Sua primeira viagem de avião? Veja nossas dicas

A primeira viagem de avião é uma experiência emocionante, mas pode trazer certas dúvidas para viajantes.

O que posso levar na bagagem? Como fazer o check-in? Qual a diferença entre voo com escala e com conexão?

Ao saber algumas coisas antecipadamente, você evita estresse e até mesmo gastos adicionais por falta de planejamento.

Por isso, vamos ver neste post com o que um passageiro de primeira viagem precisa se familiarizar para não ser pego de surpresa.  Acompanhe a leitura!

Primeira viagem de avião: verifique os requisitos para bagagem

Fazer as malas para viajar é algo que empolga diversos amantes de viagem. Afinal, é um ritual que deve ser seguido e você precisa se planejar bem.

Quem faz as malas de última hora e com pressa pode acabar se arrependendo depois. Há pessoas que fazem listas para se lembrar de tudo o que precisa levar e isso é bastante válido.

Portanto, ao se preparar para a primeira viagem de avião é preciso saber de algumas coisas de antemão.

Pesquise no site da empresa aérea qual deve ser o tamanho da bagagem e o peso. Dessa maneira, você evita que seus pertences sejam barrados por excesso. E também se programa para possíveis gastos extras com a bagagem, caso seja necessário.

Esses critérios podem variar de uma companhia para outra, o que vale também em relação às tarifas.

Saiba também o que você pode levar na bagagem de mão e o que não pode levar na bagagem despachada.

Não vá ao aeroporto em cima da hora

Não deixe para ir para o aeroporto meia hora antes do voo. Se sair em cima da hora correrá um grande risco de perder sua viagem!

É recomendado que você saia de casa e se dirija ao aeroporto com ao menos duas horas de antecedência.

Assim, você terá mais tempo livre para fazer o check-in com tranquilidade e despachar a mala. E também terá mais tempo para se alimentar e para encontrar os portões de embarque.

O tempo para check-in pode variar dependendo de como está a movimentação no aeroporto. Podem ser mais demorado ou pode levar mais tempo em sua primeira viagem de avião.

Como fazer o check-in?

Se você nunca fez check-in antes, pode ficar despreocupado que é bem simples.

O check-in pode ser feito de forma online, que é ágil e descomplicado. É só acessar o site da empresa aérea e fazer o preenchimento das informações. Imprima o cartão ou baixe o arquivo em seu dispositivo móvel.

Outra forma de fazer o check-in é no balcão da companhia aérea. Se preferir desse modo, procure o balcão e apresente os documentos solicitados.

Por fim, você pode fazer o check-in também no canal de autoatendimento. Ele é feito em máquinas próprias no aeroporto.

No check-in você também despacha a mala, que será devolvida no desembarque.

Que documentos levar em sua primeira viagem de avião?

Não se esqueça dos documentos! Carteira de identidade, passaporte e visto em dia são alguns dos documentos básicos para maiores de 18 anos em voos internacionais.

Em voos nacionais, é indispensável a identidade ou outro documento aceito para identificação, como a CNH.

Segundo a Anac, outros documentos aceitos são a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) e o Título de Eleitor Eletrônico (e-Título). Para serem válidos, devem ter a foto.

Vale lembrar que viajantes de primeira viagem entre 5 e 16 anos precisam de autorização judicial. Além disso, será preciso preencher um formulário da Anac com consentimento dos pais.

Já para passageiros estrangeiros que embarcam em voos nacionais, é necessário passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros e identidade. O passaporte é exigido caso a pessoa não pertença a um país do Mercosul.

Leia também: Documentação? O que você precisa carregar com você em viagens!

Use calçados confortáveis

Essa dica é muito útil para sua primeira viagem de avião! Já imaginou que incômodo ter que andar para lá e para cá no aeroporto em um salto alto apertado?

Escolher calçados confortáveis tornará seu tempo de espera no aeroporto menos cansativo. Se os sapatos estiverem incomodando, a viagem parecerá muito mais longa.

Leve um pequeno cobertor

Se você é uma pessoa friorenta, leve um cobertor para não passar frio com o ar condicionado.

E, mesmo que não seja friorenta, é bom se precaver. Pode ser que a temperatura do ar condicionado fique muito baixa e você se sentirá desconfortável com o frio.

Mesmo que o voo dure apenas poucas horas, sentir frio é um incômodo desnecessário. Se não quiser levar um cobertor ou uma manta, leve pelo menos um agasalho.

Leve lanches práticos

Diversas companhias aéreas suspenderam serviços de alimentação devido à pandemia. O objetivo é evitar contato entre tripulantes e passageiros.

Então, em sua primeira viagem de avião, lembre-se de levar algum lanche para comer no voo, principalmente se houver conexões ou se a viagem for longa.

Alguns países restringem carregar certos alimentos de origem animal para evitar proliferação de pragas.

Mas em viagens domésticas você pode levar seu lanche na bagagem de mão. Alguns exemplos são marmitas, frutas embaladas, barra de cereais e pão integral. Evite alimentos gordurosos no voo, para evitar indigestão.

É recomendado também ter chicletes para quando o avião for pousar ou decolar. As mudanças de pressão podem ser desconfortáveis para a região dos ouvidos.

Leia também: Dicas para manter a dieta na sua viagem

Conheça as medidas alfandegárias de outros países

Pesquise o que é permitido quanto ao transporte de álcool e outros produtos. Muitos países possuem regras diferenciadas.

Por exemplo, países muçulmanos podem impedir que você carregue álcool. Se estiver levando remédios, verifique se há restrições de entrada para determinadas substâncias com aquela fórmula do medicamento.

Coloque o celular no modo avião

Preciso desligar o celular durante na minha primeira viagem de avião?

Grande parte das empresas aéreas não permite que o celular fique totalmente ativo durante o voo, por isso é preciso colocá-lo no modo avião.

Isso porque os sinais de aparelhos móveis poderiam interferir no sistema das aeronaves.

Se houver interferências, a aeronave poderia passar por problemas de pouso e decolagem, por exemplo.

No modo avião, o celular perde conexões de Wi-fi, Bluetooth e outras.

Primeira viagem de avião: quais são os tipos de voo?

Há três tipos de voo, que são os diretos, os de conexão e os de escala. Ao comprar a passagem aérea, veja qual é o trajeto para não se surpreender depois.

Os voos diretos são os que não aterrissam até que se chegue ao destino. Não há paradas em outras cidades.

Esses voos são os preferidos das pessoas, mas nem sempre é possível encontrar um voo direto dependendo do local para onde viajará. Então, há também os voos com escala e com conexão.

Os voos com conexão fazem trocas de aeronaves. Se primeira viagem de avião for em conexão, haverá uma pausa para que você embarque em outro avião.

O tempo de espera pode variar, podendo ser longo ou curto.  Você espera um tempo na sala de embarque, mas há a vantagem de que esses voos costumam ser mais baratos.

Só tome cuidado para não se perder no aeroporto e perder seu próximo voo!

Já os voos com escala não fazem troca de aeronaves. Eles recebem novos passageiros após pousar em outra cidade e você prosseguirá a viagem no mesmo avião.

O que é portão de embarque?

Quem nunca fez a primeira viagem de avião ou nunca entrou em um aeroporto pode ficar meio perdido para encontrar o portão de embarque. Se tiver dificuldades, pode pedir ajuda para algum funcionário do aeroporto.

Mesmo que você não tenha viajado de avião, provavelmente já viu filmes ou séries que tenham um portão de embarque.

O portão de embarque é o local para o qual você se dirige antes de entrar na aeronave. Ele está situado na sala de espera, onde outros viajantes também estarão esperando o voo.

Por meio dele você terá acesso ao avião em uma plataforma ou à pista. Quando você faz o check-in, as informações do voo estarão no seu cartão de embarque.

Nos painéis do aeroporto há também informações sobre os voos e sobre os portões de embarque.

Você passará pelo detector de metais e sua bagagem de mão pelo raio-X. Haverá a fila de pessoas com prioridade, como deficientes físicos, idosos e grávidas.

Depois disso, é só entrar no avião, buscar pelo seu assento, guardar sua bagagem de mão no compartimento acima dos bancos.

Antes de decolar haverá instruções sobre o voo e depois você seguirá sua primeira viagem de avião!

Como é o desembarque?

No desembarque, a equipe de bordo dará orientações que você deve seguir após o pouso.

Depois disso, você deverá se deslocar até a esteira para pegar sua bagagem despachada.

Verifique o número colado ao seu bilhete para fazer a identificação da mala.

O que achou das dicas?

Se você teve algum problema com companhias aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly para conseguir uma indenização e conhecer seu direito de passageiro!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *