Portugal abre para brasileiros!

No início de setembro, Portugal abriu para brasileiros as fronteiras para turismo. Essa é uma excelente notícia para brasileiros que desejam viajar para o país lusitano. Afinal, foram 18 meses de restrição à entrada desde o início da pandemia.

A Covid-19 está diminuindo na Europa e esse desenvolvimento levou muitos países do Espaço Schengen e da União Europeia a reabrirem gradualmente suas fronteiras.

Nesse sentido, para que os turistas brasileiros consigam entrar em Portugal, eles precisam ter um Certificado Digital Covid da UE.

Além disso, precisam apresentar PCR negativo feito 72 horas antes de embarcar. Ou, como alternativa, apresentar teste de antígeno de no máximo 48 horas.

Se você está planejando viajar para Portugal, continue lendo para saber as regras na pandemia.

O que preciso fazer para entrar em Portugal?

Testes negativo de Covid-19

Por acaso você já está planejando a sua próxima viagem para a Europa? Após tantos meses com as fronteiras fechadas, é natural que muitas pessoas estejam ansiosas por viajar.

Principalmente considerando que houve avanços na vacinação desde o início da pandemia, não é mesmo?

Como Portugal abriu para brasileiros, sabe-se, contudo, que a vacinação não necessariamente exime os viajantes de terem que apresentar testes negativos de Covid-19.

Para entrar em Portugal, além do Certificado Digital da UE é permitido entrar no país ao apresentar os testes.

Porém, não é necessário ficar em quarentena por 14 dias depois de chegar ao destino. Vale lembrar também que crianças menores de 12 anos não precisam fazer o teste.

Mas você está em dúvida sobre qual teste deve fazer? O teste de antígeno costuma ter um custo menor e é menos incômodo que o PCR.

Para isso, é necessário que o documento contenha todas as informações. Por exemplo, identificação do cidadão, nome do teste e tipo, local, data e hora do país em que foi realizado, bem como o resultado do teste, quem o emitiu e os dados de autenticação.

Existe uma lista de testes antígenos aceitos em Portugal que você pode consultar neste link.

Agora que você já sabe que Portugal abriu para brasileiros, entenda o que é o Certificado Digital da UE.

Certificado Digital da UE

Quanto ao Certificado Digital, ele é emitido pela própria União Europeia.  Portanto, se o turista brasileiro não tiver o certificado de vacinação europeu, precisará apresentar teste PCR ou de antígeno.

Vale lembrar que o regulamento do Certificado Digital da UE entrou em vigor em 1 de julho de 2021.

Os cidadãos e residentes da UE podem obter seus certificados emitidos e válidos em toda a UE. Além disso, as autoridades nacionais são responsáveis ​​pela emissão do certificado.

Logo, o certificado fornece reconhecimento do status do titular relacionado à vacinação, recuperação da Covid-19 ou resultado do teste.

Porém, cada país europeu continua a ser responsável por definir os seus próprios requisitos e regras de entrada, que não são normalizados de forma centralizada na UE.

Isso significa que o que é exigido para ingressar mediante a apresentação deste certificado depende das medidas e regras de entrada em vigor no país de destino.

Além do certificado e do teste contra Covid, os passageiros devem preencher o Passenger Locator Card  antes da partida para Portugal ou a bordo.

Como está o turismo em Portugal

Portugal abriu para brasileiros, mas como está o turismo no país?

Embora tenha havido a reabertura, existem ainda certas restrições internas em Portugal, que precisam ser respeitadas por brasileiros que ingressam no país.

Porém, vale lembrar que não é mais obrigatório usar máscaras em espaços públicos no país. Apenas em ambientes internos há obrigatoriedade.

Regras gerais para transitar em Portugal

Se você vai viajar a turismo para Portugal, é importante saber o que é permitido e o que é exigido em diferentes lugares e situações.

Afinal, como Portugal abriu para brasileiros as fronteiras de turismo, você não quer ser pego de surpresa, não é mesmo?

Então, podem surgir diversas dúvidas. Como está a circulação de pessoas em ambientes fechados? Os bares e restaurantes estão abertos? Há eventos e atrações culturais?

Entre as regras gerais que valem para Portugal, destacam-se:

-> Restaurantes, cafés e confeitarias sem restrições de abertura e fechamento até as 2h. Limitada a grupos de 8 pessoas em áreas internas.

-> Bares com as mesmas regras dos restaurantes.

-> As lojas e centros comerciais estão abertos, sem restrições de horário.

-> Eventos culturais com 75% da capacidade.

-> Casamentos e batizados com 75% da lotação.

-> Eventos outdoor possíveis com regras específicas (consulte o site do evento para ter mais informações).

-> Eventos de esportes amadores e treinamento possíveis com regras específicas (consulte o site do evento para mais informações).

-> É proibida a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou postos de gasolina.

-> É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços externos e vias públicas.

-> Os campos de golfe estão totalmente funcionando.

Locais onde o Certificado Digital ou teste negativo para Covid-19 são obrigatórios

Você já sabe que para entrar em Portugal precisa ter um desses dois documentos. Mas depois de entrar  no país, já pode passear e esquecer esses documentos no hotel? Não exatamente.

Você poderá ter que apresentá-los se quiser frequentar determinados locais. É obrigatória a apresentação do Certificado Digital de COVID da UE ou teste negativo em:

-> Alojamento turístico, no momento do check-in (no caso de turistas do Reino Unido também é permitido apresentar um comprovante de vacinação completa reconhecida para o efeito de entrar no país).

-> Serviço de refeições dentro dos restaurantes, às sextas-feiras a partir das 19 horas, aos fins-de-semana e feriados.

-> Banhos termais e spas.

-> Cassinos e bingos.

-> Aulas em grupo em academias.

-> Eventos culturais e esportivos com mais de 1000 pessoas, ao ar livre, ou com mais de 500 pessoas, em ambientes fechados.

-> Casamentos e batizados com mais de 10 pessoas.

Como você pode perceber, vários locais e eventos de lazer já estão liberados para as pessoas, mas a entrada não é totalmente livre. Ou seja, você precisa apresentar os documentos mencionados.

Para reforçar, os tipos de testes permitidos são:

-> RT-PCR, com 72 horas de antecedência.

-> Teste de antígeno com laudo laboratorial, realizado nas 48 horas de antecedência.

-> Teste rápido antígeno realizado nas 24 horas anteriores, na presença de profissional de saúde ou farmacêutico que ateste seu desempenho e resultado.

-> Teste rápido de antígeno efetuado no local, à porta do estabelecimento, sob a supervisão dos responsáveis ​​por essas instalações.

Crianças menores de 12 anos acompanhadas por um adulto estão isentas de exigência de exames. Portanto, elas têm acesso livre a lugares ou estabelecimentos, para participar de eventos e viajar pelo país.

Quais são as regras de comportamento para fazer turismo em Portugal?

Portugal abriu para brasileiros as fronteiras de turismo e existem algumas regras de comportamento para quem ingressa ao país que já são conhecidas dos brasileiros, mas que é sempre bom lembrar. Confira:

-> Distanciamento social.

-> Lavagem frequente das mãos.

-> Uso obrigatório de máscara em espaços fechados e recomendado ao ar livre quando a distância entre as pessoas não for segura.

-> Etiqueta respiratória.

Selo Clean & Safe

No turismo em Portugal, foi implementado o selo “Clean & Safe” que permite aos turistas ter uma maior segurança e confiança na utilização dos estabelecimentos de alojamento, nos diversos serviços turísticos e atrativos turísticos.

Este selo pode ser fixado em empresas de forma a demonstrar que as normas de controle da disseminação do coronavírus estão sendo cumpridas.

Em um momento de volta gradual à normalidade, essa é uma forma de trazer mais segurança para os turistas e consumidores.

O programa Clean & Safe realiza treinamento com as empresas, que passam a ter atestados os requisitos de limpeza e higiene para prevenir o coronavírus.

Entre essas empresas se incluem bares, restaurantes, alojamentos, campos de golfe, entre outros.

O objetivo é, portanto, incentivar o turismo e aquecer a economia em Portugal. O selo tem validade de um ano. Além disso, mesmo com o selo são feitas inspeções para averiguar o cumprimento das normas.

Como está o turismo na Europa

Vimos então que houve liberação do turismo para brasileiros em Portugal. Mas e os outros países da Europa? Quais já abriram as fronteiras? Outros países que também liberaram a entrada de brasileiros são, por exemplo:

-> França

-> Bélgica

-> Espanha

-> Alemanha

-> Holanda

-> República Tcheca

-> Suíça

Para circular entre os países europeus na UE, os brasileiros precisam seguir certas regras.

Por exemplo, nem todos os países aceitam certas vacinas ou imunizantes e, também, pode haver medidas restritivas para quem esteve no Brasil nos 14 dias anteriores.

Agora que Portugal abriu para brasileiros as fronteiras para turismo, você já sabe como são os procedimentos para entrar no país.

Espero que essas informações tenham sido úteis!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *