Perda de conexão por conta do atraso de voo

A perda de conexão por atraso de voo é um problema bastante comum em aeroportos. É uma situação muito constrangedora que traz grande desgaste para os passageiros.

Imagine que você tinha um compromisso importante com horário marcado no destino, mas será impedido de comparecer porque houve conexão perdida?

E, mesmo que não houvesse nenhum compromisso, o próprio transtorno de ter que esperar horas e horas para conseguir embarcar de novo é algo bem estressante.

Sabendo disso, é importante saber que os passageiros possuem direitos nessas situações, inclusive de ser indenizado.

Para entender melhor o tema, acompanhe a leitura!

Perda de conexão por atraso de voo: o que significa?

As conexões ocorrem quando os passageiros realizam mais de um voo para chegar ao destino pretendido. Portanto, eles pousam em um aeroporto e, em seguida, embarcam em outra aeronave.

Na perda de conexão por atraso de voo, se o primeiro voo atrasa, o risco de perda de conexão é bastante elevado, pois o desembarque pode ocorrer após a hora de saída do segundo voo.

A perda de conexão é um dos problemas mais frequentes com voos, que está relacionada a outro fator – atrasos de voos – também muito comum.

Na compra de passagens aéreas, os passageiros costumam escolher uma ou mais conexões em outras cidades até chegar ao destino final.

Esta opção é frequentemente usada por quem deseja comprar bilhetes com preços mais acessíveis.

Contudo, também pode ser uma alternativa caso o destino final não possua voos diretos.

Então, quando o voo atrasa e há perda de conexão, esse simples atraso pode fazer com que o passageiro chegue ao seu destino com um grande atraso.

Nesse sentido, as viagens com ligações merecem atenção especial, pois um esse problema para o passageiro que perde a conexão por atraso de voo pode causar grandes contrariedades.

Vimos aqui o que é perda de conexão por atraso de voo. Confira a seguir quais são os seus direitos.

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Quais direitos eu tenho em caso de perda de conexão por atraso de voo?

Ao mudar de voo, o passageiro deve primeiro estar ciente de que qualquer mudança de voo deve ser comunicada com pelo menos 72 horas de antecedência. Ou seja, a empresa pode fazer alterações em seu voo.

Todavia, a companhia aérea deve respeitar esta janela de tempo para reorganizar os passageiros de forma antecipada.

Estas e outras determinações são estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A resolução 400/16 define as condições gerais que devem ser aplicadas ao tráfego aéreo regular de passageiros, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Esta resolução trata dos direitos dos passageiros e também das obrigações da companhia aérea.

Então, veja a seguir quais são os direitos do passageiro.

Direito de ser informado

Em caso de perda de conexão por atraso de voo, o passageiro deve ser informado do motivo do atraso ou cancelamento.

Portanto, é dever da empresa fornecer esta informação e, em caso de atraso do voo, este deve ser comunicado aos passageiros de imediato e com atualizações constantes sobre a possível previsão de saída.

Assistência material

De acordo com a ANAC, a assistência material é aplicável nas seguintes situações:

->‍Após 1 hora de espera para o próximo voo, a companhia aérea deve fornecer aos passageiros meios de comunicação como internet e telefone.

-> Se o tempo de espera para o próximo voo for de 2 horas ou mais, a empresa deverá arcar com os custos de hospedagem e alimentação.

->  A partir de 4 horas de espera para o próximo voo, o passageiro tem direito a alojamento, pernoite e transporte do aeroporto para o hotel.

Reacomodação em voo diferente

Outro ponto importante quando há perda de conexão por atraso de voo.

Em caso de atraso de 4 horas ou mais no voo, o passageiro tem direito a uma nova reserva no voo da sua escolha.

Se o atraso for inferior a esse tempo, mas leva à perda de conexão, o passageiro também tem direito a acomodação em outro voo para chegar ao seu destino final.

A remarcação deve ser feita de acordo com a vontade do passageiro e pode ser a bordo da mesma companhia aérea.

Porém, isso pode ser feito em um voo operado por outra companhia aérea na mesma rota.

A data e a hora também devem ser as que forem mais convenientes para o passageiro.

Reembolso

Você pode solicitar o reembolso total. Ou seja, é possível receber o valor total da tarifa e retornar ao aeroporto de embarque sem custo adicional.

Ainda, você pode pedir o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, o reembolso aplica-se apenas ao trecho não utilizado. Então, o passageiro permanece no aeroporto de conexão.

Outro meio de transporte

Quando há perda de conexão por atraso de voo, é possível também optar por seguir viagem por outro meio de transporte.

Se o passageiro assim o desejar, pode ter os custos arcados para táxi, ônibus ou van, por exemplo.

Indenização pelo inconveniente

Se você for prejudicado pela perda de conexão devido ao atraso do voo, você pode solicitar uma indenização por danos morais.

No entanto, o passageiro só poderá fazê-lo se não solicitar o reembolso da companhia aérea.

Para ter acesso aos documentos comprobatórios, basta pedir no balcão da companhia aérea os dados do seu voo.

Leia também: Como está sendo o serviço de bordo durante a pandemia?

É possível pedir indenização por perda de conexão por atraso de voo?

Como vimos anteriormente, é possível sim. O passageiro, conhecendo os seus direitos, compreende se a companhia aérea não cumpriu com as suas obrigações e pode solicitar compensação para tal.

Se a sua viagem não correu como esperado e houve perda de conexão por atraso de voo, por responsabilidade da empresa aérea, você pode solicitar uma indenização pelos danos morais e até mesmo materiais sofridos.

Você tem direito a indenização se o voo atrasar 5 horas ou mais do que o horário programado.

Além disso, você também pode solicitar uma indenização se a companhia aérea realizou essa alteração sem aviso de 72 horas de antecedência.

Ressalta-se que o passageiro pode pleitear indenização independentemente da assistência material prestada. Isso só não será possível se o passageiro tiver optado por receber reembolso.

E lembre-se: se você perder sua conexão devido a um atraso de voo, é muito importante manter seu voucher de reserva ou dados de cartões de crédito que comprovem o voo atrasado e a conexão perdida.

Principais motivos para haver perda de conexão por atraso de voo

Além da perda de conexão por atraso de voo, outros fatores causam a desconexão de um passageiro, como cancelamento de um voo.

Veja abaixo os principais motivos para uma conexão perdida.

Voo atrasado ou cancelado

Voos atrasados ​​e cancelados podem facilmente levar à perda de conexão. Se o primeiro voo atrasar, o segundo voo pode ser perdido.

O mesmo acontece se o voo for cancelado. Mesmo que o passageiro seja realocado, pode não haver tempo suficiente para embarcar no próximo voo.

Manutenção não programada

As aeronaves passam por manutenção regular para garantir a segurança dos voos e de seus passageiros.

Entretanto, pode haver momentos em que a aeronave precise de um reparo não programado, o que pode atrasar o voo e resultar na perda de conexão.

Problemas com a tripulação

Para que uma aeronave decole, é importante que todos os funcionários da empresa envolvidos no voo estejam presentes.

Porém, se um dos funcionários se atrasar ou tiver algum imprevisto, o voo pode ser atrasado ou cancelado, o que também afeta o voo de conexão.

Então, esse é mais um motivo de perda de conexão por atraso de voo.

Fatores climáticos

O mau tempo também pode ter um impacto na perda de conexão. Dependendo do fenômeno climático, como nevascas, tempestades, tornados e furacões, o voo pode ser atrasado ou até cancelado, causando a perda da conexão.

Indenização por atraso de voo e perda de conexão: como proceder?

Se você teve esse problema com seu voo nos últimos 5 anos, ou seja, um atraso de voo que resultou na perda de conexão, podemos orientá-lo para que você seja indenizado.

A Liberfly trabalha de modo totalmente online e ajuda os passageiros a serem indenizados em casos de problemas com voo.

No nosso site, você pode preencher o formulário gratuitamente se você sofreu perda de conexão por atraso de voo. Além disso, pode solicitar uma indenização por danos morais.

Se o seu problema for aplicável, você  registra seu pedido conosco pela internet mesmo e sem sair de casa.

Ou seja, não é preciso necessariamente entrar com uma ação judicial por atraso de voo e perda de conexão.

Vamos cuidar de tudo de forma ágil, efetiva e sem burocracias!

Marketing Liberfly
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