Saiba como identificar uma dívida em seu nome

Para saber como identificar uma dívida em seu nome, você precisa seguir alguns passos simples para verificar se está com nome sujo.

Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, o país apresentou 63,4 milhões de inadimplentes em outubro de 2021. Este é o maior valor registrado desde julho de 2020.

Portanto, é comum que haja essa preocupação em relação ao nome. Ou seja, se ele está sujo em algum birô de crédito.

E, além disso, é importante que você saiba como proceder em caso de nome negativado indevidamente.

Então, boa leitura!

Entenda como identificar uma dívida em seu nome

Como descobrir dívidas em meu nome? Essa é uma dúvida frequente e a consulta pode ser feita online. Para consultar dívida em seu nome, o procedimento pode ser feito nos birôs de crédito, como Serasa, SCPC ou SPC.

Dessa forma, você conseguirá saber se possui algum débito, se o nome está sujo e, também, poderá fazer uma negociação para resolver a pendência. A consulta é gratuita.

Como consultar o nome no Serasa

Para saber como identificar uma dívida em seu nome, você pode fazer uma consulta no Serasa ao baixar o aplicativo ou entrar no portal da empresa.

Primeiro, faça o cadastro com seus dados pessoais e crie um login e uma senha. Em seguida, confirme o registro com a mensagem que receberá pelo e-mail.

Depois faça o login e vá em Consultar Dívidas e Pendências.

Se houver alguma dívida, você verá na tela qual empresa fez o cadastro da dívida, bem como o respectivo valor e o dia do vencimento.

Contudo, pode ser que você tenha alguma dívida não paga e que seu nome não esteja sujo ainda. O motivo é que as empresas podem esperar um mês até negativar o nome.

Por sua vez, se o nome estiver negativado você verá essa informação ao realizar a consulta.

No site do Serasa você pode consultar também o seu Score. Além do mais, você pode negociar sua dívida no próprio Serasa.

Como consultar o nome no Boa Vista

Como saber se o seu nome está sujo?

Você quer saber como identificar uma dívida em seu nome, não é? Outra forma de verificar se o nome está negativado é fazendo uma consulta no SCPC Boa Vista. É preciso também fazer o cadastro antes de verificar a situação do nome.

Depois de se cadastrar e fazer o login, vá em Dívidas. Lá você saberá quais são as pendências.

Caso você queira ser alertado sobre a inscrição do nome, ou mesmo antes que ele conste nos dados, você pode configurar esse serviço ao pagar uma taxa no site.

Como consultar o nome no SPC

Como saber todas as dívidas em meu nome?

Existe também a opção dessa consulta no SPC. Você consegue fazer essa verificação no próprio site.

Ao acessar a página você verá a opção Consultar CPF. Assim como nos demais birôs de crédito, você precisa fazer o seu cadastro.

Depois de preencher os dados, baixe o app Google Authenticator. Em seguida, utilize o QR Code para ter acesso às suas informações.

Outra opção é baixar o aplicativo SPC Consumidor e fazer a consulta por lá.

Com quantos dias o nome vai para o SPC, Serasa ou Boa Vista?

Além de entender como identificar uma dívida em seu nome, é interessante que você tenha informações também sobre o prazo para ficar negativado em birôs de crédito.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não existe um prazo definido para que a empresa registre o nome nos birôs.

Porém, se você atrasar em apenas um dia a fatura, por exemplo, não significa que seu nome ficará sujo imediatamente.

Em geral, os credores costumam esperar um mês antesde negativar o nome. Além disso, você precisa ser avisado com antecedência pelo SPC, Serasa ou Boa Vista.

Dessa forma, terá tempo para regularizar a pendência. Apenas depois do aviso e do não pagamento é que você pode constar como inadimplente e ter o nome sujo.

Se não houver esse aviso, trata-se de uma situação de nome negativado indevidamente.

Nessa situação, você pode até ser indenizado por não receber um alerta de que seu nome entraria para a lista de negativados nos birôs de crédito.

Pois bem. Você já sabe como identificar uma dívida em seu nome. Mas como é o procedimento por parte do credor?

Primeiro, a empresa notifica o Serasa ou outros birôs. Depois, eles têm o prazo de 5 dias para enviar um aviso ao consumidor. Esse aviso é feito por meio dos Correios ou por ligação telefônica e SMS.

Logo, quando você receber a mensagem, terá o prazo de 10 dias para entrar em contato com o credor e pagar a dívida. Se isso não ocorrer, o nome pode ficar negativado.

Além disso, embora não seja uma norma, é normal que antes da inclusão do nome negativado as empresas enviem 3 avisos formais ao consumidor. Ou seja, antes de informar o Serasa da dívida.

É uma prática também que os credores aguardem 30 dias antes de negativar o nome do inadimplente.

Leia também: Situações que ocorrem quando há uma negativação indevida

É verdade que depois de 5 anos o nome limpa?

Sim, é verdade! Além de saber como identificar uma dívida em seu nome, é essencial que você se atente a este prazo.

Então, se você quer saber quanto tempo leva para limpar o nome, após 5 anos o nome não pode mais estar sujo no SPC, Serasa ou SCPC. Ou seja, após esse período o nome precisa sair dos cadastros negativados.

Além disso, a empresa com a qual você tem alguma dívida não pode fazer a cobrança judicial.

Outro ponto relevante é que haverá um outro cálculo do Score e ele poderá voltar a subir se não houver outras pendências.

No entanto, o fato de o nome não constar mais como negativado nos birôs de crédito não significa que a dívida deixou de existir.

Nesse sentido, você deve fazer a negociação com a empresa para realizar o pagamento.

“Passou 5 anos e meu nome continua no Serasa”. O que fazer nesse caso? Essa é uma situação em que você tem direito a indenização por danos morais pelo fato de o nome ainda contar como negativado após a prescrição.

Meu nome está sujo mas não consta no Serasa. O que isso significa?

Já vimos  como identificar uma dívida em seu nome. Mas você descobriu que ele está sujo e não está no Serasa?

O Serasa é uma das maiores empresas com dados sobre crédito. Porém, não é a única. Como vimos, existe também o SPC e o SCPC Boa Vista.

Portanto, se o seu nome não estiver no Serasa, pode ser que esteja em outros birôs de crédito. Em outras palavras, há informações que podem não estar presentes no Serasa, mas que podem estar em outra base de dados.

Além disso, outro motivo para que não esteja constando dívida negativa no Serasa é a inscrição da dívida em datas distintas.

Por sua vez, se isso ocorrer é algo que precisa ser corrigido. A razão é que uma mesma dívida não pode ter duas datas diferentes de vencimento.

Logo, a data de inscrição precisa corresponder ao dia do vencimento, no qual o consumidor não fez o pagamento.

Paguei minha dívida e meu nome continua sujo

Saber  como identificar uma dívida em seu nome é indispensável para que você entenda também quando acontece uma situação de nome negativado indevidamente.

Se você já pagou a dívida, obviamente o nome não pode mais estar negativado, certo? Afinal, a empresa deveria ter limpado o seu nome da lista depois de você ter quitado o débito.

Por outro lado, pode acontecer de o nome estar sujo ainda, mesmo após o pagamento, porque existe um prazo de 5 dias para que ele deixe de estar negativado. Ou seja, apenas após esse período o nome vai ficar limpo.

Se isso não acontecer, trata-se de um erro e você pode ser indenizado pelo fato de o credor não ter retirado seu nome do birô de crédito.

Para conseguir uma indenização sem entrar na Justiça, você pode preencher o formulário da Liberfly em nosso site.

Sim, é justo que você busque seus direitos, não é verdade? Afinal, se você estiver com restrições no nome, poderá ter diversas restrições à sua vida financeira, além do próprio estigma de ser um consumidor com nome negativado.

Além disso, há casos em que você já pagou a dívida, mas o nome permanece protestado em cartório. Nessa situação, você também tem direito a indenização.

Então, agora você já sabe  como identificar uma dívida em seu nome.

Ficou alguma dúvida? Você pode entrar em contato conosco que vamos responder o mais rápido possível!

Se você teve o nome negativado indevidamente, preencha o nosso formulário na página inicial da Liberfly para avaliarmos o seu caso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.