Imprevistos sempre acontecem, e não só da sua parte, mas também por parte da companhia aérea. Portanto, é preciso conferir o status do seu voo antes de comparecer ao aeroporto. Agora, se você está tendo que lidar com cancelamento de passagem da Latam, continue a leitura e garanta seus direitos.
Como proceder com o cancelamento de passagem da Latam?
Ao fazer o cancelamento de passagem aérea pela Latam, e para solicitar o reembolso da passagem e das taxas, o valor vai depender das condições do bilhete adquirido.
Caso você tenha comprado a passagem e não saiba ainda quando viajará, o bilhete ficará em aberto e você pode mudar a data de embarque futuramente ou pedir o reembolso. Porém, se não houve alterações no seu voo e você desistir do embarque, é preciso avisar a companhia para a alteração da data ou optar por deixar em aberto para uso como crédito.
Esse procedimento é feito na Central de Vendas da empresa ou da agência de viagens em que você adquiriu o serviço. Se você tiver decidido que vai viajar nas próximas 48 horas, pode entrar em contato com a Latam por telefone. Já se você quer adiar a viagem, poderá remarcar pela Latam nos 11 meses seguintes e pode fazer o procedimento neste link.
Cancelamento Latam: alteração do voo ou reembolso
Em caso de cancelamento de passagem aérea pela Latam ou voo reprogramado pela companhia, o passageiro terá opções de escolher uma nova data ou pedir o reembolso.
Alteração de data
Se você deseja realizar a viagem em outra data, isso é totalmente possível. Talvez você já tenha programado seu roteiro de viagens ou tenha algum compromisso importante e não queira cancelá-la, certo?
Para escolher uma nova data de viagem, você pode remarcá-la sem pagar por isso na mesma cabine da viagem prevista anteriormente.
Para reprogramar o voo, você precisa considerar alguns fatores. Por exemplo, se a viagem ocorreu entre 1 de março de 2020 e 29 de junho de 2021, o prazo será até 30 de junho de 2022 para que você escolha uma nova data de viagem.
Já se a viagem foi a partir de 30 de junho de 2021, o prazo é de 12 meses para a remarcação.
Por sua vez, se você já fez a viagem e precisa retornar, o retorno poderá acontecer em no máximo 12 meses a partir do primeiro voo.
Reembolso
Talvez você não queira alterar a data da viagem e decida por ter o dinheiro de volta com o reembolso. Afinal, não existe uma previsão exata de quando a situação do coronavírus estará mais tranquila, ou talvez você tenha motivos pessoais para não querer viajar.
O que acontece então? Ao pedir o reembolso, se a Latam cancelar sua viagem, você vai receber um Travel Voucher, que corresponde ao valor que você pagou na tarifa.
Com isso, você poderá trocá-lo por dinheiro ou outros serviços. Se você adquiriu o bilhete pelo Latam Pass, por exemplo, o reembolso acontecerá pelo mesmo meio de pagamento.
Como consultar se seu voo foi alterado
Para saber se houve cancelamento de passagem aérea pela Latam, é possível consultar online se houve alterações no seu voo.
Então, você precisa entrar no site da companhia e informar a data e o número do voo. Em seguida, clique em Procurar. Depois disso, você já conseguirá verificar qual é o status do voo.
Cancelamento Latam: como fica a situação de reembolso?
Para pedir o reembolso, ele será realizado seguindo as condições tarifárias previstas quando você fizer a solicitação. É preciso preencher um formulário, informando qual é o código de reserva, além do número do bilhete. Vale lembrar que a solicitação é individual. Logo, se houver mais de um passageiro na reserva, cada pessoa precisa registrar o formulário individualmente.
Já se você adquiriu o bilhete em um site ou em uma agência de viagens, precisa entrar em contato com a empresa para pedir o reembolso. Quando você pedir o reembolso pela Latam, haverá conversão da tarifa em Travel Voucher. Você o receberá por e-mail e ele estará disponível para ser utilizado no prazo de 18 meses.
Com o cancelamento de passagem aérea pela Latam, o reembolso de impostos e taxas se dará pela mesma forma de pagamento que você utilizou na hora da compra. Quem comprou passagem com Pontos Latam Pass terá o crédito em pontos na conta Latam Pass, o que vale também para impostos e taxas.
Portanto, quando você receber o Travel Voucher, após o pedido de reembolso, é possível utilizá-lo para pagar por outros serviços além de passagens, como multas, bagagem e diferenças tarifárias.
Qual a taxa de cancelamento da Latam?
Tem como cancelar passagem aérea na Latam? Essa é uma dúvida frequente e a resposta é sim. No entanto, quando a iniciativa de cancelar a passagem parte do próprio passageiro, e não da companhia aérea, poderá haver multas e taxas.
Você consegue o reembolso de 100% sem taxas apenas se você comprou a passagem na Latam e desistiu em até 24 horas depois da emissão do bilhete, e desde que a data de embarque seja com antecedência de 7 dias. Isso vale para todas as empresas aéreas e é uma previsão da Anac, e não ocorre apenas em caso de cancelamento de passagem aérea pela Latam.
Mas quanto custa para cancelar a passagem aérea na Latam?
Quanto às taxas de cancelamentos que não ocorreram em até 24 horas da emissão do bilhete, elas variam pela Latam Pass, para voos a partir de 20 de janeiro de 2019.
Em voos nacionais e no Brasil, a taxa é de R$ 225 para alterar os voos. Já para pedir o reembolso, a taxa é de R$ 250. Já em voos internacionais entre países da América do Sul, a taxa para alterar o voo é de USD 75. Para reembolso é de USD 100. Entre países da América do Sul e Estados Unidos, a taxa para alterar é de USD 200. Para reembolso, a taxa é de USD 250. E, por fim, para demais voos internacionais na Latam, a taxa para alteração é de USD 150. Já a taxa de reembolso é de USD 200.
Vale lembrar que clientes Platinum, Black e Black Signature não pagam taxas com bilhetes adquiridos em pontos no Latam Pass. Para ter mais informações sobre cancelamento de passagem aérea pela Latam, os valores e taxas estão disponíveis no site da companhia.
Quais são os principais motivos para voos serem cancelados?
Há vários motivos para cancelamento de voos e que podem causar complicações para sua viagem. Veja abaixo alguns deles.
Atrasos acumulados
Quando um voo atrasa, isso pode levar a atrasos dos voos seguintes, de forma que resulte em cancelamento do voo.
Se isso acontecer com você, a companhia é obrigada a oferecer assistência material a partir de 1 hora do atraso.
Motivos internos
O cancelamento de passagem aérea pela Latam também pode ocorrer devido a motivos internos da própria companhia aérea.
Por exemplo falha técnica, ausência de alguém na tripulação, intervalo de turnos da tripulação, má gestão da operação de voo, entre outros.
Nesses casos, a companhia é totalmente responsável pelo voo atrasado ou cancelado.
Mau tempo
O mau tempo também é responsável por atrasos e cancelamentos. No entanto, os voos cancelados por esse motivo não acontecem com tanta frequência, apenas se houve uma mudança considerável de eventos climáticos que causem congestionamento do aeroporto.
Ainda ficou alguma dúvida?
Se você teve problemas com companhias aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly! Há chance de receber até R$1000 em 48h úteis. Saiba mais sobre nossos serviços, será um prazer ajudar! Somos uma lawtech que desde 2016 atua na solução de problemas aéreos. Saiba mais sobre nossos serviços, será um prazer ajudar!