No coração da metrópole São Paulo, o Aeroporto de Congonhas é o segundo mais movimentado do país, dividindo o tráfego aéreo massivo da capital paulista com o Aeroporto de Guarulhos. Neste artigo da Liberfly, separamos informações valiosas para você não ficar perdido no desembarque em Congonhas.
Sobre o aeroporto de Congonhas
Inaugurado em 1936, o Aeroporto de Congonhas – Deputado Freitas Nobre foi o primeiro aeroporto internacional de São Paulo, muito antes da criação do Aeroporto de Guarulhos, tendo recebido voos internacionais até 1985. Atualmente, ele opera apenas voos domésticos, dos quais uma boa fatia corresponde à Ponte Aérea Rio-São Paulo.
Relativamente pequeno, com apenas um terminal, e bem sinalizado, circular e se orientar em Congonhas acaba sendo uma tarefa simples. Deste modo, não há tantas complicações quanto ao embarque e desembarque em Congonhas. Apesar disso, ele conta com lojas, livrarias, lanchonetes e farmácia, e os passageiros têm à disposição serviços como correios, caixas eletrônicos etc.
A maior parte das opções de compra se concentra no corredor de ligação entre a área de check-in e o saguão de embarque. Já as lanchonetes estão no saguão e na área de desembarque.
Chegada e desembarque em Congonhas
Na ala mais ao norte do Terminal de Congonhas, está a área de check-in, com 57 posições das companhias Azul, Latam, Gol, MAP e Voepass. Ao centro, fica o saguão de embarque, basta subir um lance de escada para acessar a área dos portões. São 22 portões, sendo doze deles no primeiro andar, com embarque por meio de fingers, e dez portões no andar térreo, com embarque remoto feito de ônibus. Na parte mais ao sul, temos a área de desembarque em Congonhas.
Ao desembarcar em Congonhas, saímos de novo na sala de embarque. Basta procurar as placas indicando as saídas. Existem algumas marcações no chão indicando o caminho. Descemos por escadas rolantes e chegamos na área das esteiras de restituição de bagagens. Seguindo reto, já saímos da área fechada do aeroporto.
Como pegar táxi ou carro de aplicativo?
Existem duas áreas para pegar um táxi ao fazer o desembarque em Congonhas. A primeira fica no mesmo piso do desembarque, e a segunda, no piso inferior. É só descer as rampas para acessá-lo. É por lá também que é possível pedir uma corrida por aplicativo, como o Uber. Você terá de encontrar com o motorista em uma das duas pistas – a coberta (Setor A) ou a descoberta (Setor B).
Aluguel de carro no Aeroporto de Congonhas
Outra opção que pode ser interesse a quem está de passagem por São Paulo, e chega à cidade por meio de Congonhas é o aluguel de carros. O aeroporto conta com as principais locadoras do país: Movida, Localiza, Avis, Unidas e Hertz. O balcão de atendimento fica na área de desembarque Congonhas e a retirada de veículo é remota, com transporte gratuito da própria locadora.
A Liberfly resolve seus problemas aéreos
A Liberfly é especialista em resolver problemas de viagens aéreas, como extravios de bagagem e cancelamentos de voo. Se já passou por isso e teve seus direitos enquanto viajante lesionados, conte com a nossa ajuda. Envie seu relato para uma avaliação, e tenha a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.