Você já parou para pensar quais os desdobramentos em casos de problemas na pista de pouso? De fato, ela deve ser constantemente monitorada para que tudo funcione em perfeita harmonia. Mas e quando a torre de controle alerta os pilotos sobre algo de anormal? Veja tudo que precisa saber sobre o assunto e se prepare para esse tipo de situação durante suas viagens.
O que acontece em caso de problemas na pista de pouso?
No momento em que as aeronaves iniciam uma viagem aérea, muitos fatores podem acontecer de maneira inesperada. Afinal de contas, voos costumam levar horas e adversidades ocorrem nesse meio tempo. Sendo assim, caso tenha algum problema na pista de pouso do destino, a torre de comando informa os pilotos para que ocorram algumas decisões.
Voltar para o local de origem
A primeira delas é retornar para o aeroporto de origem. A depender da distância para ele retornar até o local do qual saiu e a quantidade de combustível disponível, os pilotos conseguem voltar atrás e aguardar até a situação ser normalizada.
Aguardar a solução no ar
Outra ocasião bastante comum quando falamos de pistas de pouso interditadas são aeronaves que realizam voltas no ar em uma área próxima. Isso acontece principalmente em momentos em que as aterrissagens estão perto voltarem ao normal, e quando os aviões possuem combustível suficiente para realizar tal manobra.
Quais são os problemas comuns em pistas de pouso?
Apesar de grandes e enormes para receber as grandes aeronaves que chegam do céu, as pistas de pousos estão suscetíveis a interdições momentâneas. Entre os possíveis motivos podemos listar razões causadas pela natureza e até mesmo por intervenção ou falhas humanas.
Tempestades, nevoeiros e nevascas
A visibilidade é um fator fundamental para o bom funcionamento da aviação. Não é para menos. Para realizar aterrissagens e chegar até o solo, os pilotos precisam ter visão da pista de pouso. Nesse sentido, eventos climáticos como tempestades, nevoeiros e nevascas podem interferir na rotina da torre de comando e até mesmo interromper a operação de aeroportos.
Óleo e itens escorregadios
Assim como a visibilidade, a estabilidade também é outro ponto decisivo para o final da viagem aérea. Porém, acidentes do cotidiano que geram o derramamento de óleo, combustível ou outros líquidos escorregadios são prejudiciais para esse movimento. Quando isso acontece, as pistas de pouso são fechadas até restabelecer a normalidade no local.
Medidas para atrasos por problemas na pista de pouso
O tempo gasto com problemas na pista de pouso podem acarretar situações mais complicadas como perda de conexões ou escalas futuras. Nessas ocasiões, existem algumas medidas para garantir os direitos dos passageiros.
Se o atraso for maior do que 1 hora, os clientes lesados devem ser ressarcidos de forma integral ou pelo trecho restante. Ou também, existe a possibilidade de embarque em outro voo para o mesmo destino que tenha assentos disponíveis, completar o percurso por diferentes meios e até remarcação para os dias seguintes.
Resolva problemas com a Liberfly!
Precisa solucionar adversidades que aconteceram na sua última viagem aérea? Então, entre em contato com a Liberfly e conte com a nossa ajuda. Se a sua proposta for aceita, você receberá até R$ 1000,00 em 48 horas!