Ao comprar um bilhete aéreo pode acontecer de você digitar o nome errado na passagem. Porém, como se trata de um documento pessoal e intransferível, é importante que o nome e o sobrenome estejam de acordo com o documento de identificação utilizado para embarque.
Na hora da compra, esse erro pode ocorrer por distração, ao utilizar o preenchimento automático do computador ou do celular. Alguns erros além de incorreções na grafia são sobrenome invertido na passagem, nome de solteira ou esquecer o agnome. Outro erro comum também é, por exemplo, no caso de divórcio. Nesses casos, o documento de identificação pode ainda não ter sido alterado.
Mas, quando você adquire o bilhete rapidamente sem conferir as informações, você já pode constatar o problema logo que recebe o e-mail de confirmação da empresa aérea.
Então, você precisa consertar o nome que está errado para não ter problemas ao embarcar. É bem simples o procedimento. Continue lendo para saber o que fazer!
Nome errado na passagem aérea: como proceder
Se as empresas não cumprirem o que a Anac estabelece, você precisa conhecer seus direitos e exigi-los se tiver algum problema. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o passageiro tem o direito de solicitar a correção do nome na passagem aérea.
A previsão está na resolução 400/16.Na maioria dos casos, não há cobrança para consertar o nome errado na passagem. Para companhias internacionais, a regra pode variar. A resolução estabelece que “o erro no preenchimento do nome, sobrenome ou agnome do passageiro deverá ser corrigido pelo transportador sem ônus ao passageiro”. Além disso, se você digitou o nome errado na passagem, pode pedir a correção até a hora do check-in.
Portanto, depois que você verificar que seu nome está errado na passagem, basta entrar em contato com a companhia aérea. Essa comunicação pode ser por chat, telefone ou e-mail. Salve prints para ter o registro da solicitação ou da conversa.
Lembre-se também de digitalizar uma cópia do documento de identificação que utilizará para embarcar para envio e correção do nome da passagem.
Leia também: Guia completo dos direitos dos passageiros de avião
Veja abaixo como é o procedimento para algumas empresas aéreas.
Nome errado na passagem aérea da Latam
Como mudar o nome da passagem aérea da Latam? Ao adquirir um passagem pela Latam, há um aviso aos passageiro sobre políticas da empresa, inclusive quanto à alteração do nome. Você pode conferir e revisar os dados a fim de afastar esse problema na hora da compra.
A empresa não permite que o nome errado na passagem aérea sofra alteração pelos canais de comunicação. A alegação tem por objetivo eliminar fraudes. Apenas dados como telefone e e-mail podem ter alteração.
Então, você precisará corrigir o nome na hora do check-in. Caso você queira esclarecer dúvidas, pode ligar para os números 0300-570-5700 ou o 4002-5700.
Correção de nome na passagem aérea da Azul
Diferentemente da Latam, na Azul você pode corrigir o seu nome errado na passagem sem grandes complicações. O mesmo vale para alterações em dados como telefone e e-mail.
Erros pequenos são corrigidos gratuitamente. Porém, erros mais complexos necessitam de averiguação pela empresa, para impedir fraudes.
Se o erro do nome estiver relacionado a divórcio, a recomendação é que o passageiro entre em contato com a empresa antecipadamente. Assim, a companhia terá tempo para conferir dados na Receita Federal. Apenas se os dados estiverem atualizados na Receita é possível fazer a alteração.
Já para acrescentar ou retirar alguma letra do nome, que pode levar à confusão do sexo feminino ou masculino, você deve ligar para 0800-887-1118. Outra alternativa é contatar o suporte pelo site da empresa.
Também para essa situação é preciso entrar em contato com antecedência.
Alterar nome da passagem na Gol
A Gol analisa o nome errado na passagem individualmente. O passageiro precisa entrar em contato pelo número 0800 704 0465 ou pelo site.
Para mudar erros mais simples, não existe muita burocracia. Por exemplo, o nome é Maria e saiu como Marina. Ou se é Isadora e apareceu como Issadora. Nesses casos, a correção do nome na passagem aérea ocorre rapidamente.
Em casos de divórcio, você precisará mostrar documentos de comprovação do novo nome. Um exemplo é a certidão de separação.
Já os erros de digitação de CPF ou de dados de contato podem ser corrigidos por telefone mesmo.
Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com a companhia aérea e antes do check-in.
Nome errado na passagem da Avianca
A Avianca permite a alteração de nome em passagens aéreas nacionais. Mas apenas se essa alteração não alterar a fonética do nome. Por exemplo, se o nome Henrique saiu como Enrique.
Para alterar CPF e informações de contato, entre em contato pelo número 4004-4040 ou pela central de atendimento da companhia.
Não é permitida, porém, nenhuma alteração de nome na passagem aérea para viagens internacionais. Nesse caso, é preciso informar a empresa com dois dias de antecedência (48 horas antes do embarque).
Erros comuns cometidos no preenchimento da passagem aérea
Para você se precaver na próxima vez que for preencher seus dados ao comprar uma passagem aérea, abaixo temos uma lista dos erros mais comuns. E também de exemplos que podem gerar dúvidas se é preciso corrigir o nome na passagem.
Veja quais são e evite cair nesses deslizes relacionados ao nome errado na passagem!
1. Nome do meio
Esquecer de preencher o nome do meio é um erro que precisa ser corrigido para embarcar? Não, você não precisa necessariamente digitar o seu nome do meio.
Ao informar seu primeiro e último nome, esses dados são suficientes e você não precisará pedir a alteração na empresa aérea.
Mas se você quiser alterar seus dados, com o nome completo, pode contatar a companhia aérea e requerer a correção do nome na passagem aérea. Cada empresa pode ter uma política diferente para aceitar ou não a solicitação.
2. Agnomes
Os agnomes Júnior, Filho ou Neto e suas variações devem estar presentes de forma obrigatória na passagem aérea.
Se houver omissão desse sobrenome, pode ser que haja uma confusão sobre quem está embarcando. Sendo assim, a empresa precisa ter certeza se quem está embarcando é você mesmo ou um outro parente.
Caso você tenha esquecido de preencher o agnome ao comprar o bilhete, entre em contato com a empresa. Isso acontece pelos seus canais de comunicação ou de modo presencial para corrigir o nome errado na passagem.
Assim, você não será um passageiro impedido de embarcar devido ao nome incorreto.
3. Problemas de digitação
Este é o erro mais frequente entre viajantes. Seja por pressa, descuido ou falta de atenção, acontece de o nome na compra conter erros. Caso a incorreção seja no nome ou no sobrenome, você precisa fazer a alteração para não ter problemas
Como dito anteriormente, a correção de nome na passagem aérea acontecer ao entrar em contato com a companhia, de preferência com antecedência.
4. Corrigir todo o nome na passagem
O passageiro pode alterar totalmente o nome que consta na passagem? Isso não é permitido pela lei no país.
O motivo é que pode-se entender que a pessoa que comprou a passagem deseja substituir para outro passageiro o bilhete. Entretanto, é uma prática proibida.
Como corrigir o nome errado na passagem aérea nessa situação? Caso seja mesmo necessário alterar completamente o nome, você deverá cancelar a passagem e realizar outra compra.
O que fazer se a empresa aérea não concordar em corrigir o nome errado na passagem?
A Anac e a lei brasileira estipulam que a correção do nome no bilhete aéreo deve acontecer pelas empresas aéreas. Porém, algumas companhias podem vir a cobrar taxas e isso não é uma prática aceitável. Se a empresa não quiser alterar o nome, procure a Anac, presencialmente ou por telefone.
Caso o problema não se resolva depois dessa tentativa, entre em contato com a Liberfly para avaliarmos o seu caso! Somos a maior startup da América Latina especializada em soluções de problemas com companhias aéreas.
Vale lembrar que na maioria dos casos você não precisa cancelar a passagem e comprar outra para poder fazer a viagem. Basta corrigir o nome errado na passagem entrando em contato com a companhia. Você tem o direito de exigir a correção do nome na passagem aérea sem que tenha que pagar nada por isso em voos nacionais. Corrigir o nome é um procedimento simples na maioria dos casos, principalmente se envolver apenas pequenos erros de digitação.
Gostou das dicas? Deixe abaixo seu comentário e compartilhe este post com seus amigos!
Leia também: Direitos do consumidor para você não sair no prejuízo
12 Comments
Olá,
Obrigada pela ajuda com esse artigo mas ainda preciso de um apoio, podem me ajudar?
Meu nome ficou invertido na passagem SOBRENOME/NOME comprei com a trip.com que quer me cobrar uma taxa de R
$ 5.000,00 para fazer a correção (valor mais alto que paguei na passagem) em contato com a Cia aérea elas dizem que preciso falar com minha agência. Ja falei com a ANAC também mas me disseram que como comprei por agência, não podem fazer nada por mim… O que fazer nesse caso?
Faltam 20 dias para minha viagem!
Olá Janaína, tudo bem?
Muito bom saber que o artigo te ajudou!
Na passagem aérea o seu nome fica “invertido” (sobrenome/nome). Não precisa se preocupar! Isso é normal!
Boa viagem! A Liberfly agradece!
Bom dia . Mesmo que a passagem seja internacional ? Nome invertido não tem problema ?
Ola Ricardo, tudo bem?
Não há problema se o nome estiver invertido em uma passagem internacional, desde que a discrepância não seja significativa o suficiente para levantar suspeitas de fraude ou atividades suspeitas. No entanto, é sempre recomendável que o nome na passagem corresponda exatamente ao nome que consta no documento de identificação utilizado para viagens internacionais, como o passaporte.
Boa Noite,
Comprei uma passagem aerea em 2020 para vários trechos e na época a minha sobrinha tinha o sobrenome que depois em 2021 foi alterado devido a inclusão do Padrasto na Certidao e o novo passaporte ficou com o novo sobrenome, como a passagem foi comprada pela decolar, estou desde março tentando a inclusao, que no início foi informado pela decolar que a companhia aérea no caso a Latam disse que seria possível fazer a alteração, mas a Decolar até o momento não fez o processo, a viagem se inicia em 15 de junho e até agora não houve essa inclusão, terei problemas para embarcar?
Boa noite! Na passagem aerea da minha mãe ficou faltando a contração DO antes do sobrenome dela. Ex: ao inves de aparecer Maria do Nascimento acabou saindo Maria Nascimento, acho que foi por causa do limite de caracteres. Liguei na Latam e eles disseram que não teria problema e que não precisava ajustar. Mesmo assim fiquei insegura porque é voo internacional. O que faço? Insisto no ajuste? Obrigada!
Olá! Entendo sua preocupação com a passagem aérea da sua mãe. A falta da preposição “do” antes do sobrenome pode ser um erro, especialmente em voos internacionais, onde a correspondência exata dos nomes é importante devido às normas de segurança e regulamentações alfandegárias.
Apesar de a companhia aérea ter informado que não há problema e que não é necessário ajustar, ainda é aconselhável considerar algumas opções para evitar possíveis inconvenientes:
Entrar em Contato Novamente: Se você ainda se sente insegura, talvez seja uma boa ideia entrar em contato novamente com a Latam e explicar novamente a situação. Pergunte se podem fornecer essa orientação por escrito, como um e-mail, para ter um registro da resposta deles.
Verificar com Autoridades de Imigração: Caso sua mãe esteja viajando para um destino com regulamentos mais rigorosos, é recomendável verificar com as autoridades de imigração do país de destino para entender se a discrepância no nome pode causar problemas na entrada.
Chegar com Antecedência: Independentemente de qualquer resposta da companhia aérea, é sempre recomendável chegar ao aeroporto com mais antecedência para evitar a possibilidade de atrasos devido a problemas com o nome na passagem.
Alterar a Passagem: Se após considerar as opções anteriores você ainda estiver insegura, pode valer a pena considerar a possibilidade de solicitar a correção do nome na passagem. Algumas companhias aéreas podem permitir ajustes ou correções mediante pagamento de taxas.
Consultar um Profissional: Se você estiver realmente preocupada, pode ser útil consultar um profissional de viagens ou um advogado para obter orientação específica sobre a situação.
Lembre-se de que o objetivo é garantir que sua mãe possa viajar sem problemas. Portanto, tome a decisão que melhor lhe parecer, levando em consideração a segurança e o conforto dela durante a viagem.
Bom dia!! Gostaria de agradecer pelas orientacoes e dizer que liguei novamente na Latam e ajustaram o nome da minha mãe na passagem dela sem problemas. Para a correção só pediram para eu informar qual o erro que eu desejava corrigir e o numero do passaporte dela. Fizeram certinho e me mandaram a nova reserva e o recibo (eles emitem outra passagem e cancelam a anterior). Nao houve custo de nada e nem do trecho internacional em outra cia aerea. Basicamente, fizeram toda a marcação novamente, inclusive com os mesmos assentos da reserva anterior. Tambem ja disponibilizaram as informacoes atualizadas no app. O único ponto negativo é que fiquei um bom tempo no telefone esperando, em torno de 1h30m, para conclusão do atendimento, mas acho que é porque este tipo de operacao é demorada mesmo. Foi bom ter paciencia!! Obrigada, mais um vez.
Boa tarde. Comprei uma passagem internacional para meus pais pela mytrip. Na hora de colocar os dados eu troquei o sobrenome do meu pai pelo da minha mãe. Entrei em contato para fazer a alteração e eles estão querendo me cobrar 8 vezes mais que eh paguei na passagem para consertar o nome. O que devo fazer ? Desde já obrigada pela atenção
Oie Thainnara! Lamento ouvir sobre a situação com a troca de nomes na passagem internacional. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para resolver esse problema:
Entre em contato com a mytrip: Continue a se comunicar com a empresa de viagens (mytrip) e tente explicar a situação de forma clara e educada. Às vezes, diferentes agentes de atendimento ao cliente podem fornecer informações diferentes, por isso, é importante persistir na resolução do problema.
Consulte a política da mytrip: Verifique a política de alteração de nome da mytrip e certifique-se de que você está ciente das regras e taxas associadas a esse tipo de alteração. Normalmente, as empresas aéreas têm políticas sobre correções de nome em passagens.
Documentos de suporte: Se houver documentos ou comprovantes que demonstrem que foi um erro de digitação ou um problema legítimo, como um documento de identificação incorreto, tenha esses documentos à mão para respaldar seu caso.
Fale com a companhia aérea: Entre em contato diretamente com a companhia aérea para a qual você comprou as passagens e explique a situação. Algumas companhias aéreas podem estar dispostas a ajudar diretamente, embora possa haver taxas envolvidas.
Proteja seus direitos: Consulte as leis de proteção do consumidor em seu país e na jurisdição onde a mytrip está baseada. Isso pode ajudá-lo a entender melhor seus direitos e opções legais, se necessário.
Mediação: Se a mytrip se recusar a resolver o problema de forma satisfatória, você pode considerar a possibilidade de entrar em contato com uma agência de proteção do consumidor ou uma autoridade reguladora de viagens para buscar ajuda na mediação.
Revisão da reserva: Se as despesas para corrigir o nome na passagem continuarem sendo excessivas, você pode considerar a opção de cancelar a reserva e reemitir uma nova passagem com os detalhes corretos. No entanto, isso pode envolver custos adicionais, dependendo da política da mytrip e da companhia aérea.
Lembre-se de manter um registro de todas as comunicações, incluindo datas, nomes de agentes de atendimento ao cliente e números de protocolo. Perseverança e paciência podem ser essenciais ao lidar com problemas desse tipo. Boa sorte na resolução do problema e espero que seus pais tenham uma viagem tranquila!
Eu fiz a compra de passagem pela 123milhas (antes de toda situação atual deles) porém o sobrenome ficou errado, faltando apenas uma letra, o sobrenome é Lanzellotti e ficou Lanzellott, faltando o i no final. Liguei na Gol e eles disseram que a 123milhas precisa solicitar a alteração, porém não conseguimos falar com eles de jeito nenhum, acredito que por toda situação atual. Vou ter problema na hora do embarque por conta desse erro? É um voo nacional
Olá João Pedro, tudo bem?
É compreensível que você esteja preocupado com o erro no sobrenome da sua passagem. Embora eu não possa garantir o resultado, posso oferecer algumas sugestões que podem ajudar a resolver a situação:
Tente entrar em contato com a 123Milhas: Mesmo que esteja difícil falar com eles devido à situação atual, continue tentando. Envie e-mails, mensagens através do site ou redes sociais e ligue regularmente. Eles podem eventualmente responder e ajudar a corrigir o erro.
Documentação de identidade: Certifique-se de que sua documentação de identidade (RG ou passaporte) corresponde ao nome na passagem. Se você tiver algum documento que comprove que o sobrenome está correto (como uma carteira de identidade), leve-o consigo para o aeroporto como precaução.
Chegue cedo ao aeroporto: Planeje chegar mais cedo no dia do voo para evitar qualquer atraso devido a essa situação. Dessa forma, você terá tempo para resolver quaisquer problemas que possam surgir.
Converse com a companhia aérea: Quando chegar ao aeroporto, converse com a equipe da Gol e explique a situação. Eles podem ser capazes de ajudar ou fornecer orientações sobre como proceder.
Seguro de viagem: Verifique se você possui um seguro de viagem. Alguns seguros cobrem situações como essa e podem ajudar a cobrir custos adicionais, caso ocorram.
Lembrando que a melhor abordagem é sempre tentar corrigir o erro o mais cedo possível. Embora a falta de uma única letra no sobrenome possa não ser um problema grave, é importante garantir que tudo esteja em ordem para evitar possíveis complicações no momento do embarque.