Cancelamento de passagem aérea pela Azul: veja o que pode ser feito!

Está em dúvida sobre como fazer o cancelamento de passagem aérea pela Azul? Se, por algum motivo, você não puder mais realizar a viagem planejada, vamos entender como proceder para cancelar o bilhete.

Muitas vezes há motivos imprevisíveis e que estão fora do seu controle, por mais que você tenha feito um planejamento. Então, nesses casos pode ser que você precise cancelar a viagem.

Independentemente do motivo, você pode cancelar a passagem com ou sem reembolso. Mas quais são as regras vigentes? É melhor cancelar ou remarcar o voo?

Continue lendo para esclarecer suas dúvidas!

Azul cancelamento: Tem como cancelar voo da Azul?

Sim! E existem várias maneiras de fazer o cancelamento do seu bilhete aéreo da Azul, seja pela internet, no próprio site da empresa, ou então por telefone.

Nos próximos tópicos, vamos te ensinar o passo a passo para fazer o seu cancelamento de passagem aérea da Azul.

Passo a passo do cancelamento de passagem aérea pela Azul

Como vimos no tópico anterior, fazer o cancelamento de passagem aérea pela Azul não é uma tarefa difícil. Na verdade, você nem precisa se deslocar até um estabelecimento da Azul para poder cancelar a sua passagem.

É possível fazer todo esse procedimento através do site da própria empresa, sem ter de se incomodar em ter de sair de casa. Confira a seguir o passo a passo:

Passo 1 – Acesse o site da Azul

O primeiro passo para cancelar o seu bilhete de passagem aérea com a Azul é entrar no site da companhia aérea, que você pode acessar neste link.

Passo 2 – Encontre a sua passagem no site

Depois de entrar no site da Azul, o próximo passo é buscar pelo botão “Sua Viagem”. Você será redirecionado para outra página, onde poderá ver as suas passagens.

Nessa outra página, clique no botão “Minhas Reservas”.

Passo 3 – Preencha os dados

Na página “Minhas Reservas”, digite o Código de Reserva e o seu último nome nos campos em destaque na página.

Após fazer isso, você verá uma lista com os voos que você tem agendado com a companhia.

Passo 4 – Selecione o voo que deseja cancelar e confirme

Depois de encontrar o voo que você pretende cancelar na lista fornecida, selecione a reserva e clique nela.

Em seguida, procure pela opção de cancelar a passagem e confirme. Agora basta aguardar pelo ticket ou e-mail de confirmação.

Pronto, com esses simples passos você já cancelou o seu voo!

Você não deve encontrar grandes dificuldades nesse processo, pois o site da Azul é bem simples e intuitivo.

Caso você não receba a confirmação de cancelamento, entre em contato com a empresa aérea para ter certeza de que a sua passagem foi cancelada.

Leia também: A Gol pode pagar o reembolso em até quantos meses?

Como funciona o cancelamento de passagem aérea pela Azul

É possível fazer o cancelamento da passagem com até 3 horas de antecedência do voo.

Porém, o valor que você vai receber de reembolso, bem como as tarifas, vai depender do tipo de bilhete adquirido, do dia da viagem e do tempo decorrido desde que a aquisição da passagem.

Isso porque existem diversos tipos de passagem com taxas diferenciadas. Na hora de comprar o bilhete, se você já sabe que há possibilidade de ter que cancelar ou remarcar depois, verifique qual se adequa melhor aos seus planos.

Caso você se arrependa de ter comprado o bilhete em 24 horas, e com 7 dias de antecedência da data da viagem, você pode pedir o reembolso integral. O reembolso acontecerá em até 12 meses na pandemia.

No entanto, se esse tempo ultrapassar 24 horas, a situação muda no cancelamento de passagem aérea pela Azul.

Nesse caso, a empresa estabelece uma taxa a ser cobrada pelo bilhete cancelado. Isso quer dizer que você não terá o reembolso integral.

Dessa forma, se o valor da passagem for menor que o da taxa, pode ser que você não consiga o reembolso.

Então, é válido mencionar que as taxas diferem de uma empresa aérea para outra. Além disso, elas podem variar segundo o tipo de bilhete adquirido.

Porém, com a pandemia, algumas empresas permitem cancelar a passagem sem cobrar taxas, o que depende também da data e do destino.

Leia também: Quanto tempo a cia aérea pode demorar para pagar meu reembolso?

Qual o prazo para cancelamento de passagem aérea?

Se há uma coisa que precisamos deixar claro neste texto é que o momento em que você decide cancelar a sua passagem aérea pode ser determinante para saber se você tem ou não direito a um reembolso integral.

As regras mudam se a passagem foi cancelada nas primeiras 24 horas após a compra ou se for em qualquer período depois desse intervalo. Confira a seguir:

Cancelamento antes de 24 horas após a compra das passagens

De acordo com a Resolução no 400 da ANAC, a legislação que termina os principais direitos aéreos do Brasil, o passageiro pode desistir, sem ônus, da passagem adquirida.

Entretanto, para que isso aconteça com reembolso integral, a desistência deve ocorrer em um prazo máximo de até 24 horas após a emissão do bilhete.

Além disso, a compra da passagem aérea deve ter sido feita com antecedência mínima de 7 dias em relação à data de partida do voo.

Em outras palavras, isso significa que as passagens aéreas compradas em cima da hora não precisam ser reembolsadas pela companhia aérea.

Por outro lado, aquelas passagens compradas em ofertas, com meses de antecedência, ou compradas apenas pelo impulso, podem ser revisadas.

Cancelamento após 24 horas da compra das passagens

Agora, se você desistir da sua passagem aérea depois do prazo de 24 horas, então estará sujeito à política de reembolso e à aplicação de multas.

Contudo, por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns ajustes foram feitos e essas regras passaram a ser um pouco mais flexíveis.

Qual o valor da multa por cancelamento de passagem aérea?

No caso da Azuk, existem dois tipos de tarifa que podem ser colocados como multa por cancelamento da passagem aérea: a Tarifa Azul e a Tarifa Mais Azul.

Contudo, os valores referentes à alteração ou cancelamento, bem como do reembolso, dependem da classe tarifária e do canal utilizado para fazer a solicitação.

Quando ocorre o no-show, ou seja, quando o passageiro não aparece, a multa não depende dessa tarifa, classe ou canal. Ela custa R$350,00 ou 100% da tarifa, considerando sempre o que tiver o menor valor.

Para que fique mais fácil entender, vamos explicar de outra forma.

O reembolso da Azul, tanto na tarifa Azul quanto na tarifa Mais Azul, vai depender da classe. São três classes no total:

  • Regular – custa 60% da tarifa cobrada pelo voo;
  • Y – representa 5% da tarifa do voo;
  • Imperdível (UU, V, W, X, OO, OL e Z) – não é reembolsável.

Nesses casos, a taxa paga para alteração ou cancelamento nas tarifas regulares variam de acordo com o canal utilizado. Confira:

  • Cancelamento através do site ou mobile – R$250,00 ou 100% da tarifa, considerando sempre o menor valor;
  • Cancelamento através de Call Center ou Aeroportos – R$325,00 ou 100% da tarifa, considerando sempre o menor valor.

Além disso, também precisamos deixar claro que a taxa paga para alteração ou cancelamento nas tarifas imperdíveis (UU, V, W, X, OO, OL e Z) também variam de acordo com o canal utilizado para solicitar a operação. Sáo eles:

  • Cancelamento através do site ou mobile – R$275,00 ou 100% da tarifa, considerando sempre o menor valor.;
  • Cancelamento através de Call Center ou aeroportos – R$350,00 ou 100% da tarifa, considerando sempre o menor valor.

Azul cancelamento: O que acontece quando a companhia aérea cancela a passagem?

Caso a companhia aérea seja a responsável por cancelar a passagem, então é importante saber que você, enquanto consumidor, tem uma série de direitos que devem ser respeitados.

Em primeiro lugar, nesses casos, você tem direito a um reembolso integral e sem descontos. Caso você opte por essa opção, a empresa aérea deve te devolver o valor integral pago, sem descontos, multas ou outras penalidades.

Quando isso acontece, a maioria das empresas aéreas opta por também oferecer a devolução em créditos para serem reuitlizados em viagens e serviços futuros.

Essa alternativa, entretanto, não é obrigatória. Ou seja, você não precisa aceitar ser resarcido em créditos com a companhia. A decisão final de receber o valor em dinheiro ou em créditos cabe somente a você.

Outra alternativa para a companhia aérea é conseguir dar um jeito de realocar você em outro voo para que você não perca os seus compromissos.

Nesses casos, conforme o tempo de espera aumenta, a companhia aérea deve oferecer uma série de suportes para você e quem estiver viajando junto.

Aqui no blog da Liberfly, já fizemos um texto completo com todos os direitos dos passageiros que tiveram o seu voo cancelado e você pode lê-lo no link abaixo:

Leia mais: Voo Cancelado? Veja o Que Fazer e Seus Direitos

Entretanto, como estamos falando de cancelamento de voos, não estamos falando de um inconveniente pequeno, não é mesmo.

Além de todo o inconveniente de ter de ficar horas esperando, você pode acabar perdendo compromissos importantes e o cancelamento pode ter grandes impactos na sua vida.

Nesses casos, é importante que você saiba que você pode entrar com um processo contra a empresa aérea por danos morais e financeiros.

Caso você queira seguir por esse caminho, o mais importante é que você colete provas a respeito do ocorrido para fortalecer o seu caso.

Se você precisa de ajuda nesse sentido, então entre em contato com a LiberFly. Você manda o seu caso para gente e a nossa equipe de especialistas vai analisar o que aconteceu.

Dependendo do quão boas foram as provas que você coletou, podemos dar um adiantamento da sua indenização em troca do seu ativo judicial.

É a forma mais simples e menos burocrática de receber o que lhe é devido, então conte o seu caso para gente!

Qual é o entendimento da Anac?

O art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, segundo a Anac, não vale para passagens adquiridas online.

Veja o que diz o art. 49 do CDC:

“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”.

Portanto, no caso de cancelamento de passagem aérea pela Azul ou de outras companhias, não se aplica o prazo de 7 dias para ter direito ao arrependimento e, sim, o prazo de até 24 horas após a compra da passagem.

Quanto ao prazo de 24 horas, as empresas aéreas adotam esse prazo para o direito de arrependimento, além da necessidade de haver 7 dias de antecedência da data do voo.

Confira o que diz o art. 11 da resolução 400 da Anac:

“O usuário poderá desistir da passagem aérea adquirida, sem qualquer ônus, desde que o faça no prazo de até 24 horas, a contar do recebimento do seu comprovante.

Parágrafo único. A regra descrita no caput deste artigo somente se aplica às compras feitas com antecedência igual ou superior a sete dias em relação à data de embarque”.

Já quanto ao reembolso e às taxas, a Anac estabelece que, em caso de multa por voo cancelado, esse valor nunca pode ser maior que o da reserva do bilhete.

Isso vale, inclusive, em casos de promoções, quando o preço da passagem costuma ser bem mais barato.

Como alterar um voo da Azul?

Caso você não possa mais embarcar por algum motivo inesperado, é possível alterar as suas passagens através do site da Azul. Com apenas alguns passos, é possível remarcar a sua passagem para outro dia sem grandes problemas. Confira:

Reúna todas as informações e documentos necessários

Em primeiro lugar você deve ir atrás de todas as informações e documentos necessários para fazer a remarcação da sua passagem aérea.

Portanto, antes de tudo, busque, na sua caixa de correio ou no seu e-mail, o código localizador da sua reserva.

Se você não encontrar o e-mail, também não precisa se desesperar. Existem vários motivos que podem levar ao não recebimento da mensagem eletrônica.

O primeiro deles é o mais básico. Pode ter acontecido de você ter recebido o e-mail, mas o provedor ter direcionado a mensagem para a caixa de spam ou lixo eletrônico.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse problema é bastante frequente, pois a inteligência articial dos sistemas de e-mail podem reconhecer esse tipo de mensagem como “indesejada” sem que você tenha ciência disso.

Agora, se mesmo depois de procurar nas caixas de spam e lixo você continuar sem encontrar o e-mail com o código, pode tentar outra solução.

Outro motivo comum é que a caixa de e-mails esteja cheia e, como consequência, você não recebe mais nenhum tipo de mensagem, nem mesmo as importantes.

Por isso, certifique-se de dar uma geral na caixa de entrada e apagar os e-mails mais antigos, assim com aquele que já não tem nenhum tipo de utilidade.

Se esse for o motivo, assim que você começar a liberar espaço na caixa de entrada, você deve receber o e-mail de confirmação com o código localizador da sua reserva.

Além disso, também é importante que você confira o seu cadastro no site da companhia e verifique se preencheu os dados de e-mail corretamente.

Caso você tenha cometido um erro de digitação, então a mensagem não vai chegar até você.

Por fim, caso nenhuma dessas alternativas funcione, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento da Azul e busque por esclarecimentos.

Sem o código localizador, não será possível remarcar a passagem aérea, por isso, tente resolver essa questão o mais rápido possível.

Além do localizador, também é necessário que você saiba o número do voo escolhido para a troca, assim como a data e a hora em que irá decolar.

Dessa forma, será mais fácil encontrá-lo no site da companhia e remarcar a sua viagem.

No site da companhia, localize o voo inicial

Uma vez que você tenha todas as informações necessárias em mãos, é hora de fazer a troca entre voo inicial e escolhido.

Para fazer essa troca, o mais indicado é que você entre no site da própria companhia aérea para solicitar essa alteração.

No caso da Azul, você deve buscar pelo ícone “Minhas Reservas”, que fica no menu superior da tela.

Em seguida, é necessário que você preencha todos os campos obrigatórios. Um deles é o código localizador recebido pelo e-mail e o seu último nome, informado no cadastro inicial.

Depois disso, você deve selecionar o voo a ser alterado e fazer a troca pela nova data e horário.

Caso você opte pela mudança tanto da passagem de ida quanto a de volta, faça uma alteração por vez e não se esqueça de checar se todas as informações inseridas estão corretas antes de finalizar a troca e confirmar a operação.

Faça o pagamento da diferença e das taxas

Por fim, chegou a hora de pagar a diferença. Isso acontece pois é muito comum a defasagem de preços entre os bilhetes.

Se esse for o seu caso, é importante que você saiba que a diferença entre o preço deverá ser paga no momento da mudança.

Além disso, também existem uma série de taxas cobradas por cada companhia para fazer a alteração.

No caso da Azul, a política para remarcar passagens aéreas funciona da seguinte forma:

  • Voos de tarifa regular – o valor cobrado é de R$250,000 para as solicitações de desistência que forem feitas pelo site ou pelo aplicativo. Caso seja feita pela Central de Atendimento ou nos próprios guichês dos aeroportos, o valor passa a ser R$300,00
  • Voos com tarifas imperdíveis (UU, V, W, X, OO e Z) – o valor para remarcar a passagem pelo site ou app é de R$275,00. Já se for feita pela Central de Atendimento ou pelos guichês nos aeroportos, o preço passa a ser R$330,00.

O preço para o cancelamento das passagens é o mesmo em ambos os casos e a Azul aceita compras com cartão de crédito realizadas pelas bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Diners Club International ou Hipercard.

Como é o procedimento para remarcar a passagem

Remarcar a viagem é outra alternativa ao cancelamento de passagem aérea pela Azul, caso aconteça algum imprevisto com a viagem. Portanto, é possível alterar a data e, também, o destino, seguindo as políticas da empresa aérea.

Logo, você precisa acessar o site ou buscar os canais de contato da empresa aérea. Para isso, é preciso informar o número do bilhete e o dia em que você deseja fazer a viagem.

Vale lembrar que, em geral, há cobrança de taxas nesse caso de remarcação da passagem. No entanto, com a pandemia houve mudanças também quanto às políticas de remarcação.

Dessa forma, algumas empresas aéreas possibilitam que você remarque o voo sem cobrar taxas. O prazo é de um ano depois da aquisição da passagem.

Leia também: Como solicitar meu reembolso pela Latam?

O que é melhor: cancelar ou remarcar a viagem?

A melhor decisão quanto a remarcar ou cancelar o voo pode variar de pessoa para pessoa. Porém, você pode usar alguns critérios para escolher o que é ideal para você.

Por exemplo, o cancelamento de passagem aérea pela Azul pode ser mais vantajoso se você desistiu da viagem de imediato e já sabe que no futuro não poderá realizá-la. Em outras palavras, você pode ter algum compromisso que te impeça de fazer a viagem.

Como dito, a desistência é até 24 horas acarreta o direito de reembolso interal.

Por outro lado, se você desistiu da viagem após 24 horas da compra, remarcar pode ser uma melhor opção, considerando que o reembolso não será integral. Isso será bastante útil também se você deseja realmente chegar ao destino e não quer cancelar a viagem.

Porém, se a viagem não for viável devido à Covid-19, é possível remarcar meses depois, considerando as possíveis estimativas de flexibilização de viagens na pandemia.

Vale lembrar que você pode também transferir sua passagem para outra pessoa, se, de fato, não puder embarcar. É preciso, contudo, consultar as condições tarifárias da companhia aérea.

Leia também: Como saber se meu voo foi cancelado e quais são os meus direitos?

Como decidir se você deve fazer o cancelamento de passagem aérea pela Azul

Caso você ainda esteja em dúvida se seria melhor remarcar ou cancelar a viagem, confira as dicas a seguir. Dessa forma, você vai avaliar melhor que decisão tomar sobre o cancelamento de passagem aérea pela Azul ou de outras companhias.

Dia da viagem

Devido à pandemia, o governo estabeleceu regras sobre cancelamento e remarcação de voos sem que haja cobrança de taxas. Na maioria das situações, é possível fazer esses procedimentos sem custos adicionais, embora haja exceções.

Portanto, veja qual é o dia marcado para a viagem e se você terá custos extras para cancelar ou remarcar.

Características da passagem

Há alguns tipos de passagens que não cobram taxa para remarcar o voo. Em geral, elas costumam ser mais caras quando você faz a compra. Porém, se você comprar essa passagem e decidir remarcar o voo, não terá nenhum custo adicional.

Por isso, é indicado que você saiba qual é o tipo de passagem que adquiriu, bem como as taxas de remarcação ou de cancelamento para o seu caso.

Veja se a remarcação é viável

Pode ser que haja condições que inviabilizem completamente a sua viagem.  O motivo é que, se você optar por remarcar, existe um prazo pré-definido. Na maioria das vezes, esse prazo é de um ano.

Ou seja, se você quiser viajar em uma data posterior, a remarcação será inviável. Logo, é importante que você confira essas condições também para saber se é melhor fazer o cancelamento de passagem aérea pela Azul.

Leia também: Como Comprovar Atraso de Voo: Resolva!

Conclusão

Com a pandemia, muitas pessoas tiveram que realocar seus planos de viagem ou mesmo cancelar um voo agendado. Embora a situação esteja se normalizando, ainda não é a mesma do período anterior à crise da Covid-19.

Então, antes de tomar uma decisão de cancelamento da passagem, analise bem todas as condições para saber qual solução é a melhor naquele momento.

Por exemplo, em alguns casos pode compensar mais remarcar o voo, enquanto em outros vale a pena cancelar. Vale lembrar também que, se você optar por usar créditos, o prazo de utilização é de 18 meses, sem ônus.

De todo modo, se você decidiu que a melhor opção é cancelar, você já sabe como é o passo a passo para fazer o cancelamento no site da Azul. Basta entrar no site e seguir as instruções explicadas neste artigo.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre alterações nos voos?

Se você teve problemas com empresas aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly!

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