Os melhores destinos para mergulhar no Brasil

São mais de 7 mil quilômetros de litoral a serem explorados e o que não faltam são opções dessa modalidade de entretenimento. Corais, peixes coloridos, diversas espécies marinhas e até mesmo baleias são alguns dos atrativos observados pelos adeptos do mergulho.

Devido à riqueza hidrográfica do país, além das praias há também rios e lagos maravilhosos que tornam essa experiência espetacular. Neste post falaremos um pouco sobre os melhores lugares para  se aventurar em águas brasileiras. Confira!

Fernando de Noronha, Pernambuco

Na lista de melhores destinos para mergulhar no Brasil, Fernando de Noronha ocupa uma posição de destaque. As águas são cristalinas e agradáveis, a uma temperatura de aproximadamente 27ºC. Há visibilidade de até 50 metros para contemplação da vida marinha.

Existem mais de 30 opções de locais para imersão, tanto para amadores quanto para profissionais. Os mais procurados por turistas são Cabeça das Cordas, Pedra da Sapata e Laje Dois Irmãos.

O arquipélago cercado pelo oceano possui uma rica diversidade de animais, como polvos, raias, tartarugas, golfinhos e até mesmo baleias, que são esporadicamente avistadas pelos visitantes.

Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito possui águas límpidas e transparentes, sendo uma dica perfeita para mergulho com cilindro. Os iniciantes costumam fazer um mergulho de até oito metros com a ajuda de um instrutor. É preciso ter ao menos dez anos de idade para fazer essa atividade subaquática.

Existem também cursos de mergulho no local, com aulas teóricas e práticas para quem queira se aperfeiçoar nas técnicas.

A Lagoa Misteriosa, em Bonito, está entre os melhores destinos para mergulhar no Brasil. Ela fica ao fundo de pequeno vale a 75 metros de profundidade, com águas azuis impressionantes, paredões e peixinhos visíveis aos visitantes.

Já o Abismo Anhumas é uma enorme caverna com opção de mergulho fenomenal. Para chegar ao local faz-se uma descida de rapel de 72 metros e embaixo há um grande lago de belas águas com 80 metros de profundidade.

O Rio Formoso é uma paisagem muito cativante com rica biodiversidade, formações de calcário, troncos submersos e uma bela cachoeira. Quem não quiser mergulhar pode flutuar sobre as águas e admirar a natureza.

Para quem vai a Bonito há uma alta procura também pelo Rio da Prata.

Bonito possui águas límpidas e transparentes, sendo uma dica perfeita para mergulho com cilindro.

Paraty, Rio de Janeiro

Paraty, no Rio de Janeiro, está entre os melhores pontos de mergulho do país. O mar é tranquilo e além da diversidade biológica há atrações como um navio naufragado que torna essa vivência intrigante.

Na Ilha dos Meros, a profundidade é de 21 metros, cercada de estrelas do mar, crustáceos e cardumes e fauna marinha. Há uma estátua do Cristo Redentor sob as águas, sendo um excelente roteiro para registros fotográficos e um dos  melhores destinos para mergulhar no Brasil.

Em outro ponto de Paraty está a Ilha dos Ratos. Um dos principais atrativos é uma estátua de Netuno, que é considerado o deus romano dos mares.

Já na Ilha dos Cocos, a profundidade chega a 8 metros e é possível avistar uma caverna e o cenário é deslumbrante.

No Parcel dos Meros, a profundidade é de 25 metros e é um lugar mais distanciado da costa. As correntes de água são mais acentuadas e é indicado que os mergulhadores sejam mais experientes.

Chapada Diamantina, Bahia

A Chapada Diamantina, na Bahia, é uma região apaixonante, bastante conhecida pelas cavernas que reúnem muitos mergulhadores. Há cachoeiras, montanhas, grutas, trilhas e um cenário único e mágico para os visitantes.

Essa região para mergulho está localizada no interior do estado e tem 38 mil quilômetros quadrados de extensão. Chegando por Lençóis, a cidade está a pouco mais de 400 quilômetros da capital do estado, Salvador.

Quem é fã de ecoturismo não sentirá tédio em nenhum momento ao optar por conhecer esse paraíso que é um dos  melhores destinos para mergulhar no Brasil.

A Gruta Azul é lago de águas transparentes e com uma caverna de cerca de mil metros quadrados. Para chegar por terra é preciso descer uma escadaria nas rochas. A caverna fica nas proximidades da fazenda Pratinha.

A cor azul das águas está bastante presente, principalmente quando observada a partir da caverna. Os peixes são refletidos pela luz e a paisagem é realmente fantástica. Abaixo da Gruta Azul, apenas mergulhadores experientes podem adentrar.

Além da Gruta Azul, há ainda outros pontos de mergulho, como o Rio Pratinha, Os Impossíveis, o Poço Azul e o Poço Encantado.

A cor azul das águas está bastante presente, principalmente quando observada a partir da caverna.

Ilhabela, São Paulo

Ilhabela está situada no litoral norte de São Paulo, com opções de mergulho recreativo, técnico, snorkel ou flutuação, que podem acontecer com ou sem a ajuda de um profissional. Há cursos também para quem deseja ter certificado de mergulhador autônomo.

Geralmente os equipamentos utilizados no mergulho recreativo são máscara, nadadeiras, roupas de neoprene, colete, lastros e cilindro. Você pode alugar esses itens durante a viagem.

Na região há muitos locais para submersão, inclusive com cenários de navios históricos naufragados. As regiões de Naufrágios, Costa Norte, Costa Sul e Ilha das Cabras são alguns exemplos de melhores destinos para mergulhar no Brasil.

As profundidades vão de 3 metros a 40 metros e o fundo do mar é repleto de corais e peixes de diversas cores.

Bombinhas, Santa Catarina

Bombinhas, em Santa Catarina, tem uma vida marinha conservada, estando presentes cavalos-marinhos, ouriços, tartarugas e muitas espécies de peixes.

A Ilha do Arvoredo faz parte de uma antiga área de proteção da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e, portanto, oferece a preservação de bela fauna e flora, envoltas pela Mata Atlântica.

Quem escolhe a região para um mergulho encontra gorgônias, arraias, moreias, corais e muitos peixes. O acesso é restrito, apenas vinte pessoas por dia podem visitar o local.

Na Ilha do Macuco você pode visualizar durante o mergulho o navio Orion, que naufragou em 1912. A profundidade é de até 11 metros. Já na praia da Sepultura, as águas são claras e calmas, sendo mais procurada no verão.

Guarapari, Espírito Santo

Guarapari, no Espírito Santo, está entre os principais centros de diversidade de peixes do Brasil que podem ser observados durante o mergulho com cilindro ou snorkel.

A região fica a quase 60 quilômetros de Vitória e possui águas com boa visibilidade de peroás, parus, moreias, peixe-morcego e várias outras espécies de fauna marinha em Ilhas Rasas.

Nas proximidades da ilha fica o cargueiro Bellucia, que afundou há mais de um século e é objeto de curiosidade para mergulhares e para os que buscam os  melhores destinos para mergulhar no Brasil.

A Ilha Escalvada abarca o interesse de pesquisadores e fotógrafos subaquáticos. Nesse local é possível fazer o “drift drive”, que é o ato de mergulhar de acordo com a corrente das águas.

Maragogi, Alagoas

As piscinas naturais de Maragogi são conhecidas como galés e são as maiores do estado de Alagoas. Há uma grande variedade de espécies compondo o aquário natural, com crustáceos, moluscos, peixes e corais, além das águas verde-azuladas encantadoras.

A melhor hora para mergulhar no local é de manhã, quando a maré está baixa e com poucos ventos. Depois de trinta minutos de embarcação pelo mar, chega-se às piscinas, com área limitada para fazer mergulhos.

A Costa dos Corais é de beleza cinematográfica e Maragogi possui uma das maiores barreiras de corais do planeta. A região fica a 130 quilômetros de Maceió e é parte de uma área de proteção ambiental.

As piscinas naturais de Maragogi são conhecidas como galés e são as maiores do estado de Alagoas.

Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

O Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, é um ótimo local para mergulho na Região dos Lagos. Turistas dos mais diversos lugares procuram a região devido a boa visibilidade das águas em seus diferentes tons de azul.

Golfinhos e baleias são vistos com certa frequência pelos que curtem um mergulho. Nas águas do Arraial acontece um evento no qual as águas profundas veem à superfície, trazendo uma grande diversidade marinha que contribui para que este seja um dos melhores destinos para mergulhar no Brasil.

O mar tem a luminosidade perfeita para tirar fotos com câmeras subaquáticas. Os principais pontos de mergulho costumam ser a Prainha, as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia do Forno e a Praia Grande.

Os mergulhadores de primeira viagem podem experimentar o batismo, com instrutores que darão informações sobre o uso dos equipamentos e o procedimento de submersão. Quem já é mergulhador experiente pode se adentrar pelo universo de naufrágios e grutas a uma profundidade maior.

Caravelas, Bahia

Em Caravelas, ao sul da Bahia, está o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, um importante ponto de mergulho no país, com recifes e muita variedade de cores no ambiente submarino.

O Arquipélago de Abrolhos é extremamente rico para quem gosta de mergulhar, com espécies de badejos, pargos, meros, budiões, enguias e outros componentes da fauna. No meio do ano é possível avistar baleias jubarte e também golfinhos.

Alguns dos locais indicados para mergulho são as cavernas Siribas, que possui restos de um cargueiro que naufragou em 1939, e a ilha de Santa Bárbara.

Por fim, para quem quer saber quais são os melhores destinos para mergulhar no Brasil e não sabe as diferenças entre os tipos de mergulho, cabe uma breve explicação.

O mergulho livre é o que não necessita de cilindros de oxigênio; o mergulho autônomo é feito com cilindro de oxigênio para respiração sob a água; e o batismo é o primeiro mergulho utilizando cilindro e é acompanhado de um instrutor.

Agora você já pode escolher o seu próximo destino de mergulho!

Leia também outros pontos no blog da Liberfly:

Dicas para manter a dieta na sua viagem

O que você precisa saber para seus filhos viajarem sozinhos

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *