Se a sua fobia for grave, procure um médico para ver se é necessário tomar algum remédio para enfrentar o medo de voar.

Os benzodiazepínicos, por exemplo, podem ser usados para reduzir a sensação de medo. Trata-se de pílulas tranquilizantes e para dormir, que fazem efeito rapidamente. Assim, você ficará muito mais despreocupado no seu voo.

Para entender como enfrentar o medo de viajar de avião, vale lembrar que nesse caso a causa do medo não é enfrentada, mas apenas suprimida.

Além disso, esse remédio costuma causar vício. Então, é importante também ter um acompanhamento psicológico para descobrir as verdadeiras causas do medo.

Conclusão: como enfrentar o medo de viajar de avião

Muitas pessoas se sentem mal apenas com a ideia de entrar em uma aeronave. Embora o avião seja estatisticamente o meio de transporte mais seguro, o medo de um acidente permanece.

Então, as pessoas com fobia de avião têm tanto medo de voar que podem ter sintomas físicos, além dos psicológicos.

A simples ideia de uma viagem de avião os deixa ansiosos. Às vezes a fobia provém do medo de altura ou até mesmo da alta tecnologia e complexidade de uma aeronave.

Se esse é o seu caso, vale a pena procurar uma ajuda profissional para encontrar as origens do problema.

Ao seguir as dicas deste artigo, você pode conseguir aliviar os sintomas do medo, mas em casos mais graves é recomendado a ajuda de um médico ou terapeuta.

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