Cancelamento de passagem aérea pela Latam: veja o que pode ser feito!

Neste artigo, você vai entender como proceder se houver cancelamento de passagem aérea pela Latam.

Com o aumento de casos de coronavírus no início de 2022, a Latam informou no dia 9 de janeiro que voos seriam cancelados, o que terá impacto sobre 1% dos voos nacionais da empresa aérea, segundo a Istoé Dinheiro.

Então, se você já comprou uma passagem pela companhia, é preciso conferir o status do seu voo antes de comparecer ao aeroporto.

Até o dia 16 de janeiro foram cancelados 111 voos domésticos e internacionais. A Azul também fez cancelamentos e alterações em diversos voos.

Mas o que fazer em caso de voo cancelado da Latam? Acompanhe a leitura!

Como proceder com o cancelamento de passagem aérea pela Latam

A Latam flexibilizou as políticas de mudanças de voos para quem adquiriu bilhetes nacionais e internacionais nesse período de Covid-19.

Quem já comprou a passagem e ainda não sabe quando poderá viajar não perderá o dinheiro, de acordo com informações do site da companhia.

No entanto, ao fazer o cancelamento de passagem aérea pela Latam, e para solicitar o reembolso da passagem e das taxas, o valor vai depender das condições do bilhete adquirido.

Caso você tenha comprado a passagem e não saiba ainda quando viajará, o bilhete ficará em aberto e você pode mudar a data de embarque futuramente ou pedir o reembolso.

Porém, se não houve alterações no seu voo e você desistir do embarque, é preciso avisar a companhia para a alteração da data ou optar por deixar em aberto para uso como crédito.

Esse procedimento é feito na Central de Vendas da empresa ou da agência de viagens em que você adquiriu o serviço.

Se você tiver decidido que vai viajar nas próximas 48 horas, pode entrar em contato com a Latam por telefone.

Já se você quer adiar a viagem, poderá remarcar pela Latam nos 11 meses seguintes e pode fazer o procedimento neste link.

Cancelamento Latam: Alteração do voo ou Reembolso

Em caso de cancelamento de passagem aérea pela Latam ou voo reprogramado pela companhia, o passageiro terá opções de escolher uma nova data ou pedir o reembolso.

Alteração de data

Se você deseja realizar a viagem em outra data, isso é totalmente possível. Talvez você já tenha programado seu roteiro de viagens ou tenha algum compromisso importante e não queira cancelá-la, certo?

Para escolher uma nova data de viagem, você pode remarcá-la sem pagar por isso na mesma cabine da viagem prevista anteriormente.

Para reprogramar o voo, você precisa considerar alguns fatores. Por exemplo, se a viagem ocorreu entre 1 de março de 2020 e 29 de junho de 2021, o prazo será até 30 de junho de 2022 para que você escolha uma nova data de viagem.

Já se a viagem foi a partir de 30 de junho de 2021, o prazo é de 12 meses para a remarcação.

Por sua vez, se você já fez a viagem e precisa retornar, o retorno poderá acontecer em no máximo 12 meses a partir do primeiro voo.

Reembolso

Talvez você não queira alterar a data da viagem e decida por ter o dinheiro de volta com o reembolso. Afinal, não existe uma previsão exata de quando a situação do coronavírus estará mais tranquila, ou talvez você tenha motivos pessoais para não querer viajar.

O que acontece então? Ao pedir o reembolso, se a Latam cancelar sua viagem, você vai receber um Travel Voucher, que corresponde ao valor que você pagou na tarifa.

Com isso, você poderá trocá-lo por dinheiro ou outros serviços. Se você adquiriu o bilhete pelo Latam Pass, por exemplo, o reembolso acontecerá pelo mesmo meio de pagamento.

Como consultar se seu voo foi alterado

Para saber se houve cancelamento de passagem aérea pela Latam, é possível consultar online se houve alterações no seu voo.

Então, você precisa entrar no site da companhia e informar a data e o número do voo. Em seguida, clique em Procurar. Depois disso, você já conseguirá verificar qual é o status do voo.

Cancelamento Latam: Como fica a situação de reembolso?

Para pedir o reembolso, ele será realizado seguindo as condições tarifárias previstas quando você fizer a solicitação.

É preciso preencher um formulário, informando qual é o código de reserva, além do número do bilhete.

Vale lembrar que a solicitação é individual. Logo, se houver mais de um passageiro na reserva, cada pessoa precisa registrar o formulário individualmente.

Já se você adquiriu o bilhete em um site ou em uma agência de viagens, precisa entrar em contato com a empresa para pedir o reembolso.

Quando você pedir o reembolso pela Latam, haverá conversão da tarifa em Travel Voucher. Você o receberá por e-mail e ele estará disponível para ser utilizado no prazo de 18 meses.

Com o cancelamento de passagem aérea pela Latam, o reembolso de impostos e taxas se dará pela mesma forma de pagamento que você utilizou na hora da compra.

Quem comprou passagem com Pontos Latam Pass terá o crédito em pontos na conta Latam Pass, o que vale também para impostos e taxas.

Vale lembrar que, quando você receber o Travel Voucher, após o pedido de reembolso, é possível utilizá-lo para pagar por outros serviços além de passagens, como multas, bagagem e diferenças tarifárias.

Qual a taxa de cancelamento da Latam?

Tem como cancelar passagem aérea na Latam? Essa é uma dúvida frequente e a resposta é sim.

No entanto, quando a iniciativa de cancelar a passagem parte do próprio passageiro, e não da companhia aérea, poderá haver multas e taxas.

Você consegue o reembolso de 100% sem taxas apenas se você comprou a passagem na Latam e desistiu em até 24 horas depois da emissão do bilhete, e desde que a data de embarque seja com antecedência de 7 dias.

Isso vale para todas as empresas aéreas e é uma previsão da Anac, e não ocorre apenas em caso de cancelamento de passagem aérea pela Latam.

Mas quanto custa para cancelar a passagem aérea na Latam?

Quanto às taxas de cancelamentos que não ocorreram em até 24 horas da emissão do bilhete, elas variam pela Latam Pass, para voos a partir de 20 de janeiro de 2019.

Em voos nacionais e no Brasil, a taxa é de R$ 225 para alterar os voos. Já para pedir o reembolso, a taxa é de R$ 250.

Já em voos internacionais entre países da América do Sul, a taxa para alterar o voo é de USD 75. Para reembolso é de USD 100.

Entre países da América do Sul e Estados Unidos, a taxa para alterar é de USD 200. Para reembolso, a taxa é de USD 250.

E, por fim, para demais voos internacionais na Latam, a taxa para alteração é de USD 150. Já a taxa de reembolso é de USD 200.

Vale lembrar que clientes Platinum, Black e Black Signature não pagam taxas com bilhetes adquiridos em pontos no Latam Pass.

Para ter mais informações sobre cancelamento de passagem aérea pela Latam, os valores e taxas estão disponíveis no site da companhia.

Estou com Covid-19, como cancelar a passagem pela Latam?

Caso você tenha sido diagnosticado com coronavírus, o ideal é entrar em contato com a empresa aérea.

Uma das opções é mudar a data do voo sem ter que pagar multas. Nesse caso, é possível fazer a viagem segundo a validade do bilhete. Porém, será necessário pagar a diferença relacionada à tarifa do voo que escolher.

Além disso, se for alterar o voo, você poderá viajar 14 dias depois do diagnóstico. Para fazer a comprovação, você precisa apresentar o teste RT-PCR ou de antígeno, ou algum documento de saúde local.

Quais são os principais motivos para voos serem cancelados?

Além dos motivos de cancelamento de voos devido à pandemia, há outros motivos que podem causar complicações para sua viagem. Veja abaixo alguns deles.

Atrasos acumulados

Quando um voo atrasa, isso pode levar a atrasos dos voos seguintes, de forma que resulte em cancelamento do voo.

Se isso acontecer com você, a companhia é obrigada a oferecer assistência material a partir de 1 hora do atraso.

Motivos internos

O cancelamento de passagem aérea pela Latam também pode ocorrer devido a motivos internos da própria companhia aérea.

Por exemplo:

-> falha técnica;

-> ausência de alguém na tripulação ;

-> intervalo de turnos da tripulação;

-> má gestão da operação de voo;

-> erros no planejamento de voo;

-> outros.

Nesses casos, a companhia é totalmente responsável pelo voo atrasado ou cancelado.

Mau tempo

O mau tempo também é responsável por atrasos e cancelamentos. No entanto, os voos cancelados por esse motivo não acontecem com tanta frequência, apenas se houve uma mudança considerável de eventos climáticos que causem congestionamento do aeroporto.

Então, ficou alguma dúvida?

Se você teve problemas com companhias aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly!

Espero que as informações deste artigo tenham sido úteis!

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