Situação bastante comum entre os viajantes, o cancelamento de reserva de hotel é uma prática usual e que requer muita atenção. Causada por diversos motivos, em certas ocasiões precisamos tomar essa decisão em cima da hora e todo detalhe deve ser levado em consideração.
Aprenda tudo sobre esse tema e garanta maior tranquilidade nesses momentos.
Primeiros passos para prosseguir com cancelamento de reserva de hotel
Os melhores viajantes costumam ser aqueles que se preparam com bastante antecedência e buscam realizar movimentos com calma e segurança. Inúmeros clientes costumam fazer a reserva de hotel meses antes para garantir a vaga e até mesmo preços mais acessíveis do que a aquisição em cima da hora. Dessa maneira, qualquer imprevisto pode colocar tudo a ruir e estragar essa experiência planejada com esmero.
Sendo assim, se o seu objetivo é cancelar a reserva de hotel feita com tanta antecedência, é fundamental seguir alguns passos. O primeiro deles é consultar o regulamento da hospedagem em questão. Apesar de seguirem códigos padrões, cada uma delas podem possuir diferenças em relação ao tempo de cancelamento e a forma de reembolso disponível, principalmente quando se trata de estabelecimentos localizados fora do país.
Código do consumidor em relação a desistência de reserva de hotel
Mesmo que cada estabelecimento desenvolva a própria política de cancelamento para se adequar a situação dos hóspedes, elas devem seguir de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990). Nesse sentido, ela deve conter regras básicas como o direito a arrependimento (válido para compras realizadas pela internet em até 7 dias).
Estorno de valores
Seguindo o processo de cancelamento de reserva em hotel, o estorno/reembolso deverá ser pago em sua totalidade no momento em que a solicitação for realizada. Isso vale para compras feitas por meio de pagamento PIX, transferência bancária ou dinheiro em espécie. Contudo, quando falamos de pagamentos feitos por cartão de crédito, é necessário aguardar o contato do estabelecimento com o banco responsável.
Conte com a ajuda da Liberfly para solucionar problemas
Viajou e enfrentou problemas relacionados a voos ou em hotéis? Então, entre em contato conosco que assumimos o seu caso. Se a sua proposta for aceita, você poderá receber até R$ 1000,00 em 48 horas.