Para saber o que fazer se o voo atrasa e perde conexão, separamos neste post informações muito úteis.
O usuário do serviço aéreo certamente encontrará problemas na viagem em caso de perda de conexão por atraso.
Quando se compra uma passagem aérea, é comum escolher voos com conexão.
Isso pode ocorrer pelo fato de o preço ser mais atrativo ou porque é a opção disponível. Os voos com conexão são recorrentes, por exemplo, voos internacionais e locais muito distantes.
Em todo caso, quando há conexão o viajante desembarca em determinada cidade para pegar outro voo. Após embarcar no outro voo, ele chegará ao destino.
Porém, nem sempre a viagem acontece de acordo com o esperado. Se o voo atrasar para chegar ao local da conexão, ele não vai poder seguir viagem como esperado.
Para saber o que fazer nesses casos, continue lendo!
O que acontece se eu perder a conexão do voo?
Vamos esclarecer a dúvida sobre o que fazer se o voo atrasa e perde conexão. Nesses casos, cabe à companhia aérea favorecer o passageiro em pelo menos duas situações.
Ela deve fornecer a reacomodação em outro voo disponível ou o reembolso integral. Além do reembolso, você tem direito também ao reembolso das taxas.
Para embarcar em outro voo da companhia, ele precisa ter o mesmo destino e escala.
A realocação pode ser feita também por outros meios de transporte, como ônibus ou van.
Além disso, você pode solicitar a reacomodação de voo em outra companhia aérea.
Leia também: Veja como funciona a escala de viagem e diferença entre conexão!
Assistência material
A resolução 400/16 da Anac prevê que a empresa precisa fornecer auxílio material. Isso varia de acordo com o tempo de espera.
A assistência material segue essas regras:
-> Tempo de espera superior a uma hora – direito a meios de comunicação, como internet e telefone
-> Tempo de espera superior a duas horas – alimentação
-> Tempo de espera superior a 4 horas – hospedagem e transporte
Porém, não existe direito a assistência material se o intervalo entre um voo e outro for longo e tudo correr normalmente. Ou seja, sem atrasos e com o embarque do passageiro para o destino.
Casos em que não há direito a assistência material
Existe também outra questão importante sobre o que fazer se o voo atrasa e perde conexão.
Se o passageiro decidir remarcar o voo para outra data e horário, não pode haver nenhum custo adicional. Nesse caso, também não há direito a assistência material.
Com a opção de reembolso integral, a companhia também não precisa oferecer assistência material.
Nos casos em que o próprio passageiro estabelece a conexão ao comprar a passagem, não há responsabilidade da empresa aérea por contratempos decorrentes dessa escolha.
Ao montar uma conexão, é preciso que o viajante organize bem os horários. Assim, ele terá tempo de embarcar em cada voo sem maiores problemas.
Se o usuário tiver que se deslocar para outro aeroporto devido à conexão que montou, os riscos são dele nessa situação.
Mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece diversos deveres das companhias aéreas.
Antes de tudo, o passageiro deve ser informado do problema do voo que poderá trazer transtornos à sua viagem.
Onde reclamar atraso de voo?
Além de saber o que fazer se o voo atrasa e perde conexão, nunca é demais lembrar que essa situação é muito frustrante!
A primeira ideia que passará na cabeça do viajante é fazer uma reclamação. Principalmente quando já se sabe que há direito a assistência material pela espera, além do direito à informação.
No aeroporto, busque o balcão de informações da companhia aérea para relatar o ocorrido e peça uma declaração da empresa. Você pode usar também os canais de comunicação da empresa.
Caso você não consiga ser reacomodado em outro voo ou ser atendido para ter o reembolso, você pode solicitar uma indenização.
Você pode pedir uma indenização por danos morais com a Liberfly, de modo rápido, prático e pela internet.
Recomendamos que você entre em contato conosco e veremos como você poderá ser ressarcido.
Se a partir do problema que você teve com o seu voo você perder algum compromisso importante, as chances para ser indenizado são ainda maiores.
Por exemplo, caso você tenha perdido um casamento, evento de formatura, reunião de trabalho e outros.
Há um ponto que merece ser mencionado sobre o que fazer se o voo atrasa e perde conexão.
Para solicitar a indenização, é importante que você não tenha recebido o reembolso da companhia aérea.
O direito a danos morais é válido quando o voo atrasado gera perda de conexão e você chega ao destino com 4 horas de atraso ou mais.
A indenização também é possível se a empresa aérea avisar sobre o problema em menos de 72 horas.
Ainda, se a companhia não der assistência material quando o passageiro tem esse direito, as despesas que o usuário teve devem ser ressarcidas.
E, mesmo que você receba auxílio material, você pode exigir seus direitos posteriormente.
Quanto tempo tenho para reclamar do atraso de voo?
Os prazos para reaver seus direitos por atraso de voo estão descritos no Código de Defesa do Consumidor e em outros instrumentos da legislação brasileira.
Portanto, a lei prevê o que fazer se o voo atrasa e perde conexão, além de outras situações.
Para voos nacionais, esse prazo para fazer uma reclamação é de 5 anos. Ou seja, você terá muito tempo para pedir uma indenização pelo problema no seu voo.
Segundo o art. 27 do CDC, o consumidor tem todo esse período para ser ressarcido se houve prejuízo na prestação do serviço.
No caso de voos internacionais, o prazo é de 2 anos de acordo com a jurisprudência, que segue o entendimento das Convenções de Varsóvia e Montreal.
Quais documentos devo guardar quando o voo atrasa e perde conexão?
Para pedir uma indenização, você precisa reunir todas as provas que conseguir. Guarde os seguintes documentos:
-> Cartões de embarque do voo atrasado e o do novo voo caso tenha havido realocação
-> O e-mail que confirma a realização da compra
-> A declaração emitida pela empresa aérea do ocorrido
-> Fotos ou vídeos do painel no aeroporto
-> Comprovante de gastos
Esses gastos podem ser referentes a transporte, alimentação, hospedagem e outros.
Então, vimos alguns pontos importantes sobre o que fazer se o voo atrasa e perde conexão.
Como solicitar indenização on-line para atraso de voo e perda de conexão?
O passo a passo é muito simples para solicitar uma indenização pelo problema na sua viagem.
Entre no site da Liberfly, preencha o formulário e faremos uma avaliação gratuita. Você precisa informar apenas os dados pessoais, dados do voo e relatar o ocorrido.
Depois disso, entraremos em contato em até 2 dias úteis. Vale lembrar que já pode ser indenizado em até 48 horas na negociação expressa e temos alto índice de satisfação na resolução de casos atendidos.
Se o seu caso for mais complexo, pode ser que o problema não seja resolvido em apenas dois dias. Mas a solução costuma ser rápida, principalmente se comparada às vias judiciais.
Ao procurar uma solução de forma on-line, você não terá nenhuma burocracia, comum nos meios tradicionais.
Se tiver alguma dúvida sobre o que fazer se o voo atrasa e perde conexão, pode entrar em contato conosco.
O e-mail é contato@liberfly.com.br ou você pode mandar uma mensagem em nossas redes sociais.
Quais são os motivos que causam atraso de voo e perda de conexão?
Problema técnico
Esse é um dos principais fatores para casos de perda de conexão. Quando a aeronave passa por algum problema técnico, podem ocorrer atrasos.
Mau tempo
Quando há problemas meteorológicos no horário previsto para a conexão, todo o percurso da viagem pode ser alterado com a troca de aeronaves.
Tráfego excessivo
Se o volume de voos for muito grande, o tráfego aéreo pode ficar congestionado, influenciando a programação dos passageiros.
Falta de tripulantes
Se houver falta de tripulantes, a decolagem do avião sofrerá atrasos. Isso pode acontecer quando os tripulantes concluem o limite de 11 horas de expediente.
Voo cancelado
Quando um voo é cancelado, isso causa problemas de atrasos e perda de conexão.
O voo atrasa e perde conexão: pontos importantes
Por fim, para concluir este post sobre o que fazer se o voo atrasa e perde conexão, vale destacar os seguintes pontos sobre os direitos do passgeiro:
-> Receber reembolso integral
-> Ser reacomodado em outro voo, inclusive de outra companhia aérea
-> Concluir a viagem por outro meio de transporte, custeado pela empresa aérea
-> Assistência material
-> Marcar o voo para outra data e horário
-> Solicitar uma indenização on-line
Espero que suas dúvidas tenham sido esclarecidas!
Siga a @liberflybr no Instagram.
Leia também: Meu Voo Atrasou e perdi meu Compromisso, o que devo fazer?