Como lidar com uma crise de pânico durante o voo?

Como lidar com uma crise de pânico durante o voo

Muitos passageiros têm medo de voar de avião! Os motivos são variados, mas as consequências ao decolar são as mesmas: arrepios, mãos suadas, garganta seca e crise de pânico. Segundo pesquisas, o medo de voar atinge cerca de 40% da população brasileira.

Em muitos casos, a crise de pânico durante o voo está relacionada com a aerofobia, ou seja, o medo de voar. É importante ressaltar que ela pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento! Ela se caracteriza por um episódio específico de medo e ansiedade, acompanhado de sintomas físicos e emocionais.

Crise de pânico no voo

Em muitos casos, a crise de pânico surge após os passageiros colocarem os cintos e o aviso do comandante que o voo sairá em breve. Dessa maneira, os sintomas começam a surgir e, dependendo do caso, o viajante precisa de um suporte para lidar com a crise!

Dependendo do grau é possível passar pela crise de pânico sozinho. Desse modo, o passageiro compreende o que está acontecendo com ele e que precisa controlar a sua respiração, assim como os seus sentimentos. No entanto, em outros casos, a tripulação precisa auxiliar a pessoa.

Portanto, ao verificar que uma pessoa está passando por uma crise de pânico, tenha empatia e fique perto dela, demonstrando apoio! Lentamente, converse com ela e procure fazer exercícios de respiração, que diminui a ansiedade.

O que é aerofobia?

Conhecido também como aviofobia, é o medo de voar em veículos voadores, isto é, helicópteros e aviões. No entanto, em alguns passageiros, a aerofobia pode estar ligada com outros medos ou fobias, como é o caso da claustrofobia, medo de espaços fechados.

Os sintomas incluem irritação, tontura, incapacidade de pensar com clareza, desorientação, nervosismo, tremores, náuseas e aumento da frequência cardíaca.

Encontre o melhor tratamento

Seja uma crise de pânico ou aerofobia, para as duas causas existem tratamentos! O primeiro passo é compreender as doenças para, em seguida, iniciar o procedimento com um especialista.

Não se preocupe com problemas aéreos

Somos uma lawtech especializada em problemas aéreos como cancelamento de voo, overbooking e extração de bagagem. Portanto, se você já passou por alguma dessas situações, envie o seu relato para nós. Se aprovado, você pode receber até R$ 1000 em 48h úteis.

problemas com voo
Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

2 Comments

  1. Boa tarde!
    Meu nome é Cristina, sofro com síndrome do pânico desde 2010. Ano passado, 2022, comprei um pacote de viagem para João Pessoa. Até o dia da viagem estava tudo bem, porém na manhã do meu embarque sofri uma crise muito forte, me congelou, paralisou e não consegui embarcar. Como a crise foi na madrugada e já sabia que não iria pois fui para a clínica, já realizamos a informação na agência, que no primeiro momento concordou com tudo, mas logo em seguida informaram que eu havia perdido todos os meus direitos de ressarcimento da viagem. Ainda estou com processo na justiça, inconformada pois o juiz entendeu que minha crise é improcedente para eu não ter comparecido.

    1. Olá Cristina,

      Sinto muito pela situação difícil que você enfrentou. Lidar com a síndrome do pânico é desafiador, e é admirável que tenha buscado ajuda médica para lidar com a crise.

      A reação da agência de viagens foi lamentável, negando seus direitos de ressarcimento. É positivo que tenha buscado justiça. Apesar da decisão do juiz ser decepcionante, é importante continuar lutando pelos seus direitos.

      Mantenha-se forte, cuide da sua saúde mental e siga os processos legais necessários. Se precisar de apoio, busque a ajuda de profissionais de saúde e conte com o suporte de amigos e familiares.

      Desejo força e perseverança durante esse processo. Estou torcendo para que a justiça prevaleça e que você encontre formas de superar as dificuldades causadas por essa situação.

      Estou aqui para ajudar no que for possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *