Um dos maiores inconvenientes para quem viaja de avião é o cancelamento de voos. Apesar de ser uma situação chata, há solução. O passageiro poderá contar com alternativas como o reagendamento do voo, o reembolso do valor da passagem e, até mesmo, indenização por danos morais e materiais. A Liberfly abordará como agir nestes casos com o voo American Airlines.
Direitos dos passageiros diante do cancelamento de voos
Ninguém merece se deparar com um voo cancelado por parte da companhia aérea, mas infelizmente isso é algo que não dá para prevenir. A boa notícia, no entanto, é que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê em sua Resolução n° 400, de 13 de dezembro de 2016, algumas condições para garantir que o passageiro não saia em prejuízo. Entenda quais são!
Voos cancelados com antecedência
De acordo com a ANAC, a companhia aérea só pode alterar ou cancelar o voo com até 3 dias (ou 72 horas) de antecedência, a menos que haja circunstâncias imprevistas, como condições climáticas adversas ou problemas técnicos com o avião. Assim que a companhia aérea tiver ciência de que o atraso ou cancelamento vai acontecer, deve imediatamente notificar o consumidor.
Em casos que não é possível avisar com o tempo mínimo necessário, ela deve informar ao passageiro o mais breve possível e oferecer alternativas para que o consumidor decida a seu favor. Excedendo esse período, o passageiro terá direito à reacomodação em outro voo (da mesma empresa aérea ou outra) ou o reembolso integral da passagem.
Mas, ainda que a mudança tenha sido feita em um período superior a 72 horas, essas mesmas compensações devem ser oferecidas se:
- Nos voos internacionais, a alteração for superior a 1 hora em relação ao horário de partida ou de chegada da passagem que foi comprada;
- Nos voos domésticos, a mudança ultrapassar 30 minutos em relação aos horários iniciais.
Voos cancelados em cima da hora
Uma situação bastante temida pelos passageiros é a de chegar no aeroporto e se deparar com a notícia que o voo foi cancelado. Neste caso, observe duas condições.
Se estiver no aeroporto de partida:
- Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material;
- Remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, sem custo. A empresa também poderá suspender a assistência material;
- Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material.
Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
- Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material;
- Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Neste caso, a empresa poderá suspender a assistência material;
- Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material;
- Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. A empresa poderá suspender a assistência material
- Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi etc). A empresa deverá oferecer assistência material;
O que fazer em um cancelamento de voo American Airlines?
Em casos de cancelamento de voo American Airlines ou de qualquer outra companhia, é importante guardar todas as provas relativas ao seu voo, como comprovantes de compra ou de embarque, comunicações com a companhia e gastos extras. No próprio site da American Airlines, você encontra a seguinte informação:
“Se seu voo for cancelado ou houver um atraso que faça com que você perca uma conexão, remarcaremos sua passagem para o próximo voo da American Airlines ou de uma parceira da American com assentos disponíveis. Faremos uma nova reserva em sua cabine ou classe do bilhete original, com a forma de pagamento original.”
Ela ainda faz menção ao reembolso. “Se o seu voo atrasar ou for cancelado e você não aceitar nossas providências alternativas, ou se nenhuma estiver disponível, reembolsaremos o valor restante do bilhete e quaisquer taxas opcionais de acordo com nossa política de reembolsos involuntários. Além disso, não temos mais obrigações contratuais.”
Reembolso por voo cancelado da American Airlines
Caso você opte pelo reembolso do voo American Airlines, a solicitação pode ser feita de forma on-line, quando comprou a passagem pela empresa aérea. Para isso, basta preencher o formulário no site oficial da empresa. O prazo para que que ele aconteça pode variar conforme o meio de pagamento utilizado pelo passageiro. No entanto, tende a ser dentro de um período de 30 dias.
Já comprou a passagem em agências de viagem, será necessário comparecer ou entrar em contato com a agência para solicitar o reembolso.
Solicite sua compensação com a Liberfly
Mesmo diante das soluções oferecidas pelas companhias aéreas, o cancelamento de voos pode trazer transtornos imensuráveis. Nestes casos, é recomendável procurar meios de receber uma compensação.Se você passou por esta situação com um voo American Airlines ou de outra empresa aérea e teve seus direitos como passageiro violados, procure um especialista no assunto com a Liberfly. Nós assumimos o seu problema. Envie seu relato gratuitamente para que possamos avaliá-lo.