As 10 praias mais bonitas do Brasil

Escolher as 10 praias mais bonitas do Brasil pode ser um pouco complicado, uma vez que a costa litorânea brasileira possui diversas praias magníficas, algumas inclusive estão entre as mais belas do mundo.

Neste post vamos acompanhar praias espalhadas em diferentes estados, como Pernambuco, São Paulo, Alagoas, Bahia e outros. Então, se você não conhece alguma dessa lista já pode incluir em seu próximo roteiro de viagem. Com certeza você não vai se arrepender!

Baía dos Porcos – Pernambuco

A Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, Pernambuco, está entre as praias mais belas do Brasil.

As águas são de um esverdeado único, a praia é envolta por altos paredões de pedras e possui agradáveis piscinas naturais. Em algumas das piscinas o acesso é restrito, como forma de preservação de corais e animais marinhos.

A entrada se dá pela Cacimba do Padre, por meio de uma escadaria, e depois é preciso atravessar algumas pedras. Embora o acesso possa parecer um pouco difícil, ninguém se arrepende de conhecer esse pequeno paraíso.

Pela trilha direita a paisagem panorâmica é simplesmente maravilhosa. Mesmo com apenas cem metros de costa, é um lugar único para descobrir a perfeição da natureza.

Praia do Bonete – São Paulo

Outra praia que escolhemos entre as 10 praias mais bonitas do Brasil  é  praia do Bonete, em Ilhabela, São Paulo. Ela possui paisagens grandiosas, com areias claras e montanhas que compõem um cenário incrível.

É possível visitar o mirante para ter uma vista panorâmica do lugar e guardar registros fotográficos memoráveis.

Há muitos adeptos do ecoturismo que visitam o local, além de surfistas e pessoas que querem simplesmente desconectar a mente do estresse cotidiano e renovar as energias. Há cachoeiras, trilhas e boa culinária litorânea.

A costa possui mais de seiscentos metros de extensão, cercada de árvores e ondas que chegam a até três metros.

O acesso é feito pelo mar ou por uma trilha de pouco mais de dez quilômetros pelo Parque Estadual de Ilhabela, com início na Ponte da Sepituba, em um percurso de aproximadamente quatro horas. Geralmente há guias nas trilhas acompanhando os turistas.

A região acolhe uma comunidade tradicional de cerca de trezentos moradores que sobrevive da subsistência, por meio da pesca, e vive sem energia elétrica ou outras facilidades modernas.

São Miguel dos Milagres – Alagoas

Para quem quer conhecer as 10 praias mais bonitas do Brasil, não pode deixar de fora São Miguel dos Milagres, na Costa dos Corais, ao norte de Alagoas.

É um lugar de praias deslumbrantes, cercadas de coqueiros e piscinas naturais. As águas são mornas e esverdeadas, ótimas para mergulhos.

Algumas dessas praias são desertas e você pode caminhar e contemplar a bela paisagem com tranquilidade e longe da agitação do dia a dia.

Para hospedagem, as pousadas são muito cativantes e é recomendado fazer a reserva com antecedência, pois a procura é elevada, principalmente na alta temporada. Existe uma boa infraestrutura para turistas no que se refere a bares e restaurantes.

Para passear nas piscinas naturais é preciso que a maré esteja baixa, então é bom se informar sobre o melhor horário para não frustrar os seus planos de embarcar na jangada.

É uma agradável experiência observar os peixinhos e flutuar sobre a água em toda aquela imensidão. Vale a pena se aventurar pelo snorkeling, observar a vida marinha e fazer boas fotos.

Praia do Espelho – Bahia

A praia do Espelho, ao sul da Bahia, tem águas transparentes e que surpreendem os que passeiam pelo local pela incrível paisagem. Certamente está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil!

Quando a maré está baixa, as águas são calmas e você consegue andar tranquilamente entre as piscinas naturais, admirar as formações marinhas que formam um espelho e contrastam com o mar.

Esse efeito de espelho acontece especialmente quando não há ventos e a água permanece intacta apresentando o reflexo.

Já quando a maré está alta pode ser perigoso caminhar pelas piscinas, pois você pode se machucar ao pisar nos corais.

No Mirante da Praia do Espelho você tem uma vista panorâmica de toda a beleza do lugar, embora não necessariamente seja possível visualizar a areia.

Baía do Sancho – Pernambuco

A Baía do Sancho está situada em Fernando de Noronha e possui acesso limitado para controle e preservação natural do local. O ambiente possui uma rica vegetação, cercado por uma falésia que traz um espírito de fascínio a quem presencia a paisagem.

A vista do mirante natural é esplêndida, mas também é maravilhosa para quem caminha por suas areias e admira as belas águas cristalinas e corais.

Nas extremidades da praia é possível enxergar a profundidade de até cinquenta metros, devido à clareza e transparência da água.

O acesso à praia é feito por mar ou por terra. Nessa dica das 10 praias mais bonitas do Brasil, para chegar por mar, você fará um passeio de barco que sai da Praia do Porto, poderá ver golfinhos durante o trajeto e contemplar a harmonia do horizonte.

Se optar ir por terra pode ser uma alternativa mais aventureira. É necessário fazer uma trilha de madeira e descer escadas a 40 metros de altura.

Praia do Farol – Rio de Janeiro

A belíssima praia do Farol se encontra na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e foi catalogada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais como uma das melhores do país, devido à transparência da água, a qualidade da areia e a exuberância da paisagem.

Trata-se de uma área de proteção da Marinha, então o acesso é restrito. Somente 250 visitantes podem desfrutar do espaço a cada 45 minutos.

Há na praia do Farol uma árvore protegida por um cerca que representa um marco histórico de uma carta de Américo Vespúcio que menciona a árvore.

As águas são tranquilas, azuis e cristalinas e, embora elas sejam frias, combinam bem com o calor para quem quer se refrescar. Existem diversas opções de trilhas que vão, por exemplo, ao Mirante da Cabocla.

Para chegar até este litoral que está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil é necessário ir de barco. No fim do ano até fevereiro ela fica bem cheia.

Morro de São Paulo – Bahia

As praias de Morro de São Paulo são charmosas e encantadoras. Quem conhece o lugar pela primeira vez, com certeza pensa em retornar.

A região está situada na Ilha de Tinharé. A praia mais visitada é a Primeira Praia, onde há bastante comércio e várias casas à beira-mar.

Elas ficam tão próximas do mar que à noite o barulho das ondas é bem nítido. Nessa praia há o conhecido Mirante da Tirolesa que transmite uma imagem de tirar o fôlego.

A Segunda Praia tem bastante circulação e movimento de pessoas, com muitos restaurantes e bares, com mesas na areia para comer bons petiscos. A noite há opções de música ao vivo e caipirinhas para animar os dias de descanso.

Já na Terceira Praia é preciso um pouco de cuidado porque quando a maré está alta pode cobrir toda a faixa de areia, mas há caminhos alternativos para percorrer o local.

Por fim, a Quarta Praia é mais deserta, com menos opções de comércio, mas com belas piscinas naturais cristalinas.

Continue lendo para conhecer as 10 praias mais bonitas do Brasil!

Praia da Ferrugem – Santa Catarina

A praia da Ferrugem está localizada em Garopaba, ao sul de Santa Catarina, é uma região que atrai muitos turistas estrangeiros pelo cenário paradisíaco.

Ela está cercada pela Mata Atlântica, possui grandes ondas que reúnem surfistas e também é procurada pelos adeptos dos esportes aquáticos. As piscinas naturais são perfeitas para quem gosta de mergulho e quer apreciar a vida marinha.

A cidade tem cerca de vinte mil habitantes e possui um clima acolhedor de cidade do interior. O aeroporto mais próximo é em Florianópolis. É possível chegar à praia de ônibus ou alugando carros partindo do terminal.

Há diversas pousadas aconchegantes, hostels e casas de veraneio na praia da Ferrugem e os hotéis são mais escassos à beira-mar.

Os bares ficam sempre cheios no fim do ano, especialmente na Estrada Geral da Praia da Ferrugem, muitos com um ar rústico e campestre. Há também comida de boa qualidade para todos os gostos.

Canoa Quebrada – Ceará

Canoa Quebrada também está em nossa seleção das 10 praias mais bonitas do Brasil. Localizada no Ceará, em Aracati, tem um pôr do sol inesquecível, coqueiros espalhados pelas praias, lagoas, dunas e falésias.

A região é também denominada Rota das Falésias, que possui mais de duzentos quilômetros de litoral, com falésias de diferentes cores em meio ao mar esverdeado, compondo uma cena deslumbrante.

Ela fica próximo a Fortaleza, capital do estado, e tem entre os atrativos turísticos Ponta Grossa, Rio Jaguaribe, Garganta do Diabo e Parque de Dunas. Quem gosta de aventura também pode fazer passeios de quadriciclo, parapente e buggy.

A Rua Dragão do Mar, também conhecida como Broadway, é repleta de lojas e comércio que abre ao fim da tarde e tem bastante movimentação.

Praia de Tourinhos – Rio Grande do Norte

A praia de Tourinhos, localizada em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, tem águas tranquilas, ondas fracas e formações rochosas antigas, de dunas petrificadas há mais de dois mil anos.

Ela não é muito movimentada nem há vendedores ambulantes por todos os lados. É ideal para quem quer se isolar um pouco e curtir o sossego do lugar.

A cidade é uma vila de pescadores próxima à capital, Natal. O acesso à praia de Tourinhos não é muito fácil. É preciso atravessar uma estrada de barro, por isso recomenda-se ir de carro.

Praia de Tourinhos – Rio Grande do Norte

Espero que tenha gostado das dicas das  10 praias mais bonitas do Brasil! Compartilhe este post com seus amigos e deixe também seu comentário!

Leia também no blog da Liberfly:

Conheça São Paulo: O que fazer na terra da garoa?

Passageiros com deficiência física. Quais os direitos?

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *