Voo Atrasado em Guarulhos: O Que Fazer? [Passo a Passo]

Você sabia que o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport) é o maior aeroporto nacional e um dos principais da América do Sul?

Mas embora conte com uma enorme estrutura e seja um dos mais movimentados na América Latina, isso não o deixa imune dos eventuais atraso de voo e cancelamentos inesperados de viagem.

Por isso, se você está com uma viagem marcada com conexão ou saída de Guarulhos, é importante se prevenir e saber o que fazer se tiver o voo atrasado em Guarulhos ou, ainda, se o voo for cancelado.

No artigo abaixo, explicamos quais são os seus direitos e como conferir, com antecedência, se o voo irá ou não atrasar. Confira:

É normal o voo atrasar?

Sim. Apesar de ser uma situação bastante frustrante para qualquer passageiro, é muito comum que voos atrasem ou até mesmo sejam cancelados.

E isso pode acontecer por conta dos mais variados motivos, como condições climáticas desfavoráveis, manutenção não programada dos aeroportos, falta de tripulação e até mesmo desastres naturais, que podem influenciar nas rotas dos aviões.

Iremos explorar os principais motivos para atraso em voos nos próximos tópicos, mas desde já saiba que atrasos em voos são algo normal, que existem maneiras de ser indenizado e que você, enquanto cliente da companhia aérea, tem direitos que precisam ser atendidos.

Principais motivos para voo atrasado em Guarulhos?

voo atrasado guarulhos motivos

Embora seja bastante frustrante para o consumidor enfrentar uma situação de voo atrasado, existem vários fatores, alguns inclusive que fogem do controle da companhia aérea, que fazem uma viagem ser adiada ou até mesmo cancelada.

Conhecer esses motivos é fundamental para saber o que fazer, caso aconteça com você, e quais são seus direitos de acordo com cada situação.

Por isso, se você está com um voo atrasado em Guarulhos ou qualquer outro aeroporto, veja quais podem ser os motivos desse problema:

Conexões atrasadas

Um dos principais motivos para voo atrasado em Guarulhos e demais aeroportos no país e ao redor do mundo é por conta de conexões atrasadas.

Nesses casos, a regra no Brasil é que se o passageiro estiver em um voo atrasado e não houver outras alternativas para a conexão, a aeronave é obrigada a esperar até uma hora, o que acaba gerando uma reação em cadeia, com muitos atrasos nas rotas da companhia aérea.

Condições climáticas

Nevoeiros, ventos fortes, chuvas e temporais são alguns dos fatores climáticos que podem fazer com que os voos atrasem.

Nesses casos, a medida é tomada para preservação dos equipamentos e das aeronaves, mas principalmente para segurança da tripulação e passageiros.

Ou seja, se você tem uma viagem planejada, é necessário torcer para que as condições climáticas também estejam ao seu favor.

Pois, ao contrário, a companhia aérea terá de atrasar ou cancelar os voos, até que o clima se estabilize.

Overbooking

Existe uma situação em que as empresas acabam comercializando um número maior de tíquetes do que a aeronave suporta e, esse tipo de comercialização é conhecida como overbooking.

Por isso, pode ocorrer da companhia vender mais viagens do que poderia realizar em determinado voo.

Além da venda extra de assentos, pode ocorrer overbooking pela substituição da aeronave prevista por um modelo com capacidade menor. Nesses casos, o voo também pode atrasar ou ser cancelado.

Desastres naturais e conflitos

O voo pode atrasar ou ser cancelado também por conta de conflitos externos e desastres naturais, como situações de deslizamento de terra, enchentes, guerras, terremotos, tornados, furacões e problemas de saúde pública, como epidemias e pandemias.

Falta de tripulação ou regras de repouso

As empresas de serviços aéreos também podem decidir pelo atraso ou cancelamento de voos diante da falta de tripulação ou diante da necessidade de cumprir as regras de repouso da equipe de profissionais.

Pilotos, assistentes e comissários devem cumprir o regulamento em vigor que diz que, em hipótese nenhuma, eles podem trabalhar por mais de 11 horas seguidas.

Para que essa regra seja cumprida, as companhias devem contar com equipes de sobreaviso. Mas se por algum motivo isso não ocorrer, o voo deverá ser adiado ou cancelado.

Emergências médicas e comportamentos de risco

Quando se trata de cancelamento ou atraso de voos, também é necessário contar até mesmo com os imprevistos mais raros de acontecer, como problemas de conduta de passageiros e problemas de saúde.

Embora a tripulação seja treinada para lidar com a maioria dos imprevistos, em alguns casos de comportamentos ameaçadores como brigas, ameaças, sintomas agudos, ataques de pânico, trabalho de parto e outras situações podem fazer com que o voo não decole.

Problemas técnicos nas aeronaves

Por fim, entre os principais motivos de voo atrasado em Guarulhos e outros aeroportos, temos a necessidade de manutenção na pista e problemas técnicos nas aeronaves.

Desde problemas simples como abastecimento e limpeza como contratempos técnicos mais complicados exigem que o voo seja cancelado, para preservar a segurança de todos.

Voo atrasado Guarulhos: Como saber se o voo está atrasado?

voo atrasado guarulhos como saber

Existem várias formas de descobrir se o seu voo está atrasado ou não. As principais envolvem acessar sites de controle aéreo para ver o status do voo em questão.

Confira a seguir as principais formas de descobrir se o voo está atrasado:

1. Acesse o site da Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a Infraero, em seu site, tem uma ferramenta de busca sobre status de voo.

Você pode acessar o site da Infraero clicando neste link.

Para utilizar a ferramenta, basta cadastrar as seguintes informações:

  • nome do aeroporto;
  • nome da companhia aérea;
  • número do voo.

Uma vez que você preencher os formulários com as informações listadas acima, o resultado da pesquisa vai te informar o status do voo, o horário de partida e chegada e a sua duração.

Entretanto, é preciso lembrar aqui que o site da Infraero só vai te ajudar no rastreio de voos relacionados ao Brasil, ou seja, voos nacionais ou internacionais que partam do Brasil ou que tenham o Brasil como país destino.

2. Acesse o site FlightRadar24

O site FlightRadar24 é outro endereço na web em que você pode fazer a consulta a respeito do status do seu voo no momento.

Ele funciona tendo como prioridade mostrar o trajeto dos voos pelo mundo com um mapa e a consulta pode ser feita tanto através do mapa, como através de outros dados como o número do voo ou nome do aeroporto.

Essa ferramenta possui uma versão grátis e outra paga, disponível para Android e iOS e você pode acessar o site clicando neste link.

3. Acesse o site Kayak

O Kayak, além de ser uma ferramenta de busca para preços de passagens de avião e hotéis, é outra opção para descobrir se o voo está atrasado.

Assim como as outras opções, basta você digitar dados a respeito do seu voo na plataforma e já irá saber o status dele no momento.

Você pode acessar o site da Kayak clicando neste link.

4. Acesse o site FlightAware

O FlightAware é um site que permite que você pesquise os voos pela companhia aérea, número do voo ou pelo local de partida e destino.

Assim, diferentemente do site da Infraero, eles conseguem fornecer cobertura de voos nacionais e internacionais dentro e fora do solo brasileiro.

O site rastreia voos do mundo inteiro, mostrando informações detalhadas e um mapa onde você pode acompanhar a viagem em tempo real.

Você pode acessar o FlightAware clicando neste link.

5. Entre em contato com a companhia aérea

Por fim, se você tem um perfil mais conservador e não consegue utilizar sites por qualquer motivo, uma ótima opção é entrar em contato com a companhia aérea.

Você pode tentar contato através das principais centrais de atendimento da empresa. Com uma rápida ligação, é possível saber o status do seu voo.

Voo atrasado Guarulhos: O que fazer?

voo atrasado guarulhos o que fazer

Se o seu voo em Guarulhos atrasar, existem algumas providências que você pode tomar desde o momento que soube do atraso para se preservar.

Em primeiro lugar, é muito importante que você guarde todos os documentos relacionados ao voo em questão, como cartão de embarque, por exemplo, tanto para o caso do voo ser cancelado, quanto para buscar os seus direitos depois da viagem.

Guardar todos esses documentos é essencial, especialmente se você teve algum prejuízo causado por esse atraso, como a perda de um compromisso importante.

A partir do momento que você descobriu que o seu voo está atrasado, vá até o balcão de atendimento da companhia aérea no aeroporto e peça para que sejam oferecidas as assistências materiais necessárias.

Essas assistências variam de acordo com o tempo de atraso do voo, portanto, também pergunte se há alguma previsão do tempo de atraso, pois assim você conseguirá descobrir quais são os seus direitos.

Se você preferir, além de conversar com a companhia pessoalmente, você também pode fazer um contato por telefone. Nesse caso, anote o número de protocolo e todas as informações que forem passadas para você.

Caso você fique sem receber as assistência material adequada, é possível entrar em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, que é o órgão responsável pelo setor de aviação no país.

Em Guarulhos, é muito fácil entrar em contato com a ANAC, pois eles possuem um escritório dentro do próprio aeroporto.

Portanto, se você não estiver sendo atendido da maneira correta, você pode ir até o escritório da ANAC e fazer uma reclamação contra a companhia aérea responsável pelo seu voo.

Quais os direitos do passageiro em caso de voo atrasado em Guarulhos?

Quando ocorre um atraso de voo, é fundamental que você saiba os seus direitos.

Em primeiro lugar, a companhia aérea deve informar imediatamente sobre a situação. Além disso, a cada 30 minutos, devem sair atualizações sobre a previsão para o embarque.

Confira a seguir os direitos a compensações de acordo com o tempo de espera previstas para voos partindo do Brasil:

  • A partir de 1 hora de atraso: comunicação via internet, telefonemas, etc.;
  • A partir de 2 horas de atraso: direito a alimentação;
  • A partir de 4 horas de atraso: direito a acomodação ou hospedagem (caso o passageiro precise passar a noite e não more na cidade de onde parte o voo), além de transporte de ida e volta para o aeroporto.

Lembrando que passageiros com necessidades especiais e seus acompanhantes têm o direito à hospedagem independente da exigência de pernoite.

Além disso, se o atraso de voo for superior a 4 horas ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deve oferecer opções de reacomodação de voo, execução de serviço por outra modalidade de transporte ou reembolso do bilhete.

Como a LiberFly pode te ajudar em caso de voo atrasado Guarulhos?

voo atrasado guarulhos como a liberfly te ajuda

A LiberFly é uma LawTech especializada na compra de ativos jurídicos e pode te ajudar a receber um adiantamento de indenização por conta de problemas com companhias aéreas.

Funciona assim: se você passou por um problema como atraso ou cancelamento de voo, você coleta todas as provas necessárias, como cartão de embarque, comprovante de compra e outras evidências, e manda para gente.

Nosso time de especialistas vai analisar o caso e, caso você seja selecionado, vamos te dar um adiantamento da indenização em troca dos direitos jurídicos do seu caso.

Trata-se da forma mais rápida e eficiente de ser compensado pelos desgastes causados por um atraso ou cancelamento de voo.

Com a ajuda da LiberFly, você não terá de se desgastar indo em audiências e protocolando documentos. A indenização vem em até 48 horas!

Conclusão

O voo atrasado em Guarulhos é um problema mais comum do que as pessoas gostariam de imaginar, pois trata-se de algo natural quando estamos falando em aviação.

Como vimos ao longo do texto, diversos problemas podem causar atrasos em voos, como o overbooking, falta de tripulação, emergências médicas, desastres naturais, problemas técnicos, condições climáticas, conexões atrasadas, etc.

Por isso, se esse problema acontecer com você em Guarulhos ou em qualquer outro aeroporto, não se desespere.

Saiba que você tem direito a algumas compensações, que vão aumentando conforme o tempo de atraso, como direito à alimentação e até mesmo à hospedagem.

É fundamental que você conheça os seus direitos para ser capaz de exigi-los quando a situação pedir que assim você o faça.

De qualquer maneira, você sempre pode contar com a ajuda da LiberFly para ter um adiantamento da sua indenização! Muito obrigado pela leitura!

Leia: Como reclamar voo atrasado: 4 formas [Principais dúvidas]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.