Seu voo foi cancelado? Normalmente situações como essas podem desencadear raiva, principalmente em situações em que cada detalhe da sua viagem foi pensado com antecedência para evitar imprevistos, não é mesmo?
Se isso aconteceu agora com o seu voo, fique tranquilo, nós podemos te ajudar apresentando todos os seus direitos e principalmente com resolver situações como essas.
Quer saber mais? Então continue a leitura a seguir!
O voo cancelado acontece em quais situações?
A princípio, é necessário entender que problemas como o voo cancelado são comuns, ou seja, acontecem diariamente nos aeroportos do Brasil e de todo o mundo.
No entanto, o atraso ou cancelamento desses voos acontecem principalmente por problemas mecânicos, questões logísticas, meteorológicas ou de força maior.
Apesar da grande maioria dos passageiros serem informados sobre o cancelamento do voo já no aeroporto, prestes a desembarcar, essa não é a posição ideal a ser tomada pela companhia aérea.
Perante a lei, desde que o passageiro seja informado com 72 horas de antecedência sobre o voo cancelado, a empresa pode realizar alterações como essa.
Saiba em que situações o voo pode ser cancelado:
Ausência de tripulantes
Conforme previsto nas leis trabalhistas, os funcionários responsáveis pelo voo se limitam a uma carga horária de trabalho de 11 horas diárias consecutivas.
Por isso, os voos muitas vezes ultrapassam as horas determinadas e as companhias optam pelo cancelamento de voo por problemas de logística dos tripulantes.
Conflitos naturais ou externos
Diante de situações de ameaça, sejam elas de cunho externo ou da natureza, o voo pode ser cancelado. No entanto, e, situações extremas, a empresa deve prestar toda a assistência necessária aos seus passageiros e disponibilizar informações sobre a disponibilidade dos próximos voos.
Passageiros não localizados
Se um passageiro do seu voo fez o check-in e despachar a bagagem, mas não passou pelo embarque, seu voo pode ser cancelado. Claro, a companhia aérea faz o melhor possível e tenta as chamadas no aeroporto para evitar esse transtorno aos demais passageiros.
Problemas meteorológicos
O mau tempo resulta em voo cancelado dependendo das condições. Em casos de chuva de granizo, tornados ou nevasca, por exemplo, o voo pode ser interrompido para maior segurança de todos os passageiros.
E sim, essa é uma justificativa plausível de risco de acidentes resultante das condições climáticas.
Sistema de radares
Uma simples falha no sistema de radares de um único aeroporto pode resultar no cancelamento dos voos de todo o país.
Isso porque os radares monitoram todo o movimento na malha aérea, e com a ausência de tais informações, acidentes fatais podem acontecer.
Greve de funcionário da companhia aérea
Assim como outros nichos, o trabalhador da companhia aérea pode exigir melhores condições de trabalho optando por greves. Apesar da greve resultar em voos cancelados, em casos como esse você deve exigir seus direitos como em qualquer cancelamento.
Overbooking
O overbooking é um dos principais motivos diários de voo cancelado. Acontece quando há uma venda de passagens que excede a quantidade de assentos para passageiros no avião.
Portanto, nem todos os passageiros embarcam tendo o voo cancelado por overbooking. Mas, em casos como esse, é possível mover uma ação de danos morais e receber uma indenização pelo transtorno caso chegue no seu destino final com 4h ou mais de atraso.
Voo cancelado por no-show
Por fim, o no-show é aquele caso que o cancelamento acontece simplesmente porque você não se apresentou no trecho final de embarque.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) destaca essa prática como abusiva, por se enquadrar como uma prática de venda casada. Fique atento!
Voo cancelado: indenização e direitos no Brasil
Como destacamos, os voos cancelados acontecem diariamente nos aeroportos de todo o país e do mundo, seja nas viagens a trabalho ou lazer. Mas, se o seu voo foi cancelado, entender todos os seus direitos como cliente e passageiro pode evitar grandes prejuízos.
Claro, porque em muitos casos é possível que além do reembolso, caiba uma possibilidade de indenização. Por isso, verifique todos os seus voos nacionais realizados nos últimos 5 anos, e os voos de até 3 anos atrás para fora do Brasil. Afinal, eles ainda podem ser resolvidos com a indenização.
Seus direitos em voo cancelado
A Resolução Nº 400 da ANAC é a mais importante para tratar de todos os direitos e deveres do passageiro aéreo no Brasil. Portanto, a resolução destaca tanto as responsabilidades da companhia em situações variadas e principalmente nos voos cancelados.
Ainda que as passagens já tenham sido emitidas, as companhias aéreas podem, sim, cancelar o voo por algum dos motivos destacados anteriormente. No entanto, algumas obrigações devem ser cumpridas caso isso aconteça.
Como destacamos anteriormente, a companhia aérea pode cancelar o voo com até 72 horas de antecedência e avisar todos os seus passageiros sobre o voo dentro desse mesmo prazo.
Direitos específicos
Além disso, os passageiros têm alguns direitos específicos como:
- Reembolso total da passagem, incluindo a taxa de embarque
- Ser realocado em um voo de outra companhia, caso não haja disponibilidade na companhia aérea em que a passagem foi adquirida
- Ser encaminhado para outro avião da mesma companhia aérea que vá para o mesmo destino;
- Reagendar o voo para um novo horário ou data sem custos adicionais.
O reembolso da passagem ou até mesmo a reacomodação é direito que pode ser reivindicado caso a companhia anuncie as mudanças no itinerário do voo mesmo dentro do prazo. As seguintes situações resguardam esse seu direito:
- Em voos internacionais quando a mudança ultrapassar 1 horas em relação ao horário de chegada ou partida;
- Em voos nacionais, quando a mudança for superior a 30 minutos comparada ao horário de chegada ao partida.
A assistência material oferecida em casos de voo cancelado é destacada na resolução N 400 da ANAC. Mas, atenção, a assistência depende sempre do tempo de espera do passageiro no aeroporto.
- Tempo de espera a partir de 1 hora: a agência deve disponibilizar comunicação;
- Superior a duas horas: A alimentação torna-se um direito e deve ser disponibiliza mesmo que em um voucher de consumação no aeroporto;
- Tempo de espera superior a 4 horas: A companhia aérea deve disponibilizar um local para hospedagem em caso de pernoite. Além disso, deve também dispor do transporte de ida e volta do passageiro do aeroporto até o hotel e vice-versa.
Inclusive, é possível solicitar também o reembolso da sua passagem, um voo alternativo para o seu destino ou até mesmo um voo de volta ao ponto de partida inicial.
Como funciona o aviso de voo cancelado?
Com toda a revolução digital, as companhias aéreas têm adaptado cada vez mais as necessidades e espaços ocupados pelos seus consumidores. Por isso, atualmente é muito simples saber se o seu voo foi ou não cancelado.
Um dos principais meios usados para isso é o SMS, as companhias aéreas informam as mudanças do voo por meio de um SMS, aplicativo ou até mesmo o e-mail usado na compra da passagem.
Portanto, ao preencher os dados pessoais, e de contato na compra da passagem, disponibilize o seu número de telefone celular corretamente, ok?
Mas, como nem sempre as notificações são enviadas a tempo ou não chegam assim que são destinadas, o ideal é que, como passageiro, você esteja sempre verificando o status do seu voo. Afinal, os status são atualizados em tempo real.
Caso não saiba onde acessar o status, geralmente é disponibilizado na plataforma em que a sua passagem foi adquirida. Ou então, acesse o aplicativo da companhia aérea com seus dados de login e visite a sua aba de voos.
Voo cancelado pela companhia aérea? Saiba o que fazer
Diante de uma situação de voo cancelado, todo e qualquer passageiro deve estar ciente dos seus direitos aéreos.
De antemão, quando a companhia informa o cancelamento do voo, como passageiro você tem alguns direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela ANAC na Resolução 400/2016.
Conforme o artigo 6º, inciso VI, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a compensação por danos morais e materiais é um direito dos consumidores.
Assim, como destacamos, a assistência material e a exigência de um voo alternativo ou reembolso da passagem são direitos resguardados conforme a ANAC para situações de cancelamento de voos.
Opções de acomodações devem ser oferecidas pela companhia aérea segundo a Resolução 400/2016 da ANAC, execução do serviço por outro meio de transporte ou reembolso integral do valor.
O que fazer nessas situações
1- Guarde algum documento de viagem como cartão de embarque ou qualquer outro que conste o número de referência (código localizador).
2- Questione os motivos do cancelamento do voo, e solicite detalhes maiores caso seja necessário recorrer judicialmente aos seus direitos, quanto mais informações, melhor.
3- Recorra ao seu direito e solicite um voo alternativo com rumo ao seu destino.
4- Preste atenção ao horário de partida e chegada do seu voo.
5- Evite qualquer tipo de acordo ou assinatura de papéis que possam renunciar seus direitos de passageiros. Portanto, atenção ao assinar documentos para retirada de vouchers.
6- Mantenha todos os gastos registrados com os comprovantes de tudo o que foi gasto com hospedagem, alimentação e transporte.
Realocar ou remarcar o voo
Em suma, os passageiros afetados pelo cancelamento do voo recebem opções da companhia aérea. Então, uma delas é a opção de remarcar para uma outra data e horário e sem nenhum tipo de custo adicional.
Observe que em casos como esse a assistência material que é um direito é renunciada de certa forma.
Mas, uma outra alternativa é a realocação para um próximo voo da mesma ou outra companhia aérea que atenda as necessidades de voo do passageiro prejudicado. No entanto, essa realocação deve estar isenta de custos adicionais.
Reembolso do voo
Se o voo já foi cancelado, o reembolso é um direito seu, resguardado pelo Direito do Consumidor. Inclusive, o reembolso pode, sim, ser solicitado integralmente independentemente do motivo do cancelamento.
No entanto, recomendamos sempre um contato formal com a companhia aérea para solicitação do reembolso. Se possível, contrate um profissional que entenda sobre o assunto para isso.
Além disso, é preciso juntar todos os seus comprovantes de gastos caso haja a necessidade de ambas as partes comparecerem ao fórum. Isso porque esse processo todo não são flores. Na verdade, questões como voos cancelados podem ser complexas e demoradas.
Mas, a Liberfly pode auxiliar em todas essas etapas com todas as orientações necessárias.
Voo cancelado por passageiro
O passageiro pode, sim, cancelar o voo, ou melhor, cancelar a compra do bilhete e reaver o valor pago integralmente sem nenhum tipo de ônus. Mas, para receber todo o valor é necessário que algumas regras sejam respeitadas como:
- Ao menos 24h de antecedência para o cancelamento após a emissão da passagem aérea;
- A compra ou reserva da passagem deve ter sido feita com ao menos 7 dias de antecedência da sua data de embarque.
No entanto, o cancelamento de passagens que não atendem a ambos os critérios destacados anteriormente tende a cobrar uma taxa de reembolso que pode variar conforme o tipo de tarifa.
Além disso, as tarifas, ou seja, valores promocionais de passagens aéreas nem sempre são reembolsáveis. Mas, normalmente, quanto maior o custo do bilhete, maior o valor do reembolso.
Como cancelar o voo da LATAM?
A LATAM respeita o direito de arrependimento dos seus clientes, ou seja, é possível optar por um voo cancelado de graça desde que respeite as regras destacadas anteriormente, que, inclusive, valem para todas as companhias aéreas.
Para cancelar o voo da LATAM, siga o passo a passo destaco:
- Acesse o site da LATAM e visite a aba “Minhas viagens”;
- Selecione a opção “Administrar minhas viagens”;
- Escolha entre o reembolso ou remarcação de voo.
Em até 14 dias úteis o valor é estornado para o cartão de crédito em caso de reembolso de compras no cartão. Mas, caso o meio de pagamento usado tenha sido outro, a LATAM disponibilizará um voucher em até 7 dias com prazo de uso de até 12 meses.
Além disso, o cliente escolhe entre:
- Transferência bancária do valor da passagem aérea;
- Crédito para aquisição de novas passagens e serviços da companhia aérea.
Opções de contato para cancelar passagens com a LATAM
Além do site, outra opção para cancelar o voo com a LATAM é através dos números para contato:
- O número para contatar a central de serviços é o: 0300 570 5700 (Ligações realizada do Brasil);
- 4002 5700 (para ligações feitas do exterior);
- Ligações internacionais podem ser feitas através do número 55 11 4002 5700.
Como cancelar voo da TAP
Precisa ter o seu voo cancelado na TAP? Bem, o procedimento é bem similar ao anterior. A seguir, destacamos um breve passo a passo simples que pode facilitar esse processo:
- Acesse o site da TAP;
- No rodapé selecione a opção “Reembolsos”;
- Clique em “O meu voo está confirmado e quero cancelar ou alterar”;
- Escolha o tipo de reembolso que pode ser por transferência ou voucher;
- Preencha com o nome do titular e número do bilhete;
- Confirme e pronto, voo cancelado.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a companhia aérea através do número 0800 888 2099.
A agência da TAP também pode prestar a assistência necessária aos passageiros que precisam cancelar a passagem aérea, desde que o prazo destacado anteriormente tenha sido respeitado.
Como cancelar voo na Gol?
A Gol oferece algumas possibilidades para os passageiros que de certa forma passam por algum imprevisto e precisam cancelar o voo. Claro, respeitando a escolha entre o reembolso ou remarcação da data e horário da viagem.
Confira a seguir como cancelar o seu bilhete:
Voo cancelado pelo site Gol
Após 24 horas da compra da passagem aérea, o passageiro já pode optar por cancelar o voo como um direito, ou seja, o direito de arrependimento sem cobrança de multas.
No entanto, vale somente para compras feitas com ao menos 7 dias antes da data da viagem. Fique atento aos prazos e recorra quanto antes com auxílio de um especialista.
Para cancelar o bilhete na Gol no site siga o passo a passo:
- Acesse o site da Gol;
- Faça o seu login;
- Navegue até a seção “Minhas reservas”;
- Selecione a opção de remarcação ou cancelamento;
- E pronto, basta preencher os dados e aguardar o prazo destacado no site.
Cancele seu voo com a Central de Atendimento Gol
A Central de Atendimento Gol sempre está à disposição dos clientes para questões de voo cancelado e reembolso de passagens. Portanto, para o cancelamento por esse meio basta:
- Ligue para o 0300 115 2121;
- Informe ao atendente que deseja cancelar o voo;
- Solicite informações sobre as taxas aplicadas ao reembolso;
- Esteja com todos os detalhes da sua reserva em mãos para uma maior praticidade.
Agência de Viagens
Outrossim, é o cancelamento com a Agência de Viagens que pode ser a melhor opção em praticidade. Para isso, basta contatar a agência em que a sua compra foi realizada.
Em seguida, um time de especialistas é destinado para orientá-lo sobre o cancelamento e todas as dúvidas sobre o crédito para viagens futuras ou reembolsos.
Inclusive, para otimizar as atividades cotidianas, as agências de viagens sempre oferecem soluções práticas que minimizem o incômodo dos seus clientes.
Por isso, é possível ajustar o seu voo conforme as necessidades com uma equipe de suporte que entende do assunto.
Cancelar voo na Azul
Comprou a sua passagem aérea no site da Azul, mas precisa, por algum motivo, cancelar o bilhete? Após as primeiras 24h isso é possível. Para isso, basta:
- Acessar o site da Azul;
- Selecione a aba “Minhas reservas”
- Selecione a opção de remarcar a sua passagem ou cancelar o voo
- Para cancelar, escolha o tipo de reembolso que pode ser por transferência ou voucher;
- Preencha com o nome do titular e número do bilhete;
- Confirme e pronto, voo cancelado.
A Azul disponibiliza também um número para contato do Atendimento da Azul Cargo Express. Para isso, basta contatar o número + (55) 4003-8399. Ou então, contate o Azul Center através do 4003 1118 ou 0800 887 118.
Como optar por voo cancelado na Voepass
Clientes que adquiriram a sua passagem aérea com a Voepass e desejam cancelar podem cancelar o check-in digital com até 2 horas de antecedência da partida do voo. Para isso, basta acessar o site ou conferir no aplicativo da Voepass.
Mas, para prazos menores, o cancelamento do bilhete acontece somente no aeroporto pessoalmente com o time da companhia aérea Voe Pass.
Os cancelamentos devem prosseguir pelo telefone (16) 4000-1777 após 1:30h de partida do seu voo.
Por fim, como a companhia aérea da Voepass não disponibiliza tantas informações, em caso de dúvidas é sempre importante contar com um especialista em problemas aéreos e de cancelamento de voos e passagens.
Inclusive, assim como nas demais companhias, o cancelamento pode estar sujeito a multas e taxas.
No entanto, para cancelamento isento de custos basta entrar em contato com a Voepass após 25h da compra do bilhete. O direito de reembolso integral é garantido pela Agência Nacional de Aviação.
Outro detalhe importante que resguarda esse direito é a compra feita com até 7 dias de antecedência da data da viagem.
Dicas para evitar voo cancelado
Para fazer uma viagem tranquila e evitar surpresas com o seu voo cancelado, alguns cuidados são essenciais. Por isso, a seguir separamos algumas dicas importantes como:
Escolha entre as maiores companhias aéreas
Para evitar surpresas no voo, opte por uma companhia aérea com muitas opções de voos para o seu destino. Afinal, caso o seu seja cancelado, a reacomodação acontecerá em um menor prazo e assim você voará o quanto antes para o seu destino.
Verifique o histórico de voo cancelado
Sites como o Reclame Aqui podem ajudar a estudar a taxa de cancelamento de voos da companhia aérea escolhida. Além disso, é de suma importância verificar os atrasos, principalmente em viagens a trabalho.
Viaje com antecedência
Jamais deixe para o mesmo dia a sua viagem a trabalho ou com compromissos que não podem ser remarcados.
Isso porque as companhias aéreas podem enfrentar problemas de logística e outros que podem atrasar o voo ou impedir o embarque dos passageiros no horário indicado na passagem.
Dito isso, acompanhe a sua passagem com um ou dois dias de antecedência e evite problemas como esse.
Esteja atento ao painel de informações
O painel de informações no aeroporto destaca os horários de embarque e atrasos. Portanto, fique atento e se necessário dirija-se ao portão de embarque para maiores dúvidas.
Normalmente há uma troca de portões de embarque pouco antes do voo partir. Por isso, esteja atento aos avisos para dirigir-se ao portão indicado e evitar atrasos.
Consulte o site nas vésperas da viagem
Nas vésperas consulte os sites e confira o status do seu voo, caso não tenha algo como “voo cancelado”, boa sorte, basta seguir as nossas dicas de embarque e fazer uma boa viagem.
Como recorrer judicialmente em caso de voo cancelado?
Então, é necessário reunir uma série de comprovações além dos documentos. Todas as comprovações devem reforçar os prejuízos resultantes do cancelamento do voo e assim, reafirmar a necessidade de uma indenização.
As provas mais importantes são:
Prova do voo cancelado
Qualquer prova como apenas uma foto do painel que indique o seu voo e o cancelamento pode ser usada. Inclusive, é possível solicitar uma declaração que comprove o cancelamento do voo direto na companhia aérea, a declaração conta o motivo.
Além disso, a declaração não é um favor e sim um direito do consumidor!
Portanto, caso ela seja negada a você ou qualquer outro passageiro do voo, a acione imediatamente o PROCON mais próximo.
Bilhete do voo
Não jogue fora o bilhete do seu voo cancelado, guarde com uma prova junto a demais provas de realocação para outro voo realizada pela sua companhia aérea.
No entanto, caso não tenha em mãos ou não encontre nos seus concertos o bilhete original do voo, basta consultar o e-mail recebido após a confirmação da compra.
Todas as notas fiscais de gastos extra e comprovante de perda de compromisso
As notas fiscais comprovam os gastos extras, ou seja, não planejados, decorrentes do voo cancelado. Reúna todas elas e apresente junto as demais provas sobre o voo.
Afinal, a justiça percebe que tais fatores são graves e podem resultar em um estresse ainda maior ao consumidor.
Confira as principais formas de comprovar situações como essas:
- Nota fiscal de despesas com alimentação e transporte, por exemplo;
- Capturas de tela de trocas de e-mails ou conversas no WhatsApp;
- Foto das atrações turísticas que o passageiro não conseguiu visitar.
Qual o prazo máximo para reembolso de voo cancelado?
Então, como já destacamos, o cliente tem um prazo máximo de até 5 anos para recorrer aos seus direitos de reembolso de voo cancelado, pois se configura como um dano material ou moral.
No entanto, o prazo se aplica apenas para aqueles que não receberam nenhum tipo de suporte no aeroporto por parte da companhia aérea ou não obteve informações. Ou seja, passou horas tentando solucionar o problema, teve constrangimentos e demais situações relacionadas ao voo cancelado.
Indenização por voo cancelado com a Liberfly
Quem teve o voo cancelado tem a opção de recorrer aos seus direitos por meio de uma indenização on-line, livre de ações judiciais e burocracias.
Seu contato com a companhia aérea não teve retorno ou gerou insatisfação? Entre em contato com a Liberfly, especialista em voos cancelados.
Junto ao nosso time de profissionais altamente capacitados podemos alinhar o seu problema e propor uma solução financeiramente adequada através de uma compensação financeira.
Somos uma startup de referência em toda a América Latina como uma solução para transtornos de parceiros que tiveram seus voos cancelados.
Além disso, caso tenha algum outro problema de cancelamento de voos nacionais ou internacionais nos últimos 5 anos, nós também podemos te ajudar.
Negociação de voo cancelado com a Liberfly
Aqui na Liberfly oferecemos opções desde a negociação tradicional e a expressa, onde uma leva bem mais tempo do que a outra, sendo a expressa a forma mais ágil de reaver seus direitos.
Podemos recorrer a uma compensação em até 48 horas através da negociação expressa ou optar pelo método tradicional, onde você recebe o valor diretamente em sua conta bancária após o aceite da proposta pela companhia aérea.
Portanto, voos com atrasos de até 4 horas ou até mesmo cancelados podem receber uma indenização que varia de R$2 mil até R$8 mil reais.
O valor de R$2 mil até R$10 mil reais é pago em indenização para problemas relacionados a bagagens como o extravio.
Mas, os valores podem variar a cada caso, pois existem particularidades de cada cliente como valores promocionais pagos no bilhete e outros.
Documento necessário para comprovar voo cancelado
Para recorrer judicialmente ao seu voo cancelado é de suma importância reunir o máximo de provas possíveis. Precisa de ajuda com a lista de documentos necessários? Confira a seguir:
- Registro de reclamação
- Recibos de despesas adicionais devido ao cancelamento
- E-mail de confirmação da compra ou cancelamento da passagem
- Cartões de embarque do voo cancelado e do novo voo, se houver realocação
- Declaração de contingência, solicitada diretamente no balcão da companhia aérea no aeroporto
Faça o registro na plataforma Consumidor.gov junto a reclamação sobre sua experiência com as companhias aéreas nacionais e internacionais. Colabore com outros consumidores e deixe a sua avaliação.
Por fim, antes de recorrer à justiça, tente todos os meios possíveis de contato disponibilizados pela companhia aérea e mantenha uma comunicação clara sobre os seus direitos.
Conte com a Liberfly e receba o seu reembolso por voo cancelado
Ainda não reviu seus direitos pelo voo cancelado? Nós podemos cuidar do seu caso comprando o seu problema com pagamento imediato. Para isso, contamos com um time de profissionais altamente capacitados e prontos para simplificar os seus problemas.
Entre em contato agora mesmo e receba quanto antes uma compensação financeira pelo voo atrasado ou cancelado. Ou então, fale com um dos nossos atendentes e recorra da forma tradicional para reaver todos os seus direitos. Para mais assuntos como esse, dicas e direitos sobre voos, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de muito mais!