Mochilão pela Europa: organize o seu

Mochilão pela europa: organize o seu

Para quem busca mergulhar em um caldeirão de culturas, um mochilão pela Europa pode ser uma incrível ideia. Afinal, o Velho Continente é repleto de histórias. Por ser uma maneira que os viajantes encontraram para conhecer vários países em um espaço curto de tempo, a palavra de ordem é planejamento. Sendo assim, confira este artigo que a Liberfly preparou com dicas para se organizar. 

Passos essenciais para programar um mochilão pela Europa

Antes de embarcar em uma aventura pela Europa, é importante entender que existe toda uma programação por trás. Ela vai desde o providenciar a documentação até a estipulação de um orçamentos dos custos. 

Ou seja, não basta comprar as passagens. Para fazer o “pinga pinga” de um país para o outro, você deverá considerar hospedagens, meios de transportes que usará, entre outros. Confira abaixo alguns passos fundamentais na hora de planejar um mochilão pela Europa. 

Determine um roteiro

Definir um roteiro com os países pelos quais irá passar – ou pelo menos parte deles, se não tiver todos em mente – antes de comprar as passagens ajuda a evitar gastos de tempo e dinheiro com idas e vindas desnecessárias. Para isso, na hora de montar o itinerário, dê prioridade para os lugares e pontos turísticos que realmente deseja conhecer. Dessa forma, você não corre o risco de deixar algum passar batido. 

Lembre-se de que, nesta etapa, você não precisa se apegar minuciosamente ao roteiro. Portanto, é válido montar um esboço e deixar a quantidade de dias em cada lugar flexível. Assim, se gostar de um lugar, poderá ficar mais um tempo e tirar os dias de algum outro destino.

Providencie os documentos necessários

Para fazer um mochilão pela Europa, é fundamental cuidar de toda a documentação obrigatória antes de viajar. A maioria dos destinos europeus exige passaporte com validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem, comprovantes de hospedagem e financeiro, passagem de retorno e seguro-viagem. Além disso, o visto para a Europa só é necessário caso fique mais de três meses viajando.

problemas com voo

Reserve as passagens aéreas e defina os meios de transporte

Ao cuidar da documentação, se certifique de adquirir suas passagens aéreas para a Europa com antecedência para consegui-las por preços mais baixos. Se estiver em dúvida por qual país começar, você pode fazer uma busca por múltiplos destinos e conferir qual voo sai mais em conta. 

Para transitar pela Europa, o trem é uma ótima alternativa. Esse é um meio de transporte indispensável e barato. A Europa tem um sistema interligado de trens, que dá passes livres para viagens ilimitadas  em um certo período, chamado Global Pass, da EuRail.

Uma dica para aproveitar as viagens de trem pela Europa é comprar os tickets com antecedência, viajar apenas com bagagens de mão e escolher os vagões com restaurante, para economizar nas refeições. Outra possibilidade para ter economia nas viagens é adquirindo passagens aéreas low-coast para alguns trechos europeus, que, por vezes, podem sair até mais barato que o trem. 

Verifique as hospedagens

Sem sombra de dúvidas, a hospedagem é determinante para o sucesso de uma qualquer viagem. Se você pretende fazer o mochilão pela Europa sozinho ou na companhia de um amigo, uma boa opção de hospedagem são os hostels, grandes conhecidos dos mochileiros de plantão.

Além de serem mais baratos, e em alguns casos, contar com benefícios inclusos como refeição, este tipo de acomodação permite viver uma experiência social compartilhada, geralmente com pessoas vindas de diversos cantos do mundo. Certamente, isso enriquecerá sua bagagem de conhecimentos e tornará a experiência de viagem mais completa. 

Programação financeira

Para não passar por apertos, o planejamento financeiro exige uma atenção especial por parte do mochileiro. O primeiro passo, certamente, é começar a guardar dinheiro desde muito antes da data de embarcar para a Europa. 

Programando os passos anteriores, será possível já ter um cálculo de alguns gastos em mente, como ao pesquisar pelos preços de passagens e diárias de hospedagens. Mas é preciso, também, considerar os gastos com alimentação, passeios turísticos etc. Caso opte por levar dinheiro vivo, prefira fazer a conversão de moedas aqui no Brasil mesmo. 

A Liberfly assume seus problemas aéreos!

Se você já passou por problemas em viagens aéreas como voo cancelado e bagagem extraviada, conte com a ajuda da Liberfly. Nos envie seu relato para uma avaliação. Em casos de aprovação, você pode ganhar mil reais em até 48 horas.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *