Os melhores destinos nacionais para idosos você vai conferir nest post, que apresenta lugares sossegados e tranquilos para a terceira idade.

Afinal, nada melhor do que desfrutar de uma boa viagem nessa fase da vida, quando muitas pessoas já se aposentaram e querem aproveitar novas experiências.

Então, continue lendo para descobrir alguns destinos muito acolhedores!

Lista de melhores destinos nacionais para idosos

Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

A Serra Gaúcha é um excelente destino nacional para a terceira idade. Ela é conhecida por quem gosta de cidades belas, tranquilas, sossegadas e com boas opções de gastronomia.

A região foi colonizada por europeus e seu estilo de arquitetura encanta os turistas.

Além disso, a produção de vinhos atrai visitantes que gostam de aproveitar as baixas temperaturas ao lado de um bom vinho.

Entre os melhores destinos nacionais para idosos, Gramado, por exemplo, possui mais de 30 pontos turísticos. E, no inverno, você pode aproveitar uma refeição perto da lareira vendo as geadas pela janela.

Há diversas cidades na região além de Gramado que podem ser desvendadas em um roteiro de viagem para a Serra Gaúcha.

Outra cidade é Canela, que possui belos parques e cenários naturais, como matas preservadas e ar refrescante.

Já Bento Gonçalves é um polo vinícola, com dezenas de plantações que estão entre as maiores do Brasil. Ali há muito da tradição italiana e casas típicas que podem ser observadas em seu roteiro para o local.

Também na Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é uma cidade que foi colonizada por alemães, com arquitetura típica. E possui muitas opções de passeios.

Alguns locais que vale a pena conferir são o Ninho das Águias, o Labirinto Verde e a Aldeia do Imigrante.

Em diversos pontos da Serra Gaúcha você pode visitar museus, igrejas e atividades ao ar livre.

Entre os melhores destinos nacionais para idosos, Gramado, por exemplo, possui mais de 30 pontos turísticos.

Águas de Lindóia, São Paulo

Viagens para o interior são perfeitas para quem quer ficar longe da rotina dos grandes centros. Principalmente se sua expectativa é estar em contato mais próximo com a natureza.

Entre os melhores destinos nacionais para idosos, em Águas de Lindóia, a 185 quilômetros de São Paulo, um passeio famoso é o das águas termais.

Mas, antes de viajar, verifique se as termas estão abertas ou com acesso restrito devido à Covid-19.

Se ainda não estiver em funcionamento, você pode deixar marcado no seu planejamento para uma data futura.

Viagens para o interior são perfeitas para quem quer ficar longe da rotina dos grandes centros.

De qualquer forma, há outras opções também para curtir a cidade. Quem quer ficar distante de aglomerações pode fazer passeios ao ar livre, caminhar e relaxar.

E os parques são excelentes para isso. Na Praça Adhemar de Barros você tem uma vista para um belo lago, pode fazer um piquenique e se distrair.

Outro ponto que vale a pena conhecer é o Morro do Cruzeiro, com belas vistas no horizonte e clima ameno. Ele fica a 3 quilômetros de Águas de Lindóia. Ainda, uma atividade ao ar livre de destaque é a Represa do Cavalinha.

Também nos melhores destinos nacionais para idosos, na Fazenda do Morro Pelado você pode curtir uma boa pescaria e apreciar um ambiente cercado por áreas verdes.

Quem deseja fugir um pouco da atmosfera da capital paulista ficará satisfeito por desfrutar do ar puro para este destino que fica a cerca de duas horas de São Paulo (de carro).

Praia do Gunga, Alagoas

A praia do Gunga, em Alagoas, é um pequeno paraíso longe de aglomerações e cercado de paisagens desertas.

Ela se encontra no município de São Miguel, a 30 quilômetros de Maceió.

Envolta por coqueiros ao longo da costa e com águas transparentes, é um cenário de tirar o fôlego.

O mar é tranquilo e na maré baixa ele se encontra com a Lagoa do Roteiro. Além disso, a paisagem é composta por falésias coloridas que tornam toda a experiência única.

A praia do Gunga, em Alagoas, é um pequeno paraíso longe de aglomerações e cercado de paisagens desertas.

O local é pouco movimentado nos dias de semana, perfeito para ficar em uma barraca à beira da praia, sob um guarda-sol e comendo variados petiscos e frutos do mar.

No mirante que fica localizado na rodovia você tem uma vista memorável do lugar! Portanto, não poderia estar fora dos melhores destinos nacionais para idosos.

Monte Verde, Minas Gerais

Outro lugar tranquilo e de atmosfera aconchegante é Monte Verde, em Minas Gerais. A cidade é muito calma e, como está situada nas montanhas, tem um clima friozinho e ameno.

O distrito fica na Serra da Mantiqueira, no município de Camanducaia. É um local muito procurado por turistas que querem contato com a natureza e ao mesmo tempo cercado de traços europeus.

Você pode se deslocar até o rio Jaguari por jipe e admirar as belezas locais. Na avenida principal do distrito há diversos quiosques de empresas que vendem diferentes passeios.

Por exemplo, para fábricas de queijos, de chocolate, de bebidas, mirantes e outros.

Para quem gosta de plantas, existem mais de mil espécies na região e algumas carnívoras também. A visitação das estufas é aberta ao público.

No Paulo das Trutas, você se depara com viveiros de pequenos peixes em diferentes fases da vida.

Ainda, neste local que está em nossa lista de melhores destinos nacionais para idosos, você pode degustar boas cachaças na Destilaria Monte Verde. É um local acolhedor com sabores diversificados, como de banana, por exemplo.

No Skina Queijos e Doces você vai ficar impressionado com a diversidade de comidas, com doces artesanais e queijos de boa qualidade.

Já se você pretende visitar um local para beber e quer descontrair com uma pequena aventura, o Icebar é um ponto inusitado! A temperatura é congelante, em torno de -15º. É bom vestir uma roupa apropriada para não passar frio.

Só é permitido permanecer no local por 40 minutos. Enquanto bebe, você fica cercado de esculturas e apetrechos de gelo compondo o ambiente.

Melhores destinos nacionais para idosos: Holambra, São Paulo

Também entre os melhores destinos nacionais para idosos está Holambra.

É uma cidade de colonização holandesa que fica localizada no estado de São Paulo, a 130 quilômetros da capital e próximo a Campinas.

Ela tem o título de cidade das flores, pois grande parte da produção nacional de flores provém da cidade.

A população é de cerca de 15 mil habitantes e o estilo holandês é perceptível em diversos aspectos da vida local.

Inclusive, a prefeitura de Holambra fornece incentivos para construções ao modo holandês, como desconto no IPTU.

E as particularidades da arquitetura europeia encantam os visitantes quem percorrem as charmosas ruas da cidade. Uma das características de Holambra é também a presença de moinhos.

Já para fazer a visitação de flores é preciso estar acompanhado por guias credenciados. Você pode fazer um city tour nesse caso e aproveitar para saber mais sobre a história da cidade.

O city tour dura cerca de 2 horas e se inicia em um cartão postal da cidade, o Moinho. Ele segue o modelo dos moinhos holandeses e é movido pela ação eólica para moer grãos.

Com 10 andares e quase 40 metros de altura, há um mirante no topo para avistar toda a cidade.

Para quem deseja visitar a cidade na primavera, a Expoflora é o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina. Já os meses entre junho e início de agosto são ideais para visitar campos de girassóis.

Neste local da lista de melhores destinos nacionais para idosos, não deixe também de apreciar um bom “stroopwafel”. Trata-se de um biscoito típico holandês, parecido com waffle, mas com calda e recheio no meio.

Se quiser experimentar a comida típica holandesa, não faltam opções de restaurantes. Eles servem, por exemplo, algumas iguarias como pato e coelho.

Os doces holandeses também devem entrar para  a sua lista! Há ótimas alternativas de confeitaria com incríveis sabores, aromas e texturas.

Itá, Santa Catarina

Itá é uma cidade de cerca de 6,5 mil habitantes localizada em Santa Catarina.   Hoje é um destino turístico conhecido por ter sido submerso pelas águas de uma hidrelétrica.

Depois disso, foi construída uma nova cidade nas montanhas para abrigar os moradores.

O local tem atualmente diversas atrações aquáticas, com muita procura pelas águas termais.

O complexo Termas de Itá é um parque privado que tem vista para o lago do Rio Uruguai.  São várias piscinas com temperaturas em torno de 35º, além de toda uma estrutura ideal para descanso.

Itá é uma cidade de cerca de 6,5 mil habitantes localizada em Santa Catarina. 

Há também piscinas com hidromassagem, cercadas de jardins e palmeiras que conferem singularidade ao local.

Entre os pontos turísticos, estão antigas igrejas submersas, como as torres da Igreja Matriz, que possuem iluminação especial no período noturno.

Outro ponto que vale a pena conhecer é o Eco Parque, para quem quer encontrar a diversidade da fauna e da flora da Mata Atlântica.

Há passagens sobre vales e córregos e, na Prainha de Itá, próximo ao Eco Parque, é possível desfrutar de lazer com tranquilidade, inclusive com passeios de escuna.

Se você quer conhecer a origem italiana do local, a Casa Camarolli possui arquitetura característica que se originou em meados do século XX. No local há um acervo histórico e de memórias da imigração.

Já a Casa Alberton possui raízes alemãs e teve origem na primeira metade do século XX. Atualmente, é um espaço cultural.

Para quem deseja ter uma vista privilegiada de Itá, é possível visitar os mirantes Belvedere Dona Roma e o Mirante Caracol.

No caso da Barragem da Hidrelétrica de Itá, os mirantes têm vista para o rio Uruguai, em frente à barragem.

Então, o que achou desta lista de melhores destinos nacionais para idosos? Compartilhe este post com outras pessoas!