Você conhece todas as cores e tipos de passaporte?

Você conhece todas as cores e tipos de passaporte?

O passaporte é um documento emitido pelo governo essencial para cidadãos que vão viajar para o exterior. Ele permite a identificação e o livre trânsito de pessoas em quase qualquer lugar do mundo. Apesar de ser mais conhecido pela cor azul escuro, você sabia que existem diferentes cores e tipos de passaporte? Venha conhecê-los neste artigo da Liberfly

As diferentes cores de passaporte pelo mundo

Cada país é responsável por escolher a cor de seu passaporte. Para isso, leva-se em consideração as preferências políticas e culturais, como também o pertencimento à região em que se encontra. A cor do passaporte, geralmente, é o emblema do governo, sendo as mais comuns o verde, vermelho, azul e preto.

O azul, por exemplo, representa o “novo mundo”, o que o leva a ser usado por países colonizados como Estados Unidos, Brasil e muitos outros do continente americano. Além disso, uma mesma nação pode ter mais de uma coloração para diferentes tipos de passaporte, de acordo com alguns critérios e necessidades dos cidadãos. 

Quem determina as especificidades dos passaportes como a cor, tamanho e a quantidade de páginas é a Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas). Ela que comanda as resoluções deste documento nos 193 países-membros e seis territórios. 

Tipos de passaporte brasileiro

Como dito anteriormente, as tonalidades do documento não se limitam somente a territórios estrangeiros. No Brasil, suas cores vão além do mais conhecido azul-escuro. Abaixo, confira os diferentes tipos de passaporte segundo o público e finalidades específicas. 

  • Azul-escuro: o mais conhecido e usado por cidadãos comuns brasileiros para deixar o país e entrar em território estrangeiro. Com o tom azul devido ao Mercosul, ele tem validade de dez anos e é emitido pela Polícia Federal. 
  • Vermelho: concedido a diplomatas do país e oficiais do Ministério das Relações Exteriores, ele permite imunidade total no tratamento na hora de entrar em algum território do exterior e aqui no Brasil. Também é oferecido ao presidente da República, Vice-Presidente e aos ex-presidentes do país.
  • Amarelo: concedido a apátridas (sem qualquer nacionalidade), refugiados e estrangeiros em situação de emergência. Destina-se a não brasileiros que comprovem não possuírem nenhum documento de identidade/ viagem e aqueles que não conseguem comprovar sua nacionalidade
  • Azul-celeste: passaporte temporário, emitido para cidadãos em situações de emergência, como quando é furtado/roubado e precisa realizar uma viagem com urgência. 
  • Marrom: conhecido como Laissez-passer, usa-se quando o Brasil não tem relações diplomáticas com determinado território. Devido a isso, entre os tipos de passaporte brasileiro, é o menos comum, visto que o Brasil tem boa relação com quase todo o mundo.

Conte com os serviços da Liberfly

A Liberfly é especialista em lidar com problemas aéreos. Então, se você já passou por situações como atrasos e cancelamentos de voo, e não teve seus direitos garantidos pela companhia aérea, conte com a nossa ajuda. Nos envie seu relato e aguarde a aprovação para ter a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *