Minha bagagem foi extraviada, o que devo fazer?

Você sabe o que fazer em caso de extravio de bagagem? Depois de chegar ao destino, que aborrecimento! Você percebe que sua mala não está lá.

Tudo o que você queria era descansar da viagem, mas agora terá que se preocupar em recuperar a bagagem. Sem dúvida, essa é uma das situações mais estressantes que podem acontecer a um passageiro.

Neste post vamos dar algumas dicas de como você pode prevenir que a mala seja extraviada. E o que você deve fazer quando percebe que a sua mala está perdida em algum lugar.

Como evitar a perda de bagagem?

Para evitar o constrangimento de perder a bagagem em sua viagem, você pode adotar algumas medidas simples para se prevenir. Essas dicas para proteger sua bagagem são muito úteis!

Identificar a mala é uma forma de se assegurar de que sua mala é única. Desse modo, ninguém a pegará por engano por ter uma mala igual ou parecida com a sua.

Você pode colocar um adesivo com suas informações pessoais ou uma tag de identificação. Na tag você inclui dados como nome, endereço, telefone, país e até mesmo o e-mail.

Essas é uma sugestão importantes sobre o que fazer em caso de extravio de bagagem.

Não se esqueça de verificar a etiqueta no check-in. Assim, você saberá que está tudo certinho e você seguirá a viagem mais seguro.

Na parte interna da mala, você também pode colocar um papel acima dos seus objetos pessoais com seus dados. Então, se alguém pegar a mala por engano, já saberá como entrar em contato com você.

Outra dica é colocar uma fita colorida que se destaque entre as outras malas. Você já vai saber de imediato que aquela mala estilosa é a sua mesmo!

Use também cadeados. Só você terá a chave ou a senha. Isso dificultará que outras pessoas abram a bagagem por engano.

Para evitar contratempos, use a tecnologia a seu favor: você pode usar aplicativos que localizam sua mala por GPS. Eles são simples e intuitivos.

Como resultado, você saberá exatamente onde sua mala se encontra em caso de extravio.

Por que a mala é extraviada?

Essa é uma dúvida que surge para todos os passageiros que, com razão, se sentem inconformados com o extravio da mala.

Por que aconteceu isso? Foi falha da companhia aérea? O que fazer em caso de extravio de bagagem? Você pode, inclusive, ser recompensado por este inconveniente.

Confira abaixo os principais motivos para que a mala seja extraviada.

1 – Extravio de bagagem em voos com conexão

Seu voo teve conexão? Esse é o principal motivo de casos de mala extraviada.

Quando a troca de voos acontece de forma rápida, para evitar atrasos, pode acontecer de sua mala ficar para trás.

Isso ocorre principalmente nos casos em que o tempo de conexão é curto.

Provavelmente será por um erro de administração ou de gerenciamento da grande quantidade de malas transportadas.

2 – Extravio de bagagem por problemas de logística

Mesmo que o voo não tenha conexão, pode ocorrer algum problema de logística e a sua mala ficar perdida.

Isso acontece por falha da companhia aérea, que precisa gerir um grande volume de bagagens. Assim, o passageiro acaba sendo prejudicado.

3. Extravio de bagagem em mala sem identificação

Na esteira do aeroporto pode haver várias malas iguais à sua. Nesse sentido, se a sua não possuir uma identificação, pode ser que outra pessoa confunda a bagagem.

O que pode acontecer é de alguém levar a sua mala por engano. Então, não há muito o que fazer nesse caso de extravio de bagagem.

Em uma situação como essa, será mais difícil encontrar a mala se não houver nenhum dado seu que o identifique.

A pessoa que levou sua mala provavelmente vai devolvê-la à companhia aérea no aeroporto.

Mas pode ser que você não recupere a bagagem imediatamente ou no mesmo dia, sendo um motivo de dor de cabeça para sua viagem.

4. Extravio de bagagem por perda da tag de identificação

Talvez você tenha colocado uma tag de identificação, escreveu todos os seus dados para ser encontrado e, mesmo assim, sua mala foi extraviada.

O que pode ter acontecido? As malas ficam amontoadas umas sobre as outras e passam por diferentes etapas de deslocamento.

No meio do caminho, pode ser que sua tag tenha se perdido, principalmente se ela não estiver bem presa e acoplada à bagagem.

Além disso, se a etiqueta de identificação utilizada pela companhia aérea se perder, o funcionário encarregado da logística da bagagem poderá não saber qual é o destino da mala.

Então, explicaremos mais adiante o que fazer em caso de extravio de bagagem como esse.

5. Alguém roubou a mala

Infelizmente, isso pode acabar acontecendo mesmo! Alguém mal intencionado simplesmente furta a sua mala.

E pode demorar um tempo até que você descubra que foi roubado e que não se trata de um erro da companhia aérea.

Em todo caso, se você desconfia que alguém furtou sua mala, é recomendado que faça um registro policial na delegacia mais próxima.

Se você tiver um localizador em GPS, será mais fácil encontrá-la também.

Outra situação que pode ocorrer é a de você receber a sua mala, mas perceber que alguns itens que estavam dentro dela foram furtados. Nesse caso, também existe direito a indenização.

Extravio de bagagem: o que fazer se perder a mala no aeroporto?

Agora chegou a parte importante sobre como proceder se você tiver a mala extraviada. Veja a seguir o que você deve fazer.

1. Procure o balcão da companhia aérea

Logo que perceber que está sem a mala, procure de imediato o balcão da empresa aérea. Essa é a primeira medida se a sua dúvida é o que fazer em caso de extravio de bagagem.

Registre uma queixa, apresentando o comprovante de despacho da mala. Dessa forma, ele vai procurar a mala pelo localizador.

Quando for encontrada, a mala será encaminhada ao endereço informado pelo passageiro.

O período permitido para que a mala permaneça extraviada é de no máximo 7 dias em voos nacionais. Para voos internacionais, o prazo é de 21 dias.

Se você não receber a mala de volta nesse período, a companhia aérea deve compensá-lo em 7 dias.

O ressarcimento também acontece para gastos emergenciais, caso você não se encontre na cidade de sua residência.

Afinal, você provavelmente só estará com a sua bagagem de mão e não precisará arcar com todos os gastos de primeira necessidade sozinho.

Inclusive, isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

2. Faça o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)

Você sabe o que é o Registro de Irregularidade de Bagagem? Esse é um documento que você preenche no aeroporto para relatar o problema que teve com a mala.

Ao formalizar o RIB, você terá como comprovar que a bagagem estava sob responsabilidade da empresa aérea.

É também uma medida essencial sobre o que fazer em caso de extravio de bagagem.

3. Faça uma reclamação na Anac

Você pode procurar o departamento da Anac no aeroporto e fazer também um registro de bagagem extraviada.

4. Procure meios de comunicação virtual

Se você não pôde ser atendido pessoalmente enquanto estava no aeroporto, outra forma de fazer a reclamação é procurar os canais de comunicação da companhia.

Eles estão disponíveis no site da empresa e você pode entrar em contato por e-mail, chat ou telefone.

5. Faça um boletim de ocorrência

Para se precaver, caso sua mala tenha sido furtada, é recomendado também registrar um boletim de ocorrência.

Procure a delegacia de polícia e passe todas as informações que tiver sobre o voo e a bagagem.

6. Guarde documentos e provas

É importante que você guarde bem todas as provas possíveis para que possa cobrar seus direitos posteriormente.

Desse modo, será mais fácil que você consiga uma compensação financeira ou indenização se o problema não for resolvido.

Nesse sentido, é interessante também ter fotos da bagagem da parte interna e externa da mala, que você pode tirar antes de embarcar.

7. Procure a Liberfly

Para finalizar suas dúvidas sobre o que fazer em caso de extravio de bagagem, essa dica também é muito relevante.

Para que você seja recompensado mais rapidamente pelo seu problema com extravio de bagagem, recomendamos que procure uma empresa que faça uma intermediação para solucionar o empecilho.

Então, entre em contato conosco por meio do nosso site, preencha o formulário e avaliaremos o seu caso em até 48 horas.

Qual a diferença entre perda e extravio?

O extravio de bagagem se dá quando o passageiro, ao desembarcar no destino, percebe que a mala não chegou ao local.

Isso pode ocorrer de modo temporário ou definitivo. No extravio temporário, a mala não é encontrada imediatamente. Porém, após o Registro de Irregularidade de Bagagem, ela é localizada e devolvida.

Já o extravio definitivo acontece quando há um período maior para localizar a mala. Esse prazo é de 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais.

Por outro lado, a perda de bagagem acontece quando o passageiro, por descuido, esquece a mala em algum lugar no aeroporto, por exemplo.

Isso pode acontecer por distração, enquanto o passageiro estava na praça de alimentação ou fazendo alguma compra.

Em ambos os casos, é recomendado procurar a companhia aérea no aeroporto mesmo para tentar encontrar a mala.

O que achou das dicas sobre o que fazer em caso de extravio de bagagem?

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