Nome Negativado: Como Limpar seu Nome Rápido [Guia]

Ter o nome negativado é algo que atinge milhões de brasileiros. Quatro em cada dez consumidores estão endividados no país, segundo levantamento do SPC Brasil. São mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes.

Se você está nessas estatísticas, não se preocupe porque explicaremos quais são as consequências de ter o nome sujo e como você pode resolver a situação. Para retirar seu nome e limpar seu nome, você precisa negociar o valor em atraso.

Antes de tudo, é importante que você entenda o que é ter o nome negativado e que  conheça seus direitos para reivindicá-los se você sofreu algum constrangimento relacionado a uma dívida. E, também, para buscar a solução da melhor forma possível

O que é nome negativado?

Vamos entender o que significa nome negativado. Esse termo quer dizer que você está com o “nome sujo”.

Em outras palavras, isso quer dizer que você deve um certo valor a uma empresa e ela estabeleceu uma restrição devido à dívida.

E o que é negativação do CPF? É exatamente isso o que acontece quando seu nome fica sujo. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) e os dados do inadimplente, como o nome e o valor da dívida, ficam inscritos em instituições de proteção ao crédito.

Essas instituições são o SPC, o Serasa e o SCPC. Porém, como veremos adiante, nem sempre a pessoa que teve o nome inscrito está inadimplente.

O motivo pode ser algum erro de quem ofertou o produto. Ou serviço ou pode ser que algum terceiro seja o responsável pela dívida e a assumiu em seu nome. Logo, quando ocorre situação de nome negativado indevidamente, o caso é passível de indenização.

O que faz o nome ficar negativado?

Se você ficar sem pagar contas como de telefone, cartão de crédito, internet, empréstimos ou em instituições financeiras, pode haver negativação.

Independentemente de a dívida ser devida ou não, você pode ter o nome sujo. Isso vai depender de como se deu a dívida.

Se a dívida for legítima, o problema é que a pessoa que deve não pagou o valor devido. Como resultado, o credor fez a negativação por causa do descumprimento da obrigação.

Todavia, no caso de valores que foram cobrados de forma indevida, vários fatores podem ter levado ao ocorrido.

Por exemplo, você pode não reconhecer que um valor deve ser pago. Pode acontecer o cadastro de uma dívida inexistente. Ou, ainda, pode ter havido golpe no cartão de crédito.

Nessas situações, o consumidor teve um direito violado e, mesmo assim, pode ter que arcar com o problema como se fosse devedor e ter o nome negativado.

Se você ficar sem pagar contas como de telefone, cartão de crédito, internet, empréstimos ou em instituições financeiras, pode haver negativação.

Como funciona a negativação no Serasa e no SPC?

Quando uma pessoa que deveria fazer um pagamento e deixa de quitar o valor no dia do vencimento, o credor pode solicitar a inclusão do nome no Serasa ou no SPC já no próximo dia.

Na prática, porém, o entendimento é de que as empresas devem esperar 30 dias para fazer uma negociação antes de negativar o nome.

Nesse sentido, o primeiro passo para que o CPF fique no banco de dados nas instituições de proteção de crédito é não pagar uma dívida.

Nessa situação, a empresa que receberia o valor, seja por meio de fatura de cartão, carnê ou outros tipos de parcela, pode deixar seu nome negativado.

Entretanto, antes disso o credor pode oferecer negociação e entrar em contato com o devedor por e-mail, mensagem ou telefone.

Se isso não foi possível, a empresa solicita a inserção do CPF no Serasa, SPC ou SCPC, informando nome, CPF, valor a pagar e tempo de atraso.

Ao solicitar a inscrição do CPF, esses órgãos têm a obrigação de notificar formalmente o devedor que o nome será inscrito nos registros.

Em seguida, você terá o prazo de 10 dias para tornar a situação regular, antes da inserção do seu nome.

Se o nome foi incluído em uma dessas instituições de proteção do crédito, caso não regularize a situação em 10 dias, o CPF será registrado e o devedor fica com o nome sujo.

Como limpar o nome negativado? Para retirar seu nome do banco de dados e limpar seu nome no Serasa ou em outros órgãos, será preciso negociar o valor em atraso.

Isso pode ser feito no Serasa, diretamente com a empresa ou com assessorias que negociam de forma online.

Como saber se estou com o nome negativado?

Para saber como consultar nome negativado, existem ferramentas digitais nas quais você pode fazer uma consulta virtual. É o caso da Serasa, por exemplo. Desse modo, você consegue saber se alguma empresa negativou seu CPF.

Outra plataforma que faz a consulta de nome negativado gratuitamente é a Boa Vista. De forma análoga, você consegue verificar a situação do seu nome.

Se você não quiser consultar de modo online, pode ir direto ao órgão do SPC ou Serasa. Nesse caso, leve seus documentos pessoais.

Muitos devedores sabem que possuem dívidas, mas nem todos sabem que poderão ter o nome negativado. Então, pode ser que seu nome esteja sujo e você nem tenha se dado conta disso.

Em todo caso, a empresa precisa avisar o cliente que irá negativá-lo 30 dias antes da negativação. Nesse meio tempo, pode ser que ela também ofereça formas facilitadas de pagamento.

O que acontece quando o nome é negativado?

Existem diversas consequências decorrentes do nome sujo. Uma delas é: quem tem nome negativado pode abrir conta corrente? Por causa da dívida, há restrições para solicitar crédito e também para abrir conta corrente em bancos se você está com CPF irregular.

Você poderá ter dificuldades também para pegar empréstimo com o nome negativado e para fazer consórcio ou financiamento com o nome negativado. Outra consequência pode ser a cobrança por meios judiciais.

Uma dúvida que surge também é a seguinte: quem tem o nome negativado pode fazer concurso público? Dependendo da instituição, como instituições bancárias, pode haver restrições para realizar concurso público.

Então, é importante se atentar para movimentações financeiras que lhe parecem alheias. Assim, você consegue se antecipar e verificar se uma compra foi realmente feita por você e evitar uma negativação futura.

Continue lendo para saber o que acontece quando o nome é negativado, quais as consequências do nome sujo, o que pode ou não ser feito e quais os impedimentos.

Impedimento de abrir conta bancária

Quem tem o nome negativadopode abrir conta em banco? Quando há restrições ao nome, a instituição financeira pode negar o pedido de abrir uma conta bancária.

Isso pode variar de acordo com a instituição. Nesse caso, ela poderá consultar se o CPF está irregular.

Isso é feito para averiguar se o cliente paga as contas em dia. Se o consumidor estiver com o nome sujo, pode surgir um sinal vermelho para que o banco suspeite da capacidade de arcar com as obrigações financeiras.

Apesar disso, quando o nome é negativado, não necessariamente o banco impedirá a abertura da conta.

O motivo é que cada banco cria suas próprias regras relacionadas a como lidar com clientes nessa situação. Há casos em que não é feita a consulta do CPF ou aprova-se a abertura da conta mesmo com a irregularidade

Quando o nome é negativado, não necessariamente o banco impedirá a abertura da conta.

O credor pode fazer cobranças do modo que julgar conveniente?

Embora haja o direito de receber o valor do cliente, assim como de cobrar dívidas, a cobrança não pode ser feita aleatoriamente, da maneira que o credor julgar conveniente.

Nas cobranças, é necessário que haja cordialidade e moderação. Não é permitido usar de artimanhas para constranger ou denegrir a imagem do devedor.

Ou seja, o credor não pode ligar para familiares e conhecidos do cliente que está com nome negativado para tirar satisfações.

Não pode divulgar de forma pública o problema com o devedor. Além disso, não pode enviar mensagens insistentes e recorrentes.

Se isso acontecer, o devedor pode inclusive reclamar danos morais e abrir uma denúncia na Delegacia do Consumidor.

Reprovação em seleções para emprego

Sim, nesse caso pode haver reprovação em processos seletivos se o nome estiver com restrição.

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, o empregador pode desclassificar um candidato à vaga de emprego nesse caso.

Então, essa prática é legal e o candidato que se sentir lesado não poderá requerer indenização.

Porém, a situação não é tão rígida no caso de concursos públicos. Em geral, o candidato não pode ser reprovado por ter o nome sujo, exceto para o caso de concursos para instituições bancárias e financeiras.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar negativada?

Uma dúvida que surge é sobre quanto tempo o devedor terá o nome negativado. Você não fica com o nome negativado para sempre. Depois de 5 anos da dívida não paga, o nome do devedor não pode mais ficar sujo.

Se a empresa insistir em restringir seu CPF, você tem direito a solicitar a retirada do nome e pode também ser indenizado.

Portanto, após 5 anos no SPC, por exemplo, não estará mais negativado. Contudo, mesmo que o nome fique limpo após esse período, a dívida continuará registrada em outras instituições e pode haver cobranças ou medidas de negociar o valor.

De todo modo, não espere 5 anos para resolver o problema da dívida.

Preciso ser avisado que meu nome foi negativado?

Sim, você precisa  ser avisado que houve restrições ao seu nome. Trata-se de um dever do credor, regido pelo Código de Defesa do Consumidor.

A pessoa que tem a dívida precisa ser avisada com 30 dias antes de o nome sofrer negativação.

Se isso não for feito, o credor pode ter que responder na Justiça. A pena de detenção é de 3 meses e ele pode ter que pagar multa também apenas por não ter avisado o consumidor.

Restrições para conseguir crédito ou empréstimo

Se a empresa optar por verificar o seu CPF, caso seu nome esteja negativado, pode ser que não consiga crédito ou empréstimo.

Isso se deve ao baixo score, que indica se uma pessoa cumpre ou não as obrigações financeiras. Quando o score está baixo, é um indicativo de que há baixo índice de pagamento, o que inclui faturas do cartão de crédito.

Apesar de haver instituições que não aceitem clientes com nome sujo, há alternativas no mercado para pessoas que tenham restrição no nome.

Entre elas, podemos citar o caso do crédito consignado. Ou seja, o valor a ser pago é descontado de forma direta do contracheque.

Há casos em que também é possível pegar empréstimo com o nome negativado. Algumas instituições não fazem consultas no SPC e no Serasa, com o objetivo de desburocratizar o processo.

Há opções de cartão de crédito para negativado?

Embora haja dificuldades para usar cartão de crédito com o nome sujo, existem outras opções de cartão de crédito para quem está com nome negativado.

Há empresas voltadas a oferecer crédito a pessoas inadimplentes e que não fazem consulta prévia de CPF para liberar o crédito. Portanto, você consegue usar um cartão de crédito para realizar compras.

Como conseguir um empréstimo com o nome negativado?

Para conseguir empréstimo com o nome negativado, há também empresas que o concedem para quem está com o CPF irregular. Em geral, esses empréstimos têm como motivação o pagamento de dívidas.

De modo similar ao que ocorre com os cartões de crédito para pessoas negativadas, ao solicitar empréstimo em empresas especializadas, não haverá consulta do CPF. Os critérios se pautam principalmente na comprovação de renda.

Nome negativado impede participação em consórcio?

O consórcio é uma modalidade atrativa para aquisição de bens de alto valor. Porém, para participar das assembleias, é preciso pagar as mensalidades em dia. Quando se é contemplado, há procedimentos para o recebimento da carta de crédito.

Para quem atrasa os pagamentos, a regra é ficar de fora da assembleia e dos sorteios. Apesar disso, quem está com nome sujo pode participar das assembleias, contato que pague as parcelas em dia.

É o caso de uma participante que teve o caso analisado pelo TJMG. Ela tinha o nome negativado. Apesar disso, teve direito a indenização por danos morais quando sua carta de crédito foi negada ao ser contemplada para adquirir o veículo.

A conclusão, portanto, é que nome negativado não impede o consórcio de liberar o prêmio.

Posso comprar carro com nome negativado?

Um carro é um bem de alto valor, em geral muito maior que o limite de um cartão de crédito. Então, é pouco provável que você consiga adquirir um carro se estiver com o nome sujo.

Logo, para comprar um carro, primeiro você precisa colocar as contas em dia. Depois de pagar a dívida, haverá uma melhora no seu score e aumentarão suas chances de conseguir comprar um veículo e financiá-lo.

Outra opção é comprar o carro no nome de outra pessoa, contanto que não haja riscos para este terceiro.

Você pode também poupar um valor para dar entrada no carro. Assim, as parcelas financiadas serão menores.

Você pode também procurar empresas especializadas que oferecem crédito para quem tem nome negativado.

Por fim, outra alternativa é usar o CNPJ para comprar carro se seu CPF estiver irregular.

Nome negativado pode impedir venda de imóvel?

Agora surge uma nova dúvida, referente à venda de imóveis. Caso você queira vender um imóvel estando com o nome sujo, isso só será possível se o comprador fizer o pagamento à vista e utilizar uma quantia do valor para a regularização do CPF.

O motivo disso é que, em vendas realizadas por financiamento bancário, se o nome estiver sujo você não conseguirá prosseguir com a transação.

Sabendo disso, regularize antes seu CPF para vender o imóvel, pois não necessariamente você encontrará compradores que paguem à vista.

O que acontece com nome negativado por uma dívida que já venceu?

Ao fazer uma verificação do CPF, você fica sabendo quais são as dívidas pendentes, se houve propostas de resolução, entre outros dados.

É um método de acompanhamento das dívidas, no qual você pode averiguar também se há alguma dívida que você já pagou e ainda consta lá, se uma dívida já venceu o prazo ou se você não identifica tal dívida.

Caso já tenham se passado 5 anos e a dívida continue aparecendo na plataforma de proteção ao crédito, como o Serasa, isso configura um caso de nome negativado indevidamente.

O que fazer quando o nome é negativado indevidamente?

Se você deseja saber como limpar o nome negativado por uma dívida que já venceu, você pode solicitar que a empresa corrija o problema retirando seu nome das plataformas de proteção ao crédito.

Além disso, você pode também entrar com um pedido de indenização por danos morais.

Em todo caso, é essencial que você verifique se há negativação e sua origem, para esclarecer se há uma cobrança indevida. Trata-se de um problema que vai de encontro ao direito dos consumidores.

O que fazer quando seu nome é negativado indevidamente? Há outras situações também em que o nome fica sujo, mas o consumidor não estava devendo.

Por isso, vamos apresentar diferentes situações para você ver se condiz com a sua situação.

Esse erro ocorre por parte da empresa, que inscreve seu nome de maneira indevida no SPC ou no Serasa. E muitas pessoas não sabem que tiveram seus direitos lesados, principalmente quando isso é feito sem aviso.

Se isso ocorrer, você pode solicitar que seu nome fique regular imediatamente e exigir indenização.

Em geral, a negativação indevida do nome ocorre nesses casos:

Nome negativado indevidamente quando já houve pagamento da fatura

Se você já realizou o pagamento de uma conta e o nome negativado ainda permanece, isso provavelmente aconteceu por um erro da empresa, que não resolveu essa pendência.

Quando isso acontece, ou seja, se o nome continua sujo depois de você já ter pago a dívida, ou se a dívida permanece mesmo após a quitação, é possível entrar com um pedido de reparação financeira pelo equívoco.

Nome negativado indevidamente por motivo de golpe

Essa é uma situação lamentável, mas que infelizmente acontece. Se houver algum golpe no cartão de crédito, por exemplo, você poderá ter a negativação do nome.

Em geral, os golpes no cartão de débito ou de crédito ocorrem sem o seu consentimento.  Pode ser que um valor foi cobrado diferente do contratado e pode acontecer de o cliente não receber o produto após a compra.

Mas há outros casos graves, como clonagem do cartão, contato enganoso solicitando confirmação de dados bancários ou phishing.

No entanto, se seu nome ficou irregular em decorrência da má fé de terceiros, você também pode solicitar indenização por danos morais.

Nome negativado indevidamente por um serviço que não contratou

Se uma dívida foi atribuída a você por um serviço que não contratou, e se seu nome ficou sujo em decorrência disso, é um caso também de cobrança indevida.

Também nesse caso você pode entrar em contato com a empresa para retirar seu nome e pedir indenização pelo transtorno de ter tido o nome negativado.

Como limpar nome negativado indevidamente?

Antes de resolver o problema do nome negativado, você precisa atestar que houve de fato a negativação. Essa consulta do CPF pode ser feita nas plataformas já mencionadas de proteção ao crédito.

Além do mais, você precisa saber qual empresa fez a inscrição. Dessa forma, você consegue verificar se a dívida é legítima e poder entrar em contato para resolver a pendência.

O próximo passo é ter as provas da negativação. Porém, se houve algum golpe ou fraude, cabe à empresa a comprovação do ocorrido.

No caso de nome negativado indevidamente, lembre-se que, além de limpar o nome, você pode pedir indenização.

Como limpar nome negativado indevidamente rápido?

A maneira mais rápida de limpar o nome negativado indevidamente é através de iniciativas como a LiberFly.

A LiberFly é uma empresa especializada na compra de ativos jurídicos e pode te ajudar a receber uma indenização antes mesmo do seu caso ser julgado pela justiça.

Funciona assim: você manda o seu caso para gente junto com as provas de que a negativação foi feita de maneira incorreta.

Em seguida, o nosso time de analistas vai verificar o que aconteceu e julgar se o seu caso vale ou não um adiantamento da indenização.

Se você for aprovado, vamos adiantar um valor para você em troca do ativo judicial que você tem em mãos – em outras palavras, vamos “comprar” o caso de você.

Assim, você recebe o que lhe é devido mais rápido e nós arcamos com o risco de levar o caso à justiça e limpamos o seu nome sem que você tenha de se estressar com toda a burocracia envolvida em processos do gênero.

Muito fácil, não é mesmo? Então vem para a LiberFly!

Como posso comprovar uma negativação indevida?

Agora que você já sabe como limpar o nome da maneira mais rápida, vamos dar uma olhada nas principais formas de comprovar uma negativação indevida:

Comprovante de nome negativado no Serasa

Para saber se seu nome está negativado no Serasa, você precisa fazer um cadastro no site do Serasa e fazer seu login. Como já dito, essa consulta online é gratuita.

Quando fizer o login, você já conseguirá ver se há contas em atraso ou se seu nome está sujo. Vale mencionar que pode ser que você esteja com o nome limpo, mas tenha contas atrasadas.

Por outro lado, se o nome estiver negativado, você precisa acessar “Dívidas negativadas”.  Para valer como prova, a imagem que vai aparecer em seguida precisa conter o nome da empresa que realizou a negativação, bem como o CNPJ.

Além disso, deve constar o valor, a data da dívida e o número do contrato com a empresa. Esse é o principal meio de se obter comprovante de nome negativado e de provar que seu CPF foi inscrito como irregular.

Se você não reconhece a dívida, significa que seu nome foi negativado de forma indevida. Isso pode acontecer porque você já fez o pagamento ou procedeu com alguma negociação.

Pode ser também que você nunca tenha contratado aquele serviço ou que você tenha cancelado anteriormente aquele contrato. Ou, ainda, pode ser que a dívida já tenha expirado após 5 anos. Todos esses casos configuram cobrança indevida.

Quando isso acontece, você pode solicitar que seu nome seja limpo de imediato, além de exigir reparação por danos morais.

Então, faça um print da tela do computador com a comprovação de que o nome foi negativado para solicitar uma indenização.

Comprovante de nome negativado no SCPC

De modo similar ao Serasa, para consultar o nome negativadográtis, no Boa Vista SCPC você precisa fazer o cadastro e o login no portal ou no aplicativo.

Depois de fazer o login, já na tela inicial você verá como está a situação do seu nome. Se estiver com o nome negativado, basta clicar em “Dívidas” no lado superior esquerdo para conferir qual é a dívida.

Para servir como prova, você precisará também das informações da empresa que inscreveu seu CPF, o valor devido, a data e o número do contrato.

Se o seu nome estiver aparecendo na página “Seus débitos (já exibidos no mercado)”, significa que houve negativação.

Caso você não reconheça a dívida, pode solicitar que seu nome deixe de constar nesse banco de dados como irregular, além de pedir indenização.

Como limpar nome negativado no Serasa?

Para limpar o nome sujo no Serasa, o passo a passo é simples. Primeiro, você pode consultar o nome negativado gratuitamente.

Depois de ter consultado o CPF e ter visto que está irregular por uma dívida legítima, acesse o Serasa Limpa Nome.

Clique em “Consultar”, depois de inserir o CPF. Com a mesma senha você pode consultar também o Serasa Score. Faça um cadastro e preencha os dados.

Ao conferir as dívidas, escolha uma opção de negociação que se encaixe nas suas necessidades. Complete os dados e gere um boleto. Após realizar o pagamento, a empresa dará baixa na dívida e seu nome ficará limpo.

Tudo feito? O prazo para a retirada pelas empresas do CPF irregular é de 5 dias úteis depois do pagamento.

Nome negativado: o que fazer para limpar o nome?

Como você já deve saber, o problema do nome negativado é algo que atinge uma grande parcela de brasileiro.

E isso traz muitas implicações negativas para o devedor, como já foi apontado neste artigo. Sabendo disso, surge a necessidade de limpar o nome.

Se não for possível pagar a dívida imediatamente, você pode entrar em contato com a empresa, pedir uma negociação dos valores e solicitar que retire as restrições relacionadas ao seu nome no SPC ou no Serasa.

Entenda a diferença entre nome negativado e contas atrasadas

Existe uma diferença entre dívida negativada e uma conta pendente de pagamento. Às vezes pode haver uma certa confusão, porque as instituições de proteção ao crédito têm informações também de contas atrasadas. Porém, isso não quer dizer que seu nome esteja sujo.

As dívidas negativadas são aquelas que tornaram seu CPF irregular, enquanto as atrasadas são as que passaram da data de vencimento e não foram pagas. As contas atrasadas não geram negativação, a menos que a empresa registre a irregularidade.

Os órgãos de proteção ao crédito registram essas informações em seus bancos de dados, que servem como parâmetro para concessão de crédito.

É possível que haja também uma cobrança indevida de uma conta supostamente atrasada. Antes de tudo, entre em contato com a empresa e faça uma reclamação pelos canais de atendimento.

Se não tiver resposta, você pode procurar seus direitos para ser indenizado.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor em caso de nome negativado?

Mesmo quem tem o nome negativado possui direitos, especialmente no que se refere ao modo como a cobrança é feita.

A empresa não pode agir de modo abusivo ou inconveniente na cobrança, muito menos expor o cliente a uma situação constrangedora, seja de forma privada ou pública.

Então, é preciso moderação e bom senso. Não é uma boa prática ligar para o devedor fora do horário comercial ou ir ao endereço de trabalho para cobrar a dívida.

O credor também não pode fazer ameaças. Todas essas formas inapropriadas de cobrança podem ser denunciadas na Delegacia do Consumidor.

Como já foi dito antes, o credor também precisa avisar com 30 dias de antecedência a respeito do nome a ser negativado.

Além disso, todos os consumidores têm o direito de saber qual é a situação do CPF sempre que julgarem necessário. Isso pode ser feito em plataformas online.

Danos morais

Já para a indenização por danos morais, em caso de nome negativado indevidamente, está previsto no artigo 6 º, inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor, que são direitos básicos do consumidor:

“a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”.

O entendimento da Justiça é o de que a empresa tem a responsabilidade de indenizar quando a pessoa foi prejudicada nesse sentido.

É interessante mencionar que, em caso de danos morais, o consumidor não precisa provar qual foi o constrangimento ou desgaste sofrido. Na indenização por nome negativado indevidamente, o dano moral já é presumido.

Segundo o STJ, o valor da indenização por danos morais por nome negativado indevidamente pode variar entre 1 e 50 salários mínimos.

Outro ponto importante é que o Código de Defesa do Consumidor prevê que seu nome com restrição só poderá constar nos órgãos de proteção ao crédito por 5 anos. Isso vale mesmo que você tenha uma dívida ainda em aberto.

O CDC também estabelece no artigo 43, que o consumidor terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

O § 3º diz que:

“O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas”.

Por fim, o credor precisa informar previamente e por escrito a inscrição do CPF como irregular. O motivo disso é que o devedor tem o direito de saber que seu nome será negativado para tentar resolver a situação.

Dicas para evitar o nome negativado

Agora que você já estudou mais sobre o nome negativado, é hora de dar uma olhadinha nas nossas dicas para evitar esse tipo de situação. Confira:

Tenha um planejamento financeiro

Para ter controle sobre as dívidas, você precisa planejar sua vida financeira. A falta desse planejamento pode trazer muitos inconvenientes que acabam se tornando uma bola de neve.

Quando você percebe, já perdeu o controle das finanças e ocorre a situação de nome negativado. Para evitar isso, evite gastos supérfluos se estiver com as contas apertadas.

Não compre por impulso, defina suas prioridades, corte excessos e tenha sempre anotado em uma planilha os seus gastos mensais.

Nesse planejamento, é importante que você priorize dívidas que possuem maiores valores de juros. Assim, você consegue controlar também o crescimento da dívida.

Tenha controle do seu dinheiro

Em vez de deixar que o dinheiro o controle, tenho você mesmo total controle do seu dinheiro.

Para isso, você precisa estar sempre com as contas na ponta do lápis e precisa saber dizer não para gastos que podem ser deixados para outro momento.

Uma pessoa muito endividada tem dívidas acima de sua capacidade de pagá-las. Isso acaba levando o devedor a usar o cartão de crédito corriqueiramente para se sustentar, o que gera novas dívidas não pagas e juros em cima dessas dívidas.

Algum dos sinais que caracterizam descontrole e que levam a nome negativadosão:

-> Comprar a prazo itens que você costumava comprar à vista.

-> Usar cheque especial para despesas do dia a dia.

-> Pagar apenas o valor mínimo da fatura de cartão de crédito.

-> Pedir dinheiro emprestado para familiares e amigos.

-> Deixar de pagar contas básicas, como luz e água.

Quando isso ocorre, você precisa separar um tempo para analisar o que deve ser feito. Ou seja, fazer um planejamento.

Ponha no papel todos os gastos mensais, veja o que pode cortar, se consegue fazer renda extra e economize nos mínimos detalhes.

Negocie suas contas atrasadas

Outra forma de evitar dívidas incontroláveis é negociá-las para ter um maior controle. Não deixe apenas para lá como se o problema pudesse ser resolvido algum dia no futuro.

Além disso, quando você propõe a negociação de contas atrasadas, você demonstra comprometimento com o credor.

Ele não vai enxergá-lo como uma pessoa que simplesmente não está preocupada com suas obrigações.

No Serasa, inclusive, você consegue acompanhar a situação do nome negativado e fazer negociações.

Antes de concluir uma negociação, contudo, tenha em mente qual é o seu orçamento doméstico para se manter e para despesas básicas. Só faça um acordo se puder, realmente, cumprir.

Caso a empresa recuse sua proposta, busque mediação em órgãos de defesa do consumidor para negociar o pagamento.

Benefícios de limpar o nome

Estar com o nome negativado não representa uma situação de conforto para muitas pessoas e, essa condição financeira pode acabar prejudicando diversas áreas da vida de uma pessoa.

Além das barreiras para conseguir créditos, empréstimos e financiamentos, o nome sujo também pode ser uma pedra no meio do caminho nas relações pessoais, no bem-estar e na vida profissional.

Para te ajudar a entender as vantagens de limpar o nome, listamos os principais benefícios abaixo. Acompanhe:

Qualidade de vida

Uma vida financeira fora de controle e dívidas acumuladas podem ser o principal motivo para o aumento do estresse e a ansiedade, condições que afetam não só o bem-estar, como a qualidade de sono e saúde como um todo.

Muitas vezes, a ansiedade e estresse tornam-se fatores de risco para outras doenças, causando não só o mal-estar mental, como também físico.

Por isso, indiretamente, buscar quitar todas as suas dívidas e retomar o controle da vida financeira podem proporcionar um aumento enorme na qualidade de vida, para descansar no travesseiro sem assuntos e dívidas pendentes.

Controle financeiro

Se engana quem acredita que controle financeiro significa apenas estar com as contas em dia.

Certamente, quitar todas as dívidas e ter um bom planejamento do salário é o começo de tudo, mas ter um controle financeiro adequado também significa a realização de objetivos e sonhos de vida.

Com o nome negativado, você estará muito mais longe de suas conquistas do que se estivesse com um planejamento saudável de seus bens.

Afinal, quando estamos endividados e sem saber o quanto teremos de dinheiro no final do mês, não sobra recursos para investimentos.

Maior sucesso e foco na carreira

Limpar o nome também pode trazer benefícios para a vida profissional. Sem preocupações com dívidas não quitadas, é possível se concentrar no presente, com foco no crescimento e sucesso maior na carreira.

Para entender melhor esse benefício, imagine um cenário em que você está totalmente endividado, com dívidas que deixaram seu nome negativado.

Ainda nesse exemplo, você não consegue ter o controle financeiro o suficiente para quitar as dívidas mensais, além das dívidas negativadas.

Além do estresse e ansiedade de lidar com esse problema, muitas vezes você pode se ver preso a um emprego ou profissão, com medo de arriscar ainda mais, já que não consegue um bom planejamento financeiro para isso.

O estresse das dívidas também podem te deixar menos produtivo, reduzindo o seu desempenho no trabalho.

Outra situação é que estar sem pendências financeiras pode te deixar muito mais confiante e com autoestima em entrevistas de emprego.

Ou seja, são vários os benefícios de conseguir viver com equilíbrio financeiro e o nome limpo.

Maior qualidade nos relacionamentos

O descontrole financeiro também pode acabar afetando os relacionamentos.

Uma das principais causas de brigas e separação entre casais, além de atritos com demais familiares, é quando se trata de problemas financeiros.

Acúmulo de dívidas, empréstimos feitos sem perspectiva de pagamento e a falta de transparência do quanto se deve podem realmente acabar com a harmonia entre as relações.

Por isso, um dos benefícios do nome limpo, assim como da organização e planejamento financeiro, são relações mais saudáveis.

Cadastro positivo em dia

O Cadastro Positivo, basicamente, é um banco de dados que guarda o histórico de todos os seus pagamentos – em dia ou não – e te dá pontos por isso.

Quanto mais pontos você te no cadastro positivo, maiores serão as vantagens financeiras às quais você terá direito.

E o melhor de tudo é que, ao contrário do nome negativado, que só guarda os problemas que você teve ao pagar as suas contas, no cadastro positivo você passa a ser reconhecido pelas contas pagas em dia.

Dessa forma, é possível se posicionar perante ao mercado e:

  • Mostrar que a dívida que você não pagou foi um imprevisto;
  • Manter o seu score de crédito perante ao mercado;
  • Consegue taxas de juros menores;
  • Consegue mais vantagens de financiamento de empréstimos;
  • Consegue prazos mais adequados ao seu perfil;
  • Consegue negociar dívidas de maneira mais vantajosa;
  • Consegue obter melhores taxas e condições de pagamento.

Ou seja, uma vez que o seu nome esteja no cadastro positivo, você terá muitos benefícios para a sua vida financeira como um todo!

Mais chances de alugar ou financiar um imóvel

Como vimos no tópico anterior, quando você tira a negativação do seu nome, é possível conseguir vantagens financeiras bem mais facilmente.

Uma delas é uma facilidade muito maior para alugar ou financiar um imóvel próprio.

Isso porque a maioria das empresas imobiliárias consultam o CPF de quem está tentando alugar um imóvel para entender se ele será um pagador tranquilo ou se eles estão correndo algum risco ao fechar negócio com essa pessoa.

Além disso, se você quiser financiar uma casa, será muito mais fácil fazer isso se você estiver com o nome limpo, pois as instituições bancárias, assim como as imobiliárias, vão fazer essa consulta para avaliar o risco de fazer um financiamento.

Portanto, se você pretende se mudar nos próximos meses, é bom que você vá atrás de opções para limpar o nome.

Lembrando que se o seu nome foi negativado indevidamente ou se já se passaram 5 anos desde o início da sua dívida e o seu nome ainda figura nas listas dos órgãos de proteção de crédito, você pode contar com a ajuda de iniciativas como a LiberFly!

Mais chances de financiar um carro

Aqui a lógica é a mesma do financiamento de um imóvel ou das chances de alugar um apartamento ou casa.

Antes de fazer um financiamento com qualquer cliente, as concessionárias também vão verificar o CPF do cliente para ver se vale ou não a pena fazer negócios com ele.

Pode até ser possível financiar um carro com o nome negativado, entretanto, é possível que as taxas de juros sejam maiores, o que vai te prejudicar no longo prazo, já que você vai acabar pagando um valor maior pelo veículo.

Portanto, se você está interessado em comprar um novo carro ou moto – ou até mesmo um carro seminovo ou usado – trate de ir atrás de limpar o seu nome.

Credibilidade perante ao mercado

Como vimos nos tópicos anteriores, estar com o nome negativado é muito ruim, pois tira a possibilidade de você ter acesso à crédito, financiamento e outros benefícios que pessoas com o nome no Cadastro Positivo têm direito.

Uma vez que você limpe o seu nome, você vai ter mais opções de crédito e vai poder, por exemplo:

  • Conseguir um cartão de crédito para realizar compras parceladas;
  • Utilizar o cheque especial;
  • Emitir cheques;
  • Fazer financiamentos;
  • Realizar empréstimos com juros mais baixos.

Ou seja, todos esses benefícios estão diretamente relacionados a outros projetos que você queira realizar, como a compra de eletrodomésticos, a reforma da sua casa, a compra de um novo veículo ou uma viagem com a família durante as férias.

Perguntas frequentes sobre nome negativado

Agora que você viu os benefícios de limpar o nome, é hora de ver algumas das perguntas frequentes sobre o assunto. Confira:

Quanto tempo leva para limpar o nome?

5 anos. Se você não pagar a dívida que acabou sujando o seu nome, então dentro de 5 anos a empresa deve tirar o seu nome do banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito.

Se esse período transcorrer e o seu nome continuar presente nessas listas, você pode processar a empresa por danos morais, pois elas são obrigadas a tirar o seu nome das listas de órgãos de proteção ao crédito após esse período.

Agora, se você estiver com uma dívida que deve pagar, então para limpar o nome basta negociar a dívida e começar a pagar as parcelas.

A partir do momento do pagamento da primeira parcela, a empresa responsável pela negativação do seu nome tem até 10 dias úteis para fazer o pedido para retirar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Se o seu nome não for tirado dessas listas depois desse período, você tem o direito de processar a empresa por danos morais.

Em todos esses casos, você pode contar com a ajuda da LiberFly. Somos especializados na compra de ativos judiciais e vamos te ajudar a limpar o seu nome da maneira mais rápida e menos burocrática disponível hoje no mercado.

Quantos anos o nome fica no Serasa?

O tempo máximo que o seu nome pode ficar no Serasa e em outros órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e SCPC, é de 5 anos.

Após esse período, as empresas são obrigadas a retirar o seu nome dessas listas, mas ainda podem fazer cobranças a respeito da dívida.

Se esse prazo já passou e o seu nome continua sujo, então mande o seu caso para a LiberFly! Nossa equipe vai avaliar o seu caso e te oferecer um adiantamento da indenização se decidirmos comprar o seu ativo judicial.

O que acontece com uma dívida após 5 anos?

Após 5 anos de uma dívida não paga, por lei, a empresa responsável por colocar o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito deve entrar com um pedido para retirar o seu nome dessas listas.

Portanto, a restrição no nome só pode durar, no máximo, 5 anos.

Se esse prazo já passou e você continua com o nome negativado, então entre em contato com a LiberFly! Vamos te ajudar a limpar o nome da maneira mais rápida e menos burocrática disponível no mercado.

Conclusão

Como vimos, quando você paga suas dívidas e acaba com o nome negativado, é possível ter uma vida financeira bem mais saudável e ter mais controle sobre as suas finanças.

Dessa forma, é possível ter mais tranquilidade e menos noites mal dormidas.

Também vale citar aqui que uma das consequências indiretas do nome sujo e do descontrole da vida financeira é uma briga maior entre casais e o desgaste das relações familiares.

Se você resolver o nome negativado, é possível evitar uma série de problemas nos seus relacionamentos.

Por esse motivo, sempre seja transparente com os seus familiares e demonstre que você está procurando formas de resolver essa situação.

Isso porque, uma vez que você não tenha mais dívidas, você terá mais credibilidade no mercado e vai conseguir uma acesso mais fácil a crédito, empréstimos e financiamento.

Portanto, se você está com o nome sujo e busca uma maneira de resolver essa situação, entre em contato com a LiberFly!

Somos uma lawtech especializada na compra de ativos judiciais e vamos te ajudar a resolver esse problema da maneira mais rápida e eficiente.

E aí? Conseguimos responder a todas as suas dúvidas? Então deixe um comentário! Muito obrigado pela leitura!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *