Como funciona o sistema de segurança de um aeroporto?

Como funciona o sistema de segurança de um aeroporto?

Por serem locais que recebem uma grande circulação de pessoas todos os dias,  o sistema de segurança de um aeroporto é algo primordial. As medidas que o integram têm a finalidade de não colocar em risco a integridade física de funcionários, tripulantes e passageiros, prevenindo ataques terroristas. Além disso são importantes para coibir ações criminosas, como contrabando e narcotráfico. 

É de conhecimento geral que, para embarcar, será necessário passar por procedimentos como revistas pessoais. No entanto, você sabe do que é composto o seu sistema de segurança completo e como ele funciona? Então, acompanhe esta leitura que o blog da Liberfly preparou para você. 

Procedimentos usados no sistema de segurança de um aeroporto

Um dos pontos mais importantes para o sistema de segurança de um aeroporto, além do controle de acesso, é investir em tecnologia de inteligência artificial, como CFTV de geração 5.0, e serviços de vigilância com equipes treinadas para a execução do serviço de alto risco. 

Sendo assim, são três os principais serviços de segurança executados nos aeroportos:

  • Vigilante;
  • Vigilante de ronda (ou APAC);
  • Controle de acesso.

O vigilante de ronda, ou APAC, desenvolve atividades de vigilância e patrulhamento no perímetro externo das pistas, como muros, cercas elétricas, alambrados etc. Seu serviço é essencial para prevenir e impedir a entrada de pessoas e animais na pista, o que interfere diretamente nos pousos e decolagens dos voos

Já o vigilante que atua internamente nos aeroportos é responsável por acompanhar e orientar nos embarques e desembarque de passageiros. Ele também atua fazendo rondas visuais em saguões, esteiras de bagagens, verificação de carrinhos, entre outros. 

Controle de acesso

O controle de acesso é uma das principais medidas para o sistema de segurança de um aeroporto. Sua principal finalidade é gerenciar o acesso de pessoas, cargas e veículos, validando ou não sua entrada em áreas controladas e/ou restritas.

Ele engloba uma série de tarefas de ordem administrativa e operacional para o planejamento, elaboração e implementação de políticas de segurança específicas. É a Instrução de Aviação Civil (IAC), que estabelece os procedimentos que devem ser adotados no processo de controle de acesso de todos que circulam no espaço aeroportuário.

Um de seus processos primordiais é canalizar a passagem de passageiros, funcionários e tripulantes por um terminal com detector de metal em aeroportos. Esta inspeção é necessária tanto para o usuário quanto para seus pertences, com o propósito de localizar objetos perigosos à integridade física das pessoas quanto à segurança do voo. 

Para o acesso às áreas restritas, é importante confirmar a identidade das pessoas por meio de documentos com foto e credenciais de acesso para o público que exerça qualquer tipo de atividade no aeroporto. Sendo assim, com o avanço da tecnologia, alguns aeroportos já utilizam a biometria, o que facilita bastante essa etapa. 

Já no caso das saídas de emergências, as normativas de controle de acesso preveem sensores de abertura de porta, sirenes e monitoramento remoto na central de segurança, para evitar seu uso indevido.

A Liberfly resolve seu problema!

Gostou de entender melhor sobre o sistema de segurança de um aeroporto? Não deixe de acompanhar o blog da Liberfly para conferir conteúdos como esse. E se você já passou por algum transtorno aéreo, não deixe de enviar seu relato para avaliarmos. Em casos de aprovação, é possível receber até R$1000 dentro de 48 horas.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *