Quais são os maiores aeroportos do Brasil? Neste post separamos 7 aeroportos que estão entre os de maior movimentação nacional e internacional.
O aeroporto é o ponto de encontro de passageiros dos mais diversos lugares. Alguns têm enormes e outros são mais modestos. E as sensações de estar em um aeroporto podem ser bem diferentes para cada pessoa.
Para alguns, é algo indiferente. Para outras, ansiedade e emoção para chegar ao destino.
A seguir, você acompanha quais são os maiores aeroportos do país e, se ainda não passou por alguns deles, pode conhecer-los um pouco mais.
Lista dos 7 maiores aeroportos do Brasil
Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo
O Aeroporto Internacional de Guarulhos é um dos mais movimentados da América Latina. Ele foi inaugurado em 1985 e faz parte da iniciativa privada desde 2012.
Milhões de passageiros são transportados todos os anos por este aeroporto, que realiza centenas de decolagens e pousos diários.
São duas pistas para decolagens e pousos, três terminais em operação para passageiros e um para cargas.
A localização deste aeroporto, que está entre os maiores aeroportos do Brasil, se situa nas proximidades das rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. Fica a 25 quilômetros do centro da capital São Paulo.
É possível chegar ao Aeroporto de Garulhos de carro, táxi, por serviços de deslocamento de aplicativo, ônibus e trem.
No local a internet é gratuita por quatro horas para passageiros. Além disso, há muitas opções de alimentação, como lanchonetes, fast-foods, pizzarias, cafés, sorveterias e restaurantes.
O aeroporto conta também com a presença de agências bancárias, de câmbio e serviços de guarda-volumes.
Há também mais de 50 fraldários espalhados pelos terminais nas principais áreas de circulação.
Outros serviços disponíveis no aeroporto são agências de seguros de viagens, Correios, lotéricas e lojas diversas.
Por exemplo, lá você encontra lojas da Apple, Armani, Dior, Calvin Klein, Chilli Beans, Havaianas, Hugo Boss e muitas outras, além de lojas duty free. As lojas duty free ficam no terminal 2 e no terminal 3.
O aeroporto conta também com salas VIP.
Aeroporto de Congonhas, São Paulo
Outro na lista dos maiores aeroportos do Brasil é o Aeroporto de Congonhas. Ele está localizado na capital do estado de São Paulo. É um dos mais movimentados do país, com transporte de milhares de viajantes.
O aeroporto fica a 8 quilômetros do centro de São Paulo. O local conta com um terminal, duas pistas, mais de 20 portões de embarque e mais de 50 locais para check-in.
Os principais voos do aeroporto são entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O nome do aeroporto foi dado em consideração ao Visconde de Congonhas do Campo. Ele presidiu São Paulo e viveu entre meados do século XVIII e XIX.
O funcionamento do Aeroporto de Congonhas teve início em a partir dos anos 1950.
Hoje ele tem à disposição diversas lojas, lanchonetes, cafés, pizzarias, livrarias e farmácias, além de caixas eletrônicos, Correios, serviços de aluguel de carro e outros, como salas VIP.
Como Congonhas recebe apenas voos domésticos, não há lojas duty free.
Neste que é um dos maiores aeroportos do Brasil, você pode chegar de ônibus, metrô, táxis ou por serviços de aplicativo. A internet por rede Wi-Fi é gratuita por uma hora no local.
Nas proximidades de Congonhas há também hotéis, como o Ibis. Alguns inclusive têm serviços gratuitos de deslocamento.
Aeroporto Internacional de Brasília, Distrito Federal
O Aeroporto Internacional de Brasília está localizado na capital do país e sua inauguração aconteceu em 1957. Ele fica a 11 quilômetros da região central de Brasília.
Possui um terminal e duas pistas, para voos nacionais e internacionais. Ele possui uma estrutura moderna, ampla e tem capacidade de transporte de mais de 40 milhões de passageiros por ano.
Na área externa há três pisos. O central, onde há locais para fazer o check-in e despacho de malas.
O inferior, para desembarque, onde estão também agências de veículos, serviços de táxis, caixas eletrônicos, a Anvisa e Polícia Federal.
E o superior, onde estão praça de alimentação, Correios e agências bancárias.
Os portões de embarque não são próximos um do outro, então é bom chegar antes para não perder tempo em deslocamentos.
Há também neste que é um dos maiores aeroportos do Brasil mais de 20 fraldários, salas VIP e máquinas de bebidas e lanches em diversas áreas.
O Aeroporto de Brasília conta também com lojas duty free. Apenas na área internacional os produtos são livres de impostos.
Para quem não sabe, a própria cidade de Brasília tem um formato de avião na estrutura do Plano Piloto, na região central.
É possível ver esse desenho da janela da aeronave ao embarcar, dependendo da posição em que está o avião.
Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas
O Aeroporto de Viracopos está situado em Campinas, São Paulo e também está entre os maiores aeroportos do Brasil.
Fica a 14 quilômetros do centro de Campinas e a quase 100 quilômetros de São Paulo. Ele tem expressivos investimentos da Infraero, por estar localizado em um polo de empresas.
Desde a década de 1990, há o transporte de carga internacional. O aeroporto é destaque no cenário de logística.
Nas décadas seguintes, houve melhorias na infraestrutura para passageiros. Em 2005, houve ampliação do terminal e instalação de novas áreas de embarque e desembarque.
Sua fundação ocorreu na década de 1930, mas sua homologação oficial se deu em 1960.
Uma das versões para o surgimento do nome Viracopos é a de que no local havia uma bar onde pessoas se encontravam para “virar copos” e para passar o tempo.
Primeiro surgiu o nome do bairro Viracopos e depois o do aeroporto.
Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também está entre os que possuem maior movimentação no país e é um dos maiores aeroportos do Brasil.
Ele se destaca também pela bela estrutura, rodeada pelo mar, de onde é possível avistar o Pão de Açúcar.
Sua construção aconteceu na década de 1930 e foi o primeiro aeroporto civil do Brasil. Na época, o Rio era a capital do país.
A inauguração do prédio do Aeroporto Santos Dumont ocorreu em 1945. Em 1998, houve um incêndio que destruiu o terminal do aeroporto e todos os voos foram para o Galeão. Poucos meses depois a estrutura já estava reconstruída.
Em 2004 ele se tornou mais moderno com uma obra da Infraero, que terminou em 2007 e aumentou bastante a capacidade do aeroporto.
No Bossa Nova Mall, anexo ao terminal, há um hotel, praças de alimentação, lojas e serviços. São mais de 40 lojas e trata-se do primeiro shopping do país conectado a um aeroporto.
Aeroporto Internacional Tom Jobim- Galeão, Rio de Janeiro
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, também chamado de Galeão, é o de maior movimento no Rio de Janeiro e está entre os maiores aeroportos do Brasil.
Ele possui dois terminais e realiza voos domésticos e internacionais. Ele fica situado a 20 quilômetros do centro do Rio, cuja ligação principal se dá pela Linha Vermelha.
A inauguração do aeroporto aconteceu em 1977, no governo Geisel, e na época já era um dos mais modernos entre os países latino-americanos.
Mas o primeiro voo com capacidade de transporte de até 100 passageiros aconteceu no ano anterior, em 1976.
Ele foi construído pela Odebrecht e contava com uma vasta área coberta de grama, equivalente a 50 campos de futebol.
Os primórdios do aeroporto podem ser identificados em 1924, quando houve a instalação da escola de aviação.
Lá havia quartéis de oficiais e praças e também a Fábrica Nacional de Aviões, além de outras indústrias no ramo da aviação civil e militar.
Lá se instalaram também os Correios Aéreos Navais. O aeroporto passou a ser internacional a partir de 1945.
Em 2013, o Aeroporto de Galeão foi leiloado por um grupo brasileiro e asiático por R$ 19 bilhões.
Aeroporto Internacional de Confins, Minas Gerais
O Aeroporto Internacional de Confins foi inaugurado em 1984, o que contribuiu para amenizar a saturação do Aeroporto da Pampulha.
Na época a capacidade era de apenas 5 milhões de passageiros por ano e na inauguração ele ainda estava inacabado.
Ele está situado em Confins, a 40 quilômetros de Belo Horizonte, possui dois terminais e realiza voos para todas as regiões do Brasil e também para o exterior. É também um dos maiores aeroportos do Brasil.
Em 2013, houve a privatização pelo governo federal de Confins, bem como do Galeão, no Rio de Janeiro.
Maiores aeroportos do Brasil: dados da Anac
Para finalizar, vale apontar alguns dados da Anac sobre o setor aéreo.
Quanto às informações de voos e de passageiros transportados, em 2019 os terminais que tiveram mais decolagens em âmbito doméstico foram:
-> Guarulhos (12,6%)
-> Congonhas (10,7%)
-> Brasília (7,3%)
-> Campinas (6,2%)
-> Confins (6%)
Já os que tiveram mais passageiros transportados foram:
-> Guarulhos (14,5%)
-> Congonhas (11,7%)
-> Brasília (8,4%)
-> Confins (5,4%)
-> Galeão (4,9%)
2019 teve o maior número de passageiros transportados em toda a história da aviação civil brasileira, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil.
Esse número corresponde a 119,4 milhões de pessoas, tanto em voos nacionais quanto internacionais.
Em 2020, devido à pandemia, houve grande queda, com uma percentagem 95% menor, por exemplo, em abril, se comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Já em julho houve uma pequena retomada entre os maiores aeroportos do Brasil, mas o número de passageiros ainda era 81% menor que em 2019.
Porém, a demanda por voos nacionais teve queda 27,5% em janeiro deste ano em relação a janeiro de 2020. Trata-se do melhor resultado desde março de 2020.
Saiba mais sobre como será o mundo das viagens pós-pandemia .
Você já conhece todos esses 7 aeroportos? Deixe seu comentário!
Se você passou por problemas com companhias aéreas nos últimos 5 anos, entre em contato com a Liberfly para conseguir uma indenização e conhecer seu direito de passageiro!