Algumas dicas para manter a dieta na sua viagem podem ser bastante úteis para evitar aqueles quilinhos a mais indesejados nos seus dias de lazer e descanso, quando está conhecendo uma nova cidade ou país.

Em geral, fazer uma viagem de férias ou passar alguns dias de feriado em outro lugar envolve também conhecer a gastronomia local.

O simples fato de sair da rotina, ter mudanças de horários e não se preocupar em realizar exercícios físicos durante a viagem também contribuem para que haja algum descontrole alimentar.

Neste post daremos algumas dicas de como tentar manter o equilíbrio na alimentação durante a sua viagem. Acompanhe a leitura!

Leve uma balança

Segundo Judith S. Beck, no livro “Pense magro por toda a vida”, os fins de semana são encarados como descanso do trabalho, mas não devem ser encarados como descanso da dieta. O mesmo pode se aplicar a viagens. Nos momentos livres e de descanso, é preciso ter uma certa disciplina para ter a balança equilibrada.

Inclusive, a autora afirma que “a balança é uma das ferramentas mais importantes para manter você responsável”. Para a pessoa que faz dieta e que busca perder peso, ela recomenda consultar uma balança todos os dias.

Então, nessas dicas para manter a dieta na sua viagem, sempre que tiver oportunidade procure uma balança próxima para se pesar e ter uma ideia de como está sendo sua investida na alimentação.

Dessa forma, haverá um reforço psicológico para evitar o aumento de peso e seguir uma dieta equilibrada. Outra opção é levar uma balança na mala. Existem alguns modelos leves e pequenos que podem ser incluídos na bagagem.

Tenha foco

Se você deseja manter a dieta em sua viagem, é importante não perder o foco. Assim, poderá se desviar de oportunidades tentadoras e conseguirá superar o desafio de não comer tudo o que tem vontade.

Se você tem normalmente o costume de anotar a quantidade de calorias ingeridas no dia a dia, não perca esse hábito durante a viagem. Leve o caderninho e anote tudo como de costume, ou opte por usar um aplicativo. Existem vários apps disponíveis para controle de alimentação e peso.

Controle a ingestão de álcool

Entre as dicas para manter a dieta na sua viagem, uma que pode ser difícil para algumas pessoas é limitar a ingestão de álcool. Ninguém gosta de abrir mão de uma boa cervejinha no verão, à beira-mar, por exemplo.

Mas quem segue alguma dieta não deve exagerar no consumo dessas calorias que pouco agregam à nutrição. Até mesmo porque o álcool dificulta o procedimento de perda de gorduras pelo corpo, uma vez que o fígado pode demorar cinco dias para regular as taxas de álcool no organismo.

Quando há ingestão contínua de bebida alcoólica, o fígado deixa de trabalhar na conversão da gordura em fonte de energia, o que dificulta a busca pelo emagrecimento.

Evite comer carboidratos à noite

Nas refeições à noite, opte por comer proteínas e saladas em vez de carboidratos, que devem ser consumidos em uma quantidade menor nesse horário.

Ao ingerir muitos carboidratos no período noturno, o metabolismo se torna mais lento. Isso dificulta a queima de calorias e não será favorável para a sua dieta.

Não pule o café da manhã

Quais as dicas para manter a dieta na sua viagem em relação à primeira refeição do dia? No café da manhã, o indicado é que a alimentação seja completa para que você tenha disposição nas horas seguintes e também para que não cometa exageros nas horas subsequentes.

Se o seu hotel oferece essa opção, acorde cedo e não fique em jejum até a hora do almoço. Muitos especialistas consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia.

Ele fornece a energia necessária depois do período de jejum do sono e evita também que haja problemas de concentração e de indisposição.

Pular o café da manhã não ajuda a emagrecer, pois o organismo tenderá a compensar essa falta de nutrientes nas refeições seguintes. Alimentar-se de manhã também ajuda acelerar o metabolismo e a promover queima calórica.

Faça compras no mercado

Opte por fazer compras de alimentos no mercado ou no supermercado, em vez de apenas pedir refeições ou comer fast-foods.

Desse modo, você poderá comprar itens que come habitualmente na sua dieta e evitará a ingestão de alimentos gordurosos e sem valor nutritivo. Inclua frutas, verduras, oleoginosas, pães ou biscoitos integrais.

Além de economizar, com essas dicas para manter a dieta na sua viagem você conseguirá ter sua rotina mais próxima do normal para manter o peso.

Prefira alugar um apartamento

Se você pretende seguir sua dieta à risca durante sua viagem, uma dica é preferir alugar um apartamento, em vez de ficar em um hotel.

No apartamento você terá a cozinha à disposição e poderá preparar seus alimentos sem se preocupar em se alimentar fora todos os dias.

Coma em pequenas porções

Quando estiver passeando em sua viagem, é muito provável que queira conhecer e desfrutar da culinária local. Nesse sentido, opte por pedir pequenas porções de comida ou de petiscos para manter sua dieta balanceada.

Não fique também longos períodos sem se alimentar. Se você comer de três em três horas, por exemplo, em pequenas quantidades, sentirá saciedade e evitará excessos alimentares.

Outro método também é ter em mente 5 ou 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e lanche da noite, caso vá dormir mais tarde.

Nessas dicas para manter a dieta na sua viagem, leve lanches intermediários na sua bolsa, dessa forma você consegue controlar melhor o que está ingerindo e evita comer guloseimas e outros itens durante o passeio.

Estabelecer horários para refeições é uma forma de controle alimentar que evita deslizes que poderiam levar a um consumo desregrado de alimentos e, consequentemente, esquecer a dieta.

Faça exercícios físicos

Mesmo durante a viagem, é possível separar uns minutinhos para fazer uma caminhada. Como a tendência durante a viagem é a de que você saia da sua rotina de dieta em algum momento, mesmo que tente controlá-la, fazer exercícios ajuda a compensar as calorias adicionais ingeridas.

Então, transforme o tênis em seu aliado e caminhe pela cidade. Se estiver na praia, ande pela areia enquanto observa a bela paisagem, se estiver em uma cachoeira sempre há opções de trilhas.

Até mesmo no seu quarto de hotel você pode se exercitar. Há diversos vídeos no Youtube com sugestões de exercícios aeróbicos para fazer em um espaço limitado, sem necessidade de equipamentos.

Uma dica para manter a dieta na sua viagem também é sair à noite para dançar. Além de se divertir, você gasta energia e compensa algumas calorias a mais que podem ter saído do seu controle.

Beba água

Quem está de dieta e quer controlar o peso sabe que beber bastante água é uma estratégia certeira. A água é um elemento essencial para o organismo e, além de não ter calorias, mantém o estômago cheio, reduzindo a sensação de fome.

A água também contribui para o bom funcionamento do metabolismo, do intestino e da digestão. Outro fator importante relacionado ao consumo de água é que ela oferece mais disposição para prática de exercícios físicos, uma vez que hidrata os músculos.

Tomar água é fundamental para manter a disposição.

Faça compensações

Se durante a viagem você saiu da dieta em um dia, pode compensar no outro controlando a alimentação, caso tenha comido refeições gordurosas ou doces, por exemplo. Evite comer esses alimentos fora da dieta todos os dias.

Outras dicas para manter a dieta na sua viagem são substituir doces por frutas e, se quiser tomar sorvete, escolha algum com sabor de frutas também, por ter menos calorias.

Você pode também escolher uma refeição para se desligar um pouco do controle de calorias e ser mais ponderado nas demais refeições.

Beba suco de limão

O suco de limão ajudar a eliminar as toxinas do organismo, bem como a retenção de líquidos e melhora a sensação de saciedade. Dessa forma, ajuda no emagrecimento.

Além disso, o limão fortalece o sistema imunológico, essencial para que você continue saudável em sua viagem, com menores riscos de contrair uma gripe ou outras doenças e alergias.

Você pode optar pela versão sem açúcar, apenas adicionando meio limão a um copo com água. Beba assim que acordar, antes de se alimentar, aproximadamente trinta minutos antes de tomar o café da manhã.

Evite tomar líquidos durante as refeições principais

Ingerir líquidos durante o almoço ou a janta pode atrapalhar a digestão. Quando o líquido é consumido nessas refeições, o estômago se dilata e o cérebro entende que já está saciado. Porém, logo após a refeição pode retornar a sensação de fome.

Além disso, a concentração de ácido presente no estômago diminui e há diluição de algumas enzimas com a ingestão de líquidos nas refeições, atrapalhando a absorção de determinados nutrientes.

O recomendado entre as dicas para manter a dieta na sua viagem é beber líquidos nos trinta minutos que antecedem a refeição, ou uma hora depois.

Opte por sucos cítricos, naturais de preferência, como de laranja, acerola ou abacaxi, pois eles ajudam na absorção de minerais.

Ainda, se for consumir líquido, beba no máximo meio copo, ou prefira consumi-lo junto a refeições em apenas em ocasiões especiais.

Espero que tenha gostado das dicas! Se você está planejando alguma viagem aérea, leia também este post sobre quais são os seus direitos em caso de No-Show!