Nome limpo e Score baixo: O que pode significar?

A pontuação de crédito é parâmetro que pode ter um grande impacto em sua vida. Sabe-se que, em geral, a pontuação é mais baixa para inadimplentes. Mas por que acontece a situação de nome limpo e Score baixo?

Se seu Score for alto o suficiente, os bancos não verão problema em te emprestar dinheiro a taxas de juros atraentes.

Mas, se estiver baixo, você pode ter que pagar mais caro ou nem conseguir o empréstimo, entre outros serviços financeiros.

Uma boa pontuação de crédito pode significar a diferença, por exemplo, entre ser capaz de comprar uma casa ou ter que pagar aluguel. E há inúmeras outras situações em que o Score baixo pode atrapalhar sua vida.

Para entender melhor o tema, continue lendo!

O que é Score?

O Score é uma pontuação de crédito que representa a posição financeira e de crédito de um indivíduo. Ele influencia a capacidade de fazer transações financeiras junto aos credores.

Em outras palavras, é como se fosse um intermediário entra a instituição financeira ou uma empresa e a parte que deseja desfrutar do crédito.

Isso porque é comum a consulta do Score, da mesma forma que ocorre com a consulta do nome negativado, para aprovar certos contratos.

Dessa forma, ter um bom Score significa que o consumidor é capaz de reembolsar o montante emprestado no prazo devido, por exemplo, ou de pagar parcelas de alguma compra.

Portanto, o Score de crédito está relacionado aos hábitos de pagamento dos consumidores. Isso vale também para quem tem nome limpo e Score baixo, como veremos mais adiante.

Como funciona o Serasa Score?

É possível consultar o Score no Serasa para saber qual é sua pontuação no mercado. A pontuação vai de 0 a 1 mil pontos.

Os critérios utilizados são os seguintes:

-> pagar as contas em dia;

-> análise de casos de dívidas já negativadas;

-> relação financeira com empresas;

-> atualização de dados cadastrais.

Logo, cada uma dessas informações identifica o comportamento de um grupo de consumidores. Além do mais, esse grupo é composto por pessoas que possuem características financeiras parecidas.

Dessa forma, possibilita-se uma comparação dos resultados entre um grupo para se calcular o Score no Serasa.

Os mil pontos do Score são divididos em:

-> alto risco de não pagamento: até 300 pontos;

-> risco médio: de 300 a 700 pontos;

-> risco baixo: a partir de 700 pontos.

Nome limpo e Score baixo: por que motivo isso acontece?

Pagamentos atrasados

Você está com problema de nome limpo e Score baixo?

Embora você esteja com o nome limpo, pode ser que tenha pagamentos atrasados que ainda não geraram a negativação do nome. Esse fator contribui para diminuir o Score.

O período após o atraso da conta até que haja nome negativado pode ser de 30 a 40 dias. No entanto, mesmo que você pague suas contas nesse período, ocorre o registro do pagamento atrasado.

Contrair muitas dívidas no crédito

Caso você esteja com o nome limpo e pague as faturas em dia, ainda assim pode ter Score reduzido nessa situação.

Por exemplo, se você compromete 30% da sua renda com empréstimos ou compras a prazo, isso é um mau sinal.

Para o mercado, o ideal é que a pessoa comprometa apenas 30% da renda com empréstimos e parcelas. Acima disso, pode ser visto como um risco financeiro.

Outro exemplo de nome limpo e Score baixo é o de quem utiliza com muita frequência o cheque especial ou quem paga apenas o valor mínimo do cartão de crédito.

Nesses casos, será mais difícil que seu crédito seja aprovado, pois esses fatores causam diminuição do Score.

Quando isso acontece, a interpretação é a de que o consumidor gerencia sua vida financeira no limite das receitas, o que não é visto com bons olhos pelas instituições de crédito.

Nome limpo e Score baixo: Solicitar crédito em vários lugares

Quando você solicita crédito em várias instituições, cada uma delas consulta seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Essas transações são registradas em seu histórico.

Logo, se seu CPF recebeu várias consultas em um curto período de tempo, é um sinal de que você pode estar assumindo muitas dívidas. Isso também torna mais difícil conseguir um empréstimo, pois o Score fica mais baixo.

O ideal é que você busque crédito em apenas uma instituição, com a qual você já possui relacionamento.

Nome negativado indevidamente

Vamos ver outra situação de nome limpo e Score baixo.

Em caso de nome negativado indevidamente, isso significa que, na verdade, seu nome está limpo, mas permanece nos cadastros negativados por um erro da empresa.

Há algumas situações em que isso ocorre, mesmo que você já tenha feito o pagamento da dívida. E, consequentemente, não deveria ter nenhuma pendência no Serasa.

Um exemplo é quando você não contratou um serviço. Então, por uma falha da empresa, seu nome ficou sujo de forma indevida. Nada mais constrangedor, não é mesmo?

Não existe nenhuma relação de credor e devedor e, mesmo assim, seu CPF foi inscrito como inadimplente. E, para piorar, isso levou à redução do Score.

Em alguns casos, você pode também ter sido vítima de fraude ou golpe. Ou, talvez, você tenha tido alguma ligação com a empresa, mas não devia nenhuma fatura. Por exemplo, se você tiver cancelado o serviço.

Se você fez também um acordo com a empresa para parcelar alguma dívida, após o pagamento da primeira parcela seu nome precisa ficar limpo. Caso contrário, trata-se de negativação indevida.

Portanto, se o nome está sujo mas, na verdade, deveria estar limpo, você tem direito a ser indenizado. Inclusive, devido à diminuição do Score e dos danos morais que isso acarreta.

Agora que já vimos alguns casos de nome limpo e Score baixo, veja a seguir como melhorar sua pontuação de crédito!

Nome limpo e Score baixo: Como melhorar o Score

Pague suas contas em dia

Pagar no prazo o que é devido levará de forma constante à sua credibilidade como consumidor.

Portanto, construir seu histórico de crédito leva tempo e pagar de forma consistente o que você deve em tempo hábil é considerado um dos melhores indicadores de sua capacidade de crédito.

Para os credores, os padrões de comportamento ao longo do tempo são vistos como indicadores do futuro. Logo, provar aos credores que você é capaz de quitar as dívidas no prazo ajuda a melhorar sua pontuação de crédito.

Reduza os valores ou solicitações de empréstimos

Pagar de forma proativa mais do que deve ajudará você a se mostrar como um cliente confiável que não apenas paga, mas o faz até mesmo antes da data de vencimento.

Por outro lado, as despesas de empréstimos a juros contribuem para diminuir o Score de forma temporária. Por isso, você pode ficar também com nome limpo e Score baixo.

Quando você os solicita, os órgãos de proteção ao crédito registram esses dados e há uma tendência para que o Score diminua.

Porém, ele volta a subir em três meses, se você estiver pagando tudo em dia. Logo, o ideal é fazer um empréstimo apenas quando o seu Score estiver mais elevado.

Além disso, com um Sore alto você provavelmente conseguirá taxas menores de juros.

Nome limpo e Score baixo: Gerencie cartões de crédito de forma eficaz

Um cartão de crédito permite ao titular fazer compras sem ter que sacar qualquer quantia em dinheiro.

O ideal é que você não gaste mais do que 30% do seu limite de crédito. Seguir essa prática ajudará você a manter o valor total de sua dívida sob controle.

Os credores costumam examinar a quantidade de crédito disponível que você pede emprestado.

Mais uma vez, para ter um bom conceito com os credores, gastar no máximo 30% do seu crédito será bem visto.

Não compre o que você não pode pagar

Para evitar ter nome limpo e Score baixo, siga essa dica também!

Não compre coisas que você não possa pagar imediatamente. Embora comprar coisas a crédito seja conveniente, se houver algo que você não pode pagar com os recursos à sua disposição, em geral é melhor ignorar.

Dessa forma, manter a saúde financeira significa tomar as decisões certas para o seu bolso. E, portanto, não se entregar a compras por impulso das quais você pode se arrepender mais tarde.

Conclusão

A pontuação de crédito fornece um panorama de como é o seu status de crédito no mercado.

Como vimos, ela é determinada por alguns fatores. E, claro, é interessante conhecê-los para que você saiba como pode ser afetado.

Se estiver com contas atrasadas ou com dificuldades financeiras, é sempre bom entrar em contato com seus credores o mais rápido possível.

Dessa forma, você pode negociar a dívida, inclusive taxas e possíveis descontos. E, consequentemente, permitir que seu Score cresça, em vez de diminuir.

Além disso, se você tem nome limpo e Score baixo, para ter um Score mais alto, evite ficar fazendo muitos empréstimos, não faça compras excessivas no cartão de crédito, nem utilize sempre o cheque especial.

Outro ponto importante é manter os dados atualizados no Serasa.

Espero que essas informações tenham te ajudado!

Se você teve problemas com Score por nome negativado indevidamente, entre em contato com a Liberfly!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *