Conheça São Paulo: O que fazer na terra da garoa?

São Paulo é uma cidade eclética e são muitas as opções do que fazer na terra da garoa: lazer, cultura, gastronomia, vida noturna, entretenimento. A metrópole tem a arquitetura e o espírito de quem aprecia a vida urbana, além de alternativas de passar o tempo em áreas verdes.

Neste post separamos algumas dicas de alguns lugares imperdíveis para quem deseja conhecer a capital paulista. Confira!

Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é um dos cartões-postais de Sampa e, certamente, não pode estar fora do seu itinerário ao visitar a cidade. A paisagem é muito bonita e agradável, onde você pode fazer piqueniques, caminhadas, andar de bicicleta ou apenas se sentar no gramado à beija do lago, observando os monumentos, o cenário e bater um papo com alguém.

É um lugar que transmite tranquilidade e há atrações como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o planetário e o Bosque de Leitura. Caso esteja sozinho, nada mais convidativo que apreciar uma boa leitura cercado de árvores e natureza!

Só é preciso se atentar ao horário dessas atrações para saber se estarão abertas no dia dessa programação do que fazer na terra da garoa.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista costuma ser ponto de encontro aos domingos, onde os pedestres passeiam por lojas, teatros, restaurantes e shoppings em seus três quilômetros de extensão. É uma avenida impressionante, com prédios imponentes e modernos. O local permanece fechado para carros aos domingos.

Você pode avistar a pintura de 52 metros do Oscar Nienmeyer e visitar a Casa das Rosas, que é um casarão onde moravam barões do café, nesse caso de quarta-feira a sábado, em horários agendados.

Há também o Mirante Sesc, onde é possível ter uma vista panorâmica da avenida, exposições no Itaú Cultural, o parque Trianon  e o Museu de Arte de São Paulo (Masp), do qual falaremos a seguir.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)

O Masp é um dos mais importantes museus do país e exibe obras renomadas internacionalmente. O acervo possui cerca de 10 mil obras, inclusive com uma enorme coleção do pintor Edgar Degas em esculturas de bronze, além de quadros de Delacroix, Picasso, Van Gogh, Chagall, Matisse e outros.

O museu faz parte do Clube dos 19, que inclui os 19 museus representativos e aclamados ao redor do mundo que expõem a arte europeia do século XIX. É um roteiro quase obrigatório do que fazer na terra da garoa.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal possui uma área de mais de 10 mil metros quadrados que comercializa os mais variados tipos de produtos alimentícios.

Um ponto famoso no local é o conhecido sanduíche de mortadela, que é praticamente uma refeição: pão francês com muitas camadas de mortadela. Pode ter queijo, cheddar ou bacon, se o cliente preferir.

Para quem gosta de cozinhar, há diversas opções de ingredientes exóticos e diferentes, inclusive importados.

Além disso, o prédio é histórico, com colunas ao estilo grego, e data da primeira metade do século XX.

Rua 25 de março

A rua 25 de março é um comércio bastante movimentado onde diversas pessoas comparecem para fazer compras dos mais diversos produtos. Os preços costumam ser baratos e é praticamente impossível sair de lá sem comprar nada.

O ideal é separar um dia inteiro em sua visita à 25 de março, para explorar com calma todas as possibilidades que as lojas oferecem em sua listinha do que fazer na terra da garoa.

Estádio Morumbi

O estádio Morumbi, cujo nome é  Cícero Pompeu de Toledo, é o maior estádio particular do país e é patrimônio histórico de São Paulo.

O espaço possui uma estrutura moderna e é uma fonte lucrativa do São Paulo FC. Existe um tour guiado no qual você pode conhecer o local que foi palco de grandes jogos da seleção brasileira, shows de artistas famosos e  recebeu o papa João Paulo II.

No Morumbi Concept Hall é possível realizar compras e atividades de lazer.

Bairro Liberdade

O bairro Liberdade é um local que abriga a cultura japonesa em São Paulo e atrai muitos turistas devido à grande variedade de lojas que comercializam artefatos nipônicos, além da rica gastronomia.

O Kazu Cake é um café recomendado pelas deliciosas sobremesas. Na rua Thomaz Gonzaga, por exemplo, há mais de 20 restaurantes, como o Kenzo Sushi, o Lámen Kazu e o Petisco do Tigrão, este último de comida tailandesa.

Na Liberdade se encontra também o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, ou Bunkyo, e você se sentirá imerso nos costumes da terra do sol nascente. O museu possui mais de 90 mil peças que foram doadas por imigrantes.

Catedral da Sé

Outra dica do que fazer na terra da garoa é visitar uma bela igreja. A Catedral da Sé é uma das construções mais antigas de São Paulo e existe desde 1591, mas a arquitetura tal qual conhecemos hoje é de 1954.

É um edifício majestoso, localizado na praça da Sé, que atrai não apenas fiéis, mas também turistas que desejam conhecer sua suntuosa imagem.

Estão presentes vitrais e obras de arte sacra, de estilo neogótico, com torres agulhadas e tetos côncavos. A igreja pode abrigar cerca de 8 mil pessoas.

Jardim botânico

O Jardim botânico é um excelente local para quem quer ter contato com a natureza e sentir uma paz interior em meio a uma metrópole agitada.

São 360 mil metros quadrados, com belas orquídeas, cuidadosos jardins, estufas e grande riqueza de fauna e flora. Ele foi instituído próximo à nascente do Rio Ipiranga e possui um portão de ferro do século XIX.

O Lago das Ninfeias é uma área muito aprazível para passeio no parque e há diferentes aves que ocupam o espelho d’água. É uma experiência que vale a pena na programação do que fazer na terra da garoa.

No parque é possível fazer a trilha suspensa na nascente do riacho Ipiranga, com cerca de 700 metros de trilha que leva a árvores que datam do século passado.

Rua Augusta

Na rua Augusta é possível encontrar espaços de arte, casas noturnas, teatros e um espaço diferenciado que parte do centro até o bairro dos Jardins. O local conhecido como Baixo Augusta ganhou má reputação devido à concentração de prostitutas.

Em geral, a Augusta apresenta uma tendência underground e é frequentada por fãs de rock, artistas, clubbers e comunidade LGBT.

Na galeria Ouro Fino há estúdios de piercing, tatuagem e roupas típicas dessa “tribo”. Há muitas lojas e galerias espalhadas pelo local e teatros, como Procópio Ferreira, no qual foi apresentado o programa televisivo “Sai de Baixo”, o Frei Caneca e o Comedians Club, que apresenta shows de stand up comedy.

No Calçadão Urbanoide há muitas opções de food trucks e o espaço é decorado com pinturas em grafite. O restaurante do chef Alex Atala, que já foi eleito entre os dez melhores restaurantes do mundo, possui uma unidade na Augusta, para quem procura uma gastronomia mais requintada.

Ainda no seu roteiro do que fazer na terra da garoa, a noite na Augusta concentra baladas underground, principalmente no Baixo Augusta, onde há bares, alguns em estilo pub, e casas noturnas de diferentes conceitos.

A Blitz Haus, que é iluminada em LED,  possui três andares e toca black music, funk e música eletrônica. Já no Beco 203, por exemplo, o estilo é indie rock. E há muitos outros disponíveis.

Edifício Itália

O Edifício Itália possui 165 metros de altura e do 46º andar você pode ter uma incrível vista panorâmica da cidade. O cenário em 360º rende ótimas fotos, sendo o segundo maior prédio de Sampa.

No espaço Terraço Itália está um conhecido restaurante com piano bar e alta gastronomia.

Aquário de São Paulo

O Aquário de São Paulo abriga dois milhões de litros de água para cerca de três mil animais de 300 espécies diferentes. Ele está localizado no Ipiranga, próximo ao metrô, e apresenta diversos ambientes com tartarugas, salamandras, iguanas, jacarés, tubarões, raias, usos polares, cangurus e animais exóticos.

É um bom passeio do que fazer na terra da garoa com a família, principalmente se houver crianças, que podem se divertir no Jurassic Aquarium, no trilho com carrinho que percorre estátuas de dinossauros. Há tanques que exibem peixes enormes que também atraem a atenção da criançada.

Rua Oscar Freire

A rua Oscar Freire é um destino para quem se identifica com o mundo da moda e do glamour. Situada na região dos Jardins, é um passeio interessante mesmo para quem não está pretendendo gastar algumas cifras nas sofisticadas lojas.

São belas vitrines com as tendências atualizadas do universo fashion por 2,5 quilômetros de extensão. Há grandes marcas nacionais e internacionais, de renomados estilistas, estampadas por todo lado. Versace, Roberto Cavalli, Dudalina, Calvin Clein e Le Lis Blac são alguns exemplos.

A Oscar Freire tem cruzamento com a rua Augusta, então você pode visitar no mesmo dia essas duas conhecidas regiões de São Paulo eu seu passeio turístico.

Com essas dicas, agora você já sabe o que fazer na terra da garoa! Seu roteiro de viagem para conhecer São Paulo será repleto de novas descobertas e bom entretenimento.

Se você gostou deste post, leia também outros no blog da Liberfly!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *