Viajar de avião acaba sendo uma opção inviabilizada para a realidade de muitos brasileiros, por conta dos altos preços das passagens. Diante disso, o governo criou o programa “Voa Brasil”, com a proposta de acessibilizar o direito de viajar a todos. Venha entender mais sobre ele neste artigo da Liberfly.
Origem do programa Voa Brasil
Anunciado em março de 2023 pelo então ministro Marcio França, dos Portos e Aeroportos, o Voa Brasil é uma iniciativa para alavancar o turismo no país. Com a pretensão de gerenciar as passagens ociosas das companhias aéreas, sobretudo, dos voos domésticos fora da alta temporada, ele prevê passagens aéreas a cerca de R$200.
Para quem é destinado?
O Voa Brasil foi originalmente pensado para estimular as viagens aéreas entre aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, com seu início de funcionamento prorrogado – de agosto para outubro – passou por uma reformulação. Agora, promete atender novos públicos, sob o nome de “Conheça o Brasil”.
Com três novas frentes, estes serão os nichos de público beneficiados pelo programa:
- “Conheça o Brasil: trabalhador” — com passagens aéreas a preços populares a trabalhadores em período de férias;
- “Conheça o Brasil: melhor idade” — com passagens baratas para aposentados e pensionistas;
- “Conheça o Brasil: cívico” — que tem como público-alvo os estudantes secundaristas e universitários, além de professores.
Como funcionará a venda de passagens?
Conforme informado pelo Ministério também em março deste ano, a intenção do Voa Brasil é vender os bilhetes mais baratos fora da alta temporada, em dois períodos: de fevereiro a junho e de agosto a novembro. Nestes meses, ocorre, tradicionalmente, uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.
Os beneficiários poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho, com possibilidade de parcelamento dos bilhetes em até 12 vezes com juros. A compra ocorre por meio de um aplicativo do Governo Federal, sendo que não são todos os destinos disponíveis, e, sim, os lugares que estiverem disponíveis pelo app do programa.
As passagens devem ser ofertadas pelas próprias companhias aéreas, e já confirmaram sua participação na iniciativa a Gol, Azul e Latam. Apesar do Voa Brasil prever apenas a venda de passagens aéreas, a ideia é que hotéis também ofereçam descontos, nos períodos de baixa temporada, para receber os turistas beneficiados.
Dê um fim a seus problemas aéreos com a Liberfly
Cansado de lidar com as burocracias para resolver problemas aéreos e não chegar a uma solução? Conte com a Liberfly para isso. Se já passou por situações como overbooking e cancelamentos de voo, nos envie seu relato. É possível receber mil reais em até 48 horas.