Viagem sustentável: como reduzir seu impacto ambiental durante os deslocamentos

Viagem sustentável: como reduzir seu impacto ambiental

Viajar é um dos prazeres da vida, mas traz impactos ambientais. Isso porque com  a atividade turística, não somente os recursos naturais são explorados, como também as comunidades receptoras sofrem consequências. No entanto, saiba que é, sim, possível fazer uma viagem sustentável, agindo de maneira mais consciente. Venha descobrir como.

Práticas para uma viagem sustentável

Da mesma forma que nosso consumo no dia a dia traz efeitos para o meio ambiente, o mesmo acontece ao viajarmos. Principalmente no que diz respeito aos países que estão em desenvolvimento, o turismo não necessariamente proporciona progresso para as comunidades locais, e pode acabar mexendo com a dinâmica destes lugares de forma prejudicial.

Mas saiba que agir com planejamento e tomar algumas medidas simples pode tornar a viagem sustentável. Abaixo, a Liberfly elencou algumas ações que farão toda a diferença neste quesito para seu próximo destino.

Prefira a baixa temporada

Uma das grandes preocupações da população de destinos com grande visibilidade é o turismo excessivo. Isso porque com a grande quantidade de turistas, o consumo aumenta e, consequentemente, a produção de lixo também. 

problemas com voo

Sendo assim, optar por viajar na baixa temporada pode aliviar este problema e tornar o turismo mais sustentável, diminuindo os impactos que os visitantes causam na localidade, além de preservá-la para a população local pelo maior tempo possível. 

Reduzir o lixo

Por falar em produção de lixo, simples atitudes podem ajudar a reduzi-la. Uma delas é optar por produtos reutilizáveis,  trocando, por exemplo, copos e garrafinhas descartáveis por uma garrafa de plástico ou inox. Além disso, alguns itens podem ser dispensados, como o canudinho. Ande com uma ecobag, e isso evitará o uso de sacolinhas plásticas. 

O descarte também é um ponto importante. Guarde seu lixo para poder descartá-lo nas lixeiras e espaços adequados, de preferência que tenham coleta seletiva.  Vale a pena ressaltar que as bitucas de cigarro são um dos principais poluentes dos oceanos. 

Hospedagens e empresas com práticas sustentáveis

Se for fechar pacote com alguma agência ou empresa de turismo, dê preferência àquelas que tenham abertamente algum compromisso com a sustentabilidade. Especialmente se o destino for em um local de ecoturismo, se informe se a empresa contribui de alguma forma para a comunidade local.

Além disso, outra forma de realizar uma viagem sustentável é se atentar ao lugar em que você se hospeda. Busque escolher hotéis independentes e familiares ao invés das grandes redes de hotéis. Outra dica é optar por hospedagens com práticas sustentáveis  como reutilização de água da chuva e utilização de placas de energia solar.

Repense nos seus meios de transporte

Não é novidade que os veículos geram enorme impacto no meio ambiente. Por isso, ao viajar, dê uma atenção especial à mobilidade urbana. Para realizar pequenos trechos, por exemplo, que tal trocar o trajeto de carro de aplicativo por uma bike? E sempre que puder, os passeios a pé são uma boa pedida, é uma maneira incrível de desfrutar o caminho. 

Quando a distância não ajudar, a dica é aproveitar os transportes públicos, como metrôs e ônibus, ou mesmo alugar carros híbridos/elétricos, se possível. 

Pense localmente

Como já mencionado no início do artigo, fazer uma viagem sustentável vai além de pensar nos recursos naturais. Contribuir para a comunidade/população do lugar também faz parte do processo, e uma forma de fazer isso é valorizando o comércio local.

Então, que tal sair para comer naquele restaurante familiar, dar uma volta nas feirinhas locais e comprar aquele souvenir de viagem com os artesãos da cidade? Assim, você estará fortalecendo a sustentabilidade econômica daquela região. 

Perrengues com viagens aéreas?

A Liberfly é uma empresa especializada em resolver problemas com viagens aéreas. Se você já foi vítima de situações como cancelamentos de voo e overbooking, não deixe de nos enviar seu relato para avaliarmos gratuitamente. É possível receber até R$1000 em 48 horas.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *