O que é overbooking e como evitar problemas

O que é overbooking e como evitar problemas

Um dos grandes vilões dos aeroportos, o overbooking pode gerar diversas dores de cabeça e até mesmo processos jurídicos. Saiba mais sobre como evitá-lo!

O que é overbooking?

Se você tiver dúvidas sobre o que é overbooking, nós explicamos! O termo em inglês é utilizado pelas empresas aéreas para definir a venda excessiva de assentos disponíveis na aeronave.

Esse imprevisto pode ocorrer já que as empresas aéreas estimam espaços vagos por conta de possíveis desistências. Embora proibida nestes casos, essa prática ainda acontece.

No entanto, existem outros fatores que contribuem para a ocorrência do overbooking. Alguns deles envolvem:

  • Erros no software responsável pelo preenchimento de assentos;
  • Troca não programada de aeronave;
  • Cancelamentos ou junções de voos;
  • Passageiros de outros voos que perderam as conexões;
  • Passageiros atrasados.

Reforçando que independentemente do motivo, a responsável pelo ocorrido é a empresa aérea. Ou seja, é necessário acionar os seus direitos!

Como evitar?

Além de entender o que é overbooking, é preciso conhecer maneiras de evitar que ele aconteça. Por isso, atente-se aos pontos a seguir. 

Fique atento às confirmações 

Confira e confirme tudo na véspera da viagem.

Realize o check-in online assim que possível

Dessa forma você confirma o seu assento no voo.

Cuidado com as épocas de maior procura 

As famosas altas temporadas podem ocasionar esse inconveniente.

Não se atrase

Para se apresentar com antecedência no check-in em viagens nacionais, a ANAC indica pelo menos duas horas. Já os voos internacionais exigem que você se adiante em três horas.

Não se descuide no embarque 

Mantenha-se informado com o painel de informações e embarque assim que possível.

Quais são meus direitos?

Dessa forma, a companhia aérea deve oferecer alternativas ao consumidor. São elas: 

  • Reacomodação em outro voo da mesma ou de outra companhia com data e horário de preferência do passageiro;
  • Reembolso integral com direito a volta ao aeroporto de origem;
  • Viagem realizada por meio de outro transporte.

Ainda é importante reforçar que a assistência material também deve ser fornecida de acordo com as horas de espera do passageiro. Para saber mais detalhes sobre os seus direitos, consulte diretamente a Resolução 400, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de março de 2010.

Chega de esperar pela solução jurídica dos seus problemas aéreos!

E agora que você já sabe o que é overbooking, já vivenciou algum caso desse nos últimos cinco anos? Ou talvez tenha passado por cancelamento de voo e extravio de bagagem? Se a sua resposta foi sim, conheça os nossos serviços!

Somos uma lawtech especializada em resolver seus problemas com companhias aéreas, de forma rápida e livre de burocracia. Basta enviar o caso para que o analisemos. Assim você pode receber até R$1000 em 48 horas úteis! Entre em contato e saiba mais.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *