Viajar com os pequenos exige bastante atenção, assim como embarcar com uma criança autista. Reconhecidos como PCD, eles possuem direitos especiais e os pais podem seguir algumas dicas para garantir uma viagem mais confortável.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que envolve três níveis de gravidade e pode se manifestar com diversos sintomas. Desde a presença de déficits, dificuldades na interação social, até a ausência de expressões faciais.
Uma criança autista, além de necessitar do apoio profissional correto, exige atenção adequada. Por isso, uma viagem de avião pode ser estressante, uma vez que interrompe a rotina na qual ela já está inserida.
Quais cuidados tomar ao viajar com uma criança autista?
Primeiramente converse com o médico e/ou terapeuta responsável. Afinal eles serão de grande auxílio na avaliação da criança autista antes do embarque. Não há como prever crises ou desconfortos, mas algumas medidas podem ser preventivas.
- Normalize a rotina o máximo possível e informe o passo a passo de cada etapa da viagem;
- Permita que ele escolha os itens favoritos a fim de compor a mala. Incentive opções que serão distrativas durante a viagem. (Ex: livros, jogos de cartas, brinquedos…);
- Planeje-se quanto às pausas do banheiro. A fim de evitar bloqueios, estimule o uso de outros banheiros públicos em situações antes do voo.
- Se possível, mostre à criança autista, fotos do aeroporto e do hotel da viagem, por exemplo;
- Ruídos também são estressantes, então também é recomendável o uso de protetores ou abafadores auriculares.
Além disso, reforce atitudes positivas por meio de elogios ou pequenas recompensas. Isso é muito importante para encorajar o bom comportamento.
Por fim, saiba que, caso seja necessário um acompanhante de adultos autistas, essa pessoa pagará apenas 20% do valor da passagem. Para que isso ocorra é necessário comunicar a companhia aérea escolhida com pelo menos 30 dias de antecedência.
Preencha o formulário chamado MEDIF, encaminhe ao médico responsável pelo laudo e em seguida à companhia. No entanto, é importante reforçar que o passageiro autista, no caso, pagará o valor normal do ticket.
Você pode contar com os nossos serviços!
É muito frustrante aguardar uma compensação jurídica sem data certa de retorno, concorda? Por isso, nossos especialistas estão preparados para avaliar o seu caso de problema aéreo gratuitamente.
Cancelamentos e/ou atrasos de voo, overbooking e extravio de bagagem, por exemplo, podem render até R$1000 em 48h úteis. Entre em contato conosco e saiba todos os detalhes. Será um prazer atender você!