Dicas para viajar de avião com criança autista

Dicas para viajar de avião com criança autista

Viajar com os pequenos exige bastante atenção, assim como embarcar com uma criança autista. Reconhecidos como PCD, eles possuem direitos especiais e os pais podem seguir algumas dicas para garantir uma viagem mais confortável.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que envolve três níveis de gravidade e pode se manifestar com diversos sintomas. Desde a presença de déficits, dificuldades na interação social, até a ausência de expressões faciais.

Uma criança autista, além de necessitar do apoio profissional correto, exige atenção adequada. Por isso, uma viagem de avião pode ser estressante, uma vez que interrompe a rotina na qual ela já está inserida.

Quais cuidados tomar ao viajar com uma criança autista?

Primeiramente converse com o médico e/ou terapeuta responsável. Afinal eles serão de grande auxílio na avaliação da criança autista antes do embarque. Não há como prever crises ou desconfortos, mas algumas medidas podem ser preventivas.

  • Normalize a rotina o máximo possível e informe o passo a passo de cada etapa da viagem;
  • Permita que ele escolha os itens favoritos a fim de compor a mala. Incentive opções que serão distrativas durante a viagem. (Ex: livros, jogos de cartas, brinquedos…);
  • Planeje-se quanto às pausas do banheiro. A fim de evitar bloqueios, estimule o uso de outros banheiros públicos em situações antes do voo.
  • Se possível, mostre à criança autista, fotos do aeroporto e do hotel da viagem, por exemplo;
  • Ruídos também são estressantes, então também é recomendável o uso de protetores ou abafadores auriculares.

Além disso, reforce atitudes positivas por meio de elogios ou pequenas recompensas. Isso é muito importante para encorajar o bom comportamento.

Por fim, saiba que, caso seja necessário um acompanhante de adultos autistas, essa pessoa pagará apenas 20% do valor da passagem. Para que isso ocorra é necessário comunicar a companhia aérea escolhida com pelo menos 30 dias de antecedência. 

Preencha o formulário chamado MEDIF, encaminhe ao médico responsável pelo laudo e em seguida à companhia. No entanto, é importante reforçar que o passageiro autista, no caso, pagará o valor normal do ticket.

Você pode contar com os nossos serviços!

É muito frustrante aguardar uma compensação jurídica sem data certa de retorno, concorda? Por isso, nossos especialistas estão preparados para avaliar o seu caso de problema aéreo gratuitamente.

Cancelamentos e/ou atrasos de voo, overbooking e extravio de bagagem, por exemplo, podem render até R$1000 em 48h úteis. Entre em contato conosco e saiba todos os detalhes. Será um prazer atender você!

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *