Como aumentar meu Score de cartão de crédito

Se você deseja aumentar sua pontuação de crédito, neste post vamos falar sobre como aumentar o Score de cartão de crédito.

As ações para aumentar o Score não são imediatas e podem levar um tempo a surtirem efeito. Mas, com um pouco de paciência, você consegue elevar a pontuação ao seguir nossas dicas.

Um ponto importante também é que ter um bom Score não necessariamente implica em conseguir crédito imediato. Cada empresa tem seus próprios critérios, que podem variar de caso para caso.

De todo modo, ter uma boa pontuação facilitará sua vida financeira e ampliará suas possibilidades no mercado. Então, continue lendo para saber mais sobre o tema.

Passo a passo de como aumentar o Score de cartão de crédito

Limpar o nome negativado

Em primeiro lugar, um passo indispensável para que você melhore a pontuação Score é resolvendo pendências do nome negativado.

Se seu CPF está inscrito em algum órgão de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, é preciso limpar o nome.

Para entender como aumentar o Score de cartão de crédito, é preciso considerar que você terá que pagar contas atrasadas ou negociar a dívida.

Essa dica é prioritária, pois será o Score está relacionado à situação do seu nome nos cadastros negativados.

Porém, se você já pagou a dívida, limpou o nome e o Score continua baixo, espere alguns meses e pague as contas em dia para ter sinal verde e elevar a pontuação.

Leia também: Cadastro indevido no SPC e Serasa: Como ser indenizado

Deixe os dados atualizados no Serasa

Essa etapa não exige nenhuma dificuldade. Basta você deixar seus dados atualizados no Serasa, com informações precisas, e seu cadastro passará mais confiança para quem eventualmente fizer uma consulta.

Essa atualização é gratuita e pode ser feita de modo online ou em uma agência. É possível enviar documentos e comprovantes na plataforma, de maneira que seu perfil seja mais completo.

Ao proceder desse modo, você demonstra mais transparência para as empresas.

Não deixe de pagar as contas em dia

Mais uma dica sobre como aumentar o Score de cartão de crédito.

Pague sempre as contas no máximo até a data do vencimento, para não acumular dívidas. Se você tiver dificuldades em administrar as datas, pode agendar as faturas no débito automático.

Grande parte das empresas conta com essa opção de pagamento. Dessa forma, você evita que uma conta deixe de ser paga por uma distração, o que pode levar à negativação do nome e à redução do Score.

Leia também: O que acontece quando o nome está negativado?

Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro vai impedir que você tenha um descontrole nos gastos. Consequentemente, um bom planejamento influenciará positivamente no seu Score.

Se as contas estiverem descontroladas, você pode encontrar diversas dificuldades no mercado, como para consumo ou para contratar serviços. Principalmente se seu nome estiver negativado em decorrência disso.

Acompanhe o Serasa Score

Para saber como está seu desempenho do Score, acompanhe o mesmo no Serasa para ver como é a evolução da pontuação de crédito.

Assim, você pode ter uma ideia de como seu comportamento como consumidor progride ao longo do tempo.

Leia também: O que acontece com o nome após 5 anos no SPC?

Cadastre as contas em seu nome

Quem busca saber como aumentar o Score de cartão de crédito, pode levar em conta essa dica também.

Quando as contas que você paga têm o cadastro em seu nome, os órgãos de proteção ao crédito conseguem identificar com mais facilidade qual é o seu perfil de consumidor.

Isso contribui para que seu Score seja mais alto. Quem já tem mais de 18 anos e possui renda própria, pode incluir contas em nome próprio para aumentar a pontuação.

Mas, para isso, é importante também que você tenha contas em dia. Desse modo, se não há inadimplência, a tendência é que o Score aumente.

Faça negociação de dívidas

Caso você tenha dívidas pendentes, negociar o pagamento é o primeiro passo para ter o nome sem restrições. Como resultado, você ganhará pontos no Score.

Então, não ignore as dívidas. Busque uma resolução para a inadimplência, pois isso demonstrará para o credor seu compromisso enquanto consumidor.

Se você não puder pagar o valor integral da dívida, tente negociar de forma parcelada e pague as parcelas em dia. Isso é muito válido para quem busca formas de como aumentar o Score de cartão de crédito.

Mesmo que haja juros nas parcelas, é melhor essa opção se você não puder pagar o valor integral com desconto.

Para isso, faça um bom planejamento para conseguir pagar cada parcela como combinado. Nesse sentido, você cria um bom relacionamento com o credor e poderá ter pontos adicionais no Score.

Vale mencionar que quando você paga a primeira parcela de uma dívida negociada, seu nome já volta a ficar limpo no Serasa.

Uma dica interessante é que você separe até 20% do que ganha para pagamento de dívidas.

Utilize uma porcentagem como parâmetro para definir sua capacidade de pagamento e não deixar de cumprir a negociação da dívida.

Leia também: Como saber se o nome está com restrição?

Não tenha muitos cartões de crédito

Como aumentar o Score de cartão de crédito nesse caso? Quando você tem menos cartões de crédito, são melhores as chances de ter um Score mais alto.

O excesso de cartões pode contribuir para que você perca pontos de crédito e o mesmo vale para quem aumenta o valor do limite constantemente.

Portanto, prefira que o banco mesmo opte pela elevação do seu limite ou que ofereça um cartão adicional.

Já se você tem um cartão que é suficiente para sua administração financeira, prefira também recusar um cartão fornecido pelo banco.

A ideia é que você se concentre em elevar a pontuação do Score, certo? Então, aproveite o aumento do limite do próprio cartão, em vez de solicitar outros para ter um limite maior.

A explicação é que ter muitos cartões reduz o Score como uma medida de segurança. Por exemplo, como precaução para casos de roubos de dados do cartão em que alguém mal intencionado faz solicitações indevidas.

Caso você já tenha pedido um aumento no limite do cartão de crédito, espere seis meses para solicitar outro aumento.

Leia também:  O que é CPF irregular? Entenda agora!

Evite solicitar muitos empréstimos

Outra dica sobre como aumentar o Score de cartão de crédito é evitar pedir muitos empréstimos.

Sempre que você faz uma compra ou paga uma compra, seu CPF é vinculado a essas transações. O mesmo vale para solicitação de empréstimos ou aumento de limite no cartão de crédito.

Porém, se muitas empresas e instituições consultam seu CPF com muita frequência, isso pode ser um sinal de instabilidade financeira.

Portanto, evite solicitar muitos cartões de crédito ou fazer empréstimos com muita frequência. Outra dica é evitar fazer compras com o cartão de crediário da loja. Prefira usar seu próprio cartão de crédito.

Dessa maneira, você evita consultas excessivas no seu CPF que podem levar à diminuição do Score.

Quando uma empresa verifica seu CPF em algum órgão de proteção ao crédito, essa consulta fica no registro por 90 dias. Nesse contexto, se houver muitas consultas em um período reduzido de tempo, o Score pode cair.

Tenha um bom relacionamento com o banco

Esse ponto também é importante sobre como aumentar o Score de cartão de crédito.

Ao prezar por um bom relacionamento com o banco, isso influenciará positivamente em sua pontuação com o mesmo e também com o Serasa ou o SPC.

Por isso, é importante ter um bom Score junto à instituição bancária com quem realiza operações financeiras.

E, ao se relacionar bem com o banco, ele repassará ao Serasa dados de quem você é um cliente que arca com os seus compromissos. Em outras palavras, a tendência é que seu Score suba.

Para garantir esse bom relacionamento, utilize conta corrente, cartão de crédito e serviços financeiros de um mesmo banco.

Deixe todas as faturas em dia, pois os bancos têm uma pontuação própria para verificação de crédito.

Além disso, se o seu relacionamento com o banco é financeiramente saudável, haverá menos necessidade de que ele faça consultas do seu CPF em órgãos de proteção ao crédito.

Elimine gastos desnecessários

Por fim, na sua jornada de como aumentar o Score de cartão de crédito, considere essa opção também.

Se você possui problemas com endividamento, é preciso eliminar gastos supérfluos e desnecessários.

Nesse sentido, será necessário abrir mão de alguns hábitos ou de itens de consumo como forma de equilibrar suas finanças.

O objetivo é que você consiga se concentrar no que é mais relevante no momento para que você melhore o Score.

Então, para pagar suas dívidas, faça cortes de gastos no orçamento e, se possível, separe uma parcela para poupança.

Por fim, não existe uma fórmula mágica para que você consiga aumentar o seu Score da noite para o dia.

São diversas ações que você pratica ao longo dos meses que garantirão que sua pontuação fique mais elevada.

Para que isso aconteça, de forma resumida, você precisa evitar endividamentos e ter o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito.

Outros pontos relevantes são negociar dívidas e manter o cadastro atualizado no Serasa.

Espero que essas dicas sobre como aumentar o Score de cartão de créditotenham te ajudado!

Caso o seu nome tenha sido negativado indevidamente, entre em contato com a Liberfly.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *