Grutas e cavernas brasileiras para incluir no seu roteiro de viagem

Grutas e cavernas brasileiras para incluir no seu roteiro de viagem

O Brasil resguarda lugares surpreendentes e para todos os estilos de turistas. Para aqueles que desejam fugir de um roteiro óbvio e experimentar uma dose de aventura e história, as grutas e cavernas são uma ótima pedida. Venha conhecer algumas opções incríveis espalhadas pelo país.

Diferenças entre Grutas e Cavernas

Ambas tratam-se de cavidades naturais. As grutas são de profundidades e formas variáveis, com pelo menos 20 metros de comprimento. Normalmente, apresentam desníveis internos e salões, além de acesso por mais de uma entrada. 

Já as cavernas contam apenas com uma entrada. Podem ter vários tipos de comprimento e formato e, por ser um ambiente coberto e fechado, são bem escuras e não possuem vegetação nativa.

Grutas e cavernas pelo Brasil

Agora, que tal conferir algumas das grutas e cavernas mais famosas e visitadas do Brasil para você colocar no radar de suas próximas viagens? 

Gruta do Lago Azul (Mato Grosso do Sul)

Localizada em Bonito, Mato Grosso do Sul, a Gruta do Lago Azul é um dos cartões-postais da cidade e importante atrativo natural do estado.  Possui em seu interior um lago subterrâneo que adquire a cor azul intensa sob incidência dos raios solares, fazendo jus ao seu nome.

Além da incrível paisagem subterrânea, ela apresenta concentração de fósseis de mamíferos pleistocênicos e conjunto de minerais raros. É válido dizer que o local recebe visitantes para contemplação, mas não permite entrar na água. As visitações precisam ser agendadas previamente pois existe um limite de entrada diário. 

Caverna do Diabo (São Paulo)

Localizada no Parque Estadual de Jacupiranga, no município de Eldorado, a Caverna do Diabo é a maior do estado de São Paulo, possuindo mais de 6 mil metros de extensão, dos quais apenas 700 metros são abertos para visitação. 

Está entre as cavernas mais visitadas do Brasil, e recebeu este nome devido a uma formação natural que lembra uma caveira. Para conhecê-la, os turistas percorrem escadas, passarelas e pontes, sempre acompanhados de um monitor. O percurso possui iluminação artificial e exige um bom condicionamento físico.

Grutas e cavernas brasileiras para incluir no seu roteiro de viagem

Gruta Rei do Mato (Minas Gerais)

Na cidade de Sete Lagoas, a Gruta Rei do Mato é uma das maiores grutas de Minas Gerais. Trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral,  com 998 metros de extensão e 30 metros de profundidade, passarelas e escadarias para caminhar pela parte autorizada à visitação.

Ela oferece aos seus visitantes uma vista incrível e perfeitas formações da natureza, com muitos estalactites e estalagmites, o que exige o acompanhamento de um guia durante o passeio. Há, ainda, uma gruta menor ao lado – a grutinha -, na qual constam pinturas rupestres que datam seis mil anos. 

Gruta Catedral (Mato Grosso do Sul)

Localizada em Bonito/MS, em um trajeto que leva apenas cerca de 10 minutos do centro da cidade, a Gruta Catedral (antiga São Mateus) também conta com formações espeleológicas pré-históricas, como estalactites, estalagmites, colunas e coralóides. 

Para conhecê-la, os turistas passam por uma passarela suspensa que leva ao seu interior. Dentro do local, há iluminação artificial e os viajantes portam lanternas para auxiliar no percurso. O passeio inclui, ainda, uma visita ao museu de história regional de Bonito.

Gruta Azul (Cabo Frio)

A Gruta Azul é uma das atrações de quem faz o percurso de barco pela Ilha de Cabo Frio. Com um salão de 30 metros de extensão e 15 metros de altura, a formação rochosa impressiona por sua beleza. 

As paredes possuem tonalidade dourada, e quando o sol reflete sobre as águas, as mesmas ficam com um tom azul e iluminam o paredão ao redor, proporcionando um efeito resplandecente. O passeio é feito por meio de barcos, que saem do porto de Capri, e permite o mergulho. 

Gruta da Pratinha (Chapada Diamantina)

Uma das grutas no Brasil que mais chamam a atenção dos turistas é a Gruta da Pratinha, a 60km da cidade de Lençóis, ao norte da Chapada Diamantina. Dona de águas claras, que oscilam entre o verde e o azul, é possível ver várias espécies de peixes, e até mesmo de algumas tartarugas, o que faz dela um verdadeiro aquário natural.

A boa notícia é que os mergulhos são autorizados desde que realizados com os equipamentos de segurança e com o acompanhamento de guias. Para isso, é preciso pagar uma taxa, já que a mesma fica em uma propriedade particular, a Fazenda Pratinha. Ainda, dá para praticar flutuação e aproveitar a tirolesa de 13 metros de altura. 

Liberfly: o fim de seus problemas aéreos

Já passou por problemas aéreos como extravio de bagagem e cancelamentos de voo e não sabe como resolvê-los, ou simplesmente não quer perder tempo com burocracias? Envie seu relato para a Liberfly. Iremos avaliar o seu caso, e você terá a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.

Grutas e cavernas brasileiras para incluir no seu roteiro de viagem
Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *