Mesmo um pequeno atraso ou cancelamento de um voo pode fazer você perder voo de conexão.
É uma situação muito incômoda, na qual você poderá ter que ficar horas esperando no aeroporto para um próximo voo e isso pode atrapalhar os seus planos de viagem.
Principalmente se você não conseguiu embarcar e fez o check-in no horário. Ou seja, sem atrasos da sua parte, sendo, portanto, uma falha da empresa aérea que atrasou o voo.
O que fazer nesses casos? Continue lendo!
Quais são os direitos do passageiro ao perder voo de conexão?
Quem perdeu uma conexão no voo pela primeira vez pode ficar meio perdido no aeroporto e sem saber o que fazer. Isso já aconteceu com você?
Se você ainda não passou por isso, saiba que você precisa se encaminhar ao balcão da empresa aérea responsável pelo voo e explicar o ocorrido.
Logo, caso esteja com dificuldades de encontrar esse balcão, pergunte a algum funcionário da empresa na sala de embarque ou em outro local no aeroporto.
Portanto, você já pode aproveitar e considerar as opções disponíveis para resolver o problema de voo. O que fazer, então? Ao perder voo de conexão, é possível solicitar, por exemplo:
-> Reembolso parcial ou total da passagem.
-> Seguir a viagem em voo distinto para o mesmo destino.
-> Escolher outro meio de transporte para chegar ao destino.
-> Remarcar o voo de conexão para um dia e horário que preferir.
-> Assistência material.
Agora, vamos ver com detalhes cada uma dessas situações.
Assistência material
É interessante destacar que o viajante receberá assistência material se houver: reembolso integral, reacomodação e continuidade do trajeto por outro meio de locomoção com gastos custeados pela companhia.
Portanto, para obter o dinheiro de volta pelo trecho não utilizado ou para remarcar o voo, não há assistência material por parte da empresa aérea.
Além disso, para receber assistência, a culpa pelo problema de perda de conexão precisa ser da companhia.
Ou seja, não pode ser por um atraso do passageiro no aeroporto. Nesse último caso, inclusive, o viajante não tem direito a reembolso, reacomodação, entre outras opções.
Então, chegue sempre ao aeroporto com antecedência para evitar perder voo de conexão e não ter prejuízos!
Veja a seguir os tipos de assistência material que devem ser oferecidos pela empresa aérea.
Uma hora de espera
A companhia aérea deve disponibilizar ao passageiro, por exemplo, acesso gratuito à internet e telefone.
Duas horas de espera
O viajante pode receber vouchers de alimentação, lanches, refeições e bebidas para uso no aeroporto.
Quatro horas de espera
A empresa deve oferecer hospedagem e transporte de ida e volta para o aeroporto. Se você, por exemplo, possuir residência no local, não há direito a hospedagem.
Reembolso integral
O que isso significa? O reembolso integral é aquele no qual você recebe o valor total da passagem, podendo voltar ao aeroporto de origem, sem custos.
Durante a pandemia, o prazo para receber o reembolso é de 12 meses.
Reembolso do trecho não utilizado
Nesse caso, você vai receber de volta seu dinheiro apenas pelo trecho que não utilizou. Em outras palavras, o reembolso é pelo percurso que você seguiria se não tivesse havido perda de conexão.
Nesse caso, a companhia pode, por exemplo, suspender a assistência material mesmo se você perder voo de conexão.
Reacomodação de voo
Você tem o direito de seguir viagem no voo seguinte da empresa aérea que estiver disponível para o mesmo local.
Além de ver as opções da própria companhia aérea, você pode também procurar voos em outras companhias e continuar sua viagem sem custos adicionais.
Nessa situação, a empresa deve fornecer assistência material.
Usar outro meio de locomoção
Essa é mais uma possibilidade para tentar resolver de maneira relativamente rápida a perda do voo de conexão.
Ou seja, você pode finalizar sua viagem por outro meio de transporte. Por exemplo, táxi ou ônibus.
A empresa precisa fornecer assistência material nesse caso.
Remarcar o voo
Você decidiu que não quer ficar esperando no aeroporto por uma solução para o problema e prefere remarcar o voo para outra data? Isso é possível também.
Dessa forma, você pode escolher o dia e horário ideais para você sem gastos extras. Nesse caso, porém, se você perder voo de conexão a companhia pode suspender a assistência material.
Como registrar uma queixa ao perder voo de conexão?
Vale lembrar que a empresa pode tentar te alocar em algum voo que seja mais conveniente para a própria companhia.
Porém, o passageiro que perdeu uma conexão devido ao voo atrasado pode escolher o que lhe for mais satisfatório.
Além disso, para quem não sabe, a Anac é uma agência responsável pelo setor aéreo no país. E você sabia que pode fazer um registro na Anac do ocorrido?
Afinal, este é um direito para quem já estava com planos no destino. Em outras palavras, você poderá perder compromissos com o atraso ou adiar sua programação para remarcar a data da viagem.
Sem contar que você poderá ter gastos na cidade em que pousou para a conexão de voo, não é verdade?
Em particular, se, ao perder voo de conexão, você decidiu marcar o voo para o dia seguinte. Ou, então, para outro dia na semana segundo a disponibilidade de voos da empresa.
Porém, mesmo que você tenha esses gastos, guarde todas as notas e comprovantes para poder recuperar depois esses custos adicionais.
Ou seja, se você for pedir uma indenização posteriormente pela perda de voo de conexão.
Disto isso, você pode procurar a Anac no próprio aeroporto, caso haja uma instalação lá da agência. Se não houver, é possível fazer a queixa pela internet ou por telefone.
Outras maneiras de registrar uma reclamação é no consumidor.gov e no Procon. Nesse último caso, você pode entrar no site do Procon em seu estado e ver quais são os canais disponíveis para fazer a queixa.
Documentos para comprovação de perda de voo por conexão
Um ponto importante é que você precisa guardar todos os documentos relacionados ao voo.
Logo, guarde os seguintes documentos ao perder voo de conexão:
-> Registros da passagem aérea.
-> Cartão de embarque.
-> Confirmação de compra do bilhete aéreo.
-> Documento formal obtido no aeroporto sobre a perda de conexão, que você solicita no balcão da companhia.
-> Fotos do painel que informam sobre a perda do voo.
Perder voo de conexão: como ser indenizado?
Nem todas as pessoas conhecem esse direito dos passageiros. Porém, você pode sim ser indenizado.
Os voos de conexão costumam ser os mais perdidos pelos passageiros. Se o seu voo inicial atrasar ou for cancelado, isso pode fazer, portanto, com que você perca uma conexão.
Então, se você fez o check-in para seu primeiro voo a tempo e o atraso ou cancelamento da empresa aérea fez com que você perdesse uma conexão, você pode ter direito a uma indenização.
Logo, se perdeu um voo e a responsabilidade não é sua, a empresa deve providenciar um voo substituto para o seu destino ou devolvê-lo ao aeroporto de partida, como vimos acima.
Este também é o caso se o seu voo foi atrasado devido a más condições meteorológicas, ou outras circunstâncias.
Mas como ser indenizado ao perder voo de conexão?
Em geral, as indenizações são aplicadas para passageiros que precisam aguardar mais de 4 horas para chegar ao destino. Além disso, o valor que você vai receber pela compensação financeira pode variar de caso para caso.
Mas você pode estar se perguntando: qual é o prazo para conseguir indenização? Quanto a isso, pode ficar tranquilo, pois o prazo é de até 5 anos para exigir seus direitos.
Isso no caso de voos domésticos. Para voos ao exterior, o prazo é de 2 anos.
Portanto, se você deseja receber uma indenização de maneira rápida e sem burocracias, basta preencher o formulário no site da Liberfly.
Em poucos minutos você informa seus dados e faremos uma avaliação gratuita do seu caso. Em seguida, responderemos por e-mail ou celular. Lembre-se também que você poderá ser indenizado em até 48 horas.
Imagina quanto tempo demoraria na Justiça para ser ressarcido? Ao optar pela intermediação da Liberfly, você será compensado de forma muito mais ágil.
Que motivos levam à perda de voo de conexão?
Voo atrasado ou cancelado
Em primeiro lugar, essa é uma das situações mais comuns ao perder voo de conexão. Logo, se houve um atraso no voo anterior ou cancelamento, você poderá não embarcar em seu próximo voo.
Manutenção não programada
Em segundo lugar, este é outro motivo para atrapalhar sua viagem. Os aviões recebem manutenção periódica. Porém, se houver necessidade, por exemplo, de algum reparo, isso pode atrasar os voos seguintes.
Problemas com a tripulação
Antes de o avião decolar, a tripulação precisa estar presente, não é mesmo?
No entanto, se algum funcionário chegar com minutos de atraso ou passar por algum imprevisto, o voo pode atrasar e levar à perda de conexão.
Muito tráfego aéreo
Sim, se o tráfego aéreo estiver congestionado, em especial na alta temporada, o voo pode atrasar e impedir os voos seguintes de conexão.
Mau tempo
Por fim, esse fator também poderá influenciar o percurso normal de sua viagem.
Portanto, se houver nevascas e tornados, por exemplo, o voo pode sofrer atraso ou cancelamento. Consequentemente, você poderá perder voo de conexão.
Espero que as informações deste post tenham sido úteis!