Como fazer declaração de bens para viagem ao exterior?

Como fazer declaração de bens para viagem ao exterior?

Viajar para conhecer outros países é ótimo, mas antes, é necessário organizar os documentos e fazer a declaração de bens. Assim, é possível apreciar o trajeto e aprender novas culturas!

Se você está se preparando para a próxima viagem, preparamos um conteúdo completo com os itens e valores que precisam ser declarados. Confira a seguir!

O que é Declaração de Bens do Viajante?

A Declaração de Bens do Viajante (e-DVB) é um formulário que deve ser apresentado à Receita Federal no momento do embarque. O documento deve constar as informações dos itens, assim como seus valores. A medida também se aplica às compras realizadas no exterior.

Dessa maneira, viajantes brasileiros e estrangeiros que estão saindo do Brasil portando dinheiro em espécie no valor de U$ 10.000,00 ou equivalente a outra moeda; assim como bens em valor superior a U$ 2.000,00  precisam preencher o documento.

Além disso, devem constar no e-DVB produtos de origem animal ou vegetal, medicamentos e eletroeletrônicos, como filmadora, câmera fotográfica e notebook.

Como fazer a declaração para viagem internacional?

Primeiramente, acesse o site da Receita Federal. Em seguida, encontre a aba “e-DBV – Declaração Eletrônica de Bens do Viajante” e preencha os dados de acordo com as informações solicitadas. Caso necessário, preencha a Declaração Única de Exportação (DU-E), documento que serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

Ao finalizar, o sistema gera um recibo e um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), caso seja necessário pagar tributos federais. Guarde-os para apresentar no dia do embarque.

Não declarei os bens. O que pode acontecer?

Quando o viajante não realiza a declaração de bens, a Receita Federal pode confiscar os utensílios, assim como aplicar multas. A falta de declaração é omissão de rendimentos.

Você já sofreu com problemas aéreos?

O cancelamento de voos e o extravio de bagagens são algumas situações que o passageiro pode sofrer. Se você já passou por isso, envie o seu caso para a Liberfly e nós avaliamos gratuitamente. Se for aprovado, você pode receber até R$ 1000 em até 48h úteis! Entre em contato agora mesmo!

problemas com voo
Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *